Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Desculpas para não servir a Deus



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2015-01-20

Desculpas para não servir a Deus

Êxodo 4:10 a 16


Evangelista Giuvan


Muitas são as desculpas dadas para não se servir a Deus. Mas isso não é algo novo, aconteceu também na vida de grandes homens de Deus como Jeremias e Moisés. Nos capítulos 3 e 4 vemos várias desculpas de Moisés para não obedecer ao chamado de Deus. Será que essas desculpas não lembram as que muitas vezes damos também? Vejamos:

 

1. Quem sou eu? - 3:11 a 12

É fácil entendermos esse sentimento de Moisés em relação a obra de Deus, porque realmente não somos dignos de anunciar as obras do Senhor. Mas Deus nos mostra que quando Ele nos envia, Ele vai conosco; não devemos duvidar, mas, sim, confiar: “E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” Êxodo 3:12

 

2.  O que eu vou dizer? - 3:13 a 15

Uma outra desculpa bem comum é a de que não conhecemos bem ao Senhor e à Sua Palavra e por isso não temos como ir. Deus, mais uma vez, vai de encontro às perguntas de Moisés: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” Êxodo 3:14-15. Quem nos manda para fazer a obra de Deus é o próprio Deus.

 

3. Não acreditarão em mim - 4: 1 a 9

Moisés questiona a Deus com a desculpa de que não acreditarão em sua mensagem. “Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz...” Êxodo 4:1. Nossa obrigação é pregar a Palavra de Deus, o crer ou não crer é algo que depende da vontade de Deus na vida das pessoas, não de nós. Deus responde grandemente a Moisés com três sinais que de uma forma maravilhosa ele iria testificar do Senhor. Mas você poderia dizer: Eu não tenho esses poderes que Moisés tinha? Eu queria lhe dizer que nós temos muito mais. Temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo de Deus.

 

4. Eu não sei falar - 4:11

Como é comum essa desculpa! Como é comum as pessoas dizerem isso: Eu não sei falar bem, eu não tenho estudo, eu não fiz seminário. Mas a resposta de Deus é direta diante dessa desculpa: “E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” Êxodo 4:11-12 (Vejamos Lucas: 12:11 e 12)

 

5. Manda outro - 4:13

As desculpas acabaram, mas mesmo assim Moisés tenta fugir do chamado do Senhor em sua vida.  Quando Deus nos chama, Ele nos capacita, sustenta, dirige, guarda e ensina. A sua resposta diante de nosso receio é: “e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.” Êxodo 4:15.

 

Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, de modo que devemos confiar nEle e obedecer às Suas ordens. Quando compartilhamos nossas fraquezas com Deus, não estamos lhe contando nada que Ele já não saiba (Jz 6:15; 1 Sm 9:21; Jr 1:6). A vontade de Deus jamais nos conduzirá a um lugar em que não seja possível o poder de Deus nos capacitar. Portanto caminhe pela fé, confiando nas promessas do Senhor.

 





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo irmão Ailton e família que foram ajudar na Cong. Parque Genibaú domingo passado. Pela divulgação que já está sendo feita do Congresso de Bioética. Pelos preparativos da XXVIII conferência Missionária.

 

2 – PLANOS DA IGREJA: Reuniões do Conselho (diáconos e departamentos) nos próximos dias; XXVIII Conferência Missionária (06 a 08/02); I Congresso Nordestino de Bioética (12 a 17/02); Escola de Música; Chá de Fraldas da Lídia (Átila & Mariana): 30/01 (sexta-feira); Novos temas para EBD: Como estudar a Bíblia. Pelo IUPI/CEU no dia 31 (e também o Encontro Pastoral com os namorados e noivos). Pelo ajuste financeiro da Igreja e de Missões, nesse início de ano.

 

3 - INTERCEDER: Pelos irmãos de nossa igreja que farão o Curso de Arqueologia, em Israel/2015. Pela distribuição e afixação dos cartazes. Pela Cong. Parque Genibaú – por uma liderança em 2015.

 

4 – FAMÍLIAS: Pelo cunhado da D. Ivone: José Horta (tumor no pulmão). Pelo Bruno (Marilena), e Igor e André (da Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela Eunice, irmã da Guida, reincidência do câncer. Pelo tratamento da Lucinha Oliveira nos olhos. Pelas irmãs Priscila e Ana Hércia. Pela irmã da Neide (Fátima): câncer no estômago,e sua amiga Karine, também com câncer.

 

5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pela gravidez da Mariana, Juliana, Daniely,  Ariane e Márcia. Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Fco); Fátima (Moacir), Marlúcia (Bebeto), Eudalice (Elias), Lourdes, Inês, Sandra (Rosilton), Eliete (Zé Maria), Cida (Manel), Graça Aragão (Pedro), Daniele, Cici (Manu), D’lurdes, Rita e Valdeci. Pela recuperação da irmã França.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330