Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Poder do testemunho



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 03/11/2015

O Poder do testemunho

Êxodo 18:1-12


Pr. José Nogueira


1 Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.

 2 E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,

 5 Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,

 8 E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.

 9 E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios. 

10 E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.

 11 Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.

Êxodo 18:1-2, 5, 8-11

 

1 – Jetro, um sacerdote idólatra, de Midiã (Números 31:2, 16), sogro de Moisés, ouviu falar dos feitos de YaHWeH, através de caravanas e de sua filha Zípora – Vs. 1

“Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.” – Êxodo 18:1.

 

2 – Jetro foi ouvir pessoalmente sobre a grande obra de Deus na vida do povo judeu – Vs. 2-6

2 E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,

3 Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha;

4 E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó.

5 Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,

6 Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.

Êxodo 18:2-6

 

3 – Jetro foi bem recebido por Moisés – sem preconceitos ou imposições religiosas – Vs. 7

Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda” – Êxodo 18:7

 

4 – Jetro ouviu o testemunho de Moisés sobre o Poder de Deus e Suas grandes obras – Vs. 8-9

“8 E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.  9 E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios”. 

Êxodo 18:8-9

 

5 – Jetro crê e faz uma estranha confissão de fé: Diz que YaHWeH, Deus de Israel, é incomparável! (não há outro semelhante ou não há outro Deus?) – Vs. 10-11

“10 E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.  11 Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.”

Êxodo 18:10-11

 

6 – Jetro foi convertido (prosélito) e agora se torna sacerdote de Deus – Vs. 12 (aqui vemos uma comunhão de irmãos, adorando ao mesmo Deus!)

“Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus.”

Êxodo 18:12

 

7 – Jetro – Da Intuição à Verdadeira Fé: O Poder do Testemunho!

 

 

O Sogro de Moisés

 

=> Jetro era midianita – povo formado da descendência de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1-6),  ou seja, um descendente de Abraão, que sabia da existência do Deus de Abraão (YaHWeH), mas que tinha se tornado, como o seu povo, politeísta e idólatra.

Agora, reconheceu a unicidade do Deus de Israel, testemunhou de sua fé e foi aceito pelo povo de Deus!





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelos trabalhos realizados como preparação do Dia dos Vivos; Pela Programação pela manhã: café, Ceia e Evangelismo PPP. Pela programação à noite: Louvor, Filme, Peça, Mensagem e Decisões das crianças: Miquéias, David, Elias e Ana Júlia. Agradeçamos a Deusa por ter começado a salvar os maridos das irmãs: Jean. Ações de graças pelo Encontro dos Amigos de Sião. Agradeçamos a Deus pelas gravações das programações da igreja, por nosso site, e nossa fan page (Ligy).

 

2 – PEDIDOS DA IGREJA: Continuemos orando pelo Pr. Geraldo Cruz:  com Esclerose Lateral Degenerativa, mas está firme e servindo a Deus. Oremos pela Ileta (esposa) e suas duas filhas. Pelo Encontro de Professores, no sábado. Pelas programações de nossa igreja, para Novembro: Dia 10 (terça): Koinonia Especial - Chá de Panela – Mara e Cláudio

Dia 20 (sexta): 19 h – Encerramento do Semestre Letivo do CBD/CTBPL; Dia 21 (sábado): 17 h – Chá de Baby Duplo: Liamara & Samuel; Dia 26 (quinta): 19 h – Dia de AÇÕES DE GRAÇA – Jantar Ágape; Dia 27 a 29 – Retiro de Casais Cristo é Vida.

 

3 – FAMÍLIAS: Oremos pela gravidez da Liamara e da Diana Karla. Pelo Igor e André da Lena, e pelo  Bruno do Ripardo. Pelo casamento de Mara & Claudio, Janeide & Nilson, Priscila & Eliandro, Kiara & Ítalo. Continuemos orando pela Simone: crise de pressão alta; Rita Ângelo, com depressão. Oremos pelo Pr. Denilson e Dalva – ele será o preletor de nosso Retiro de Casais, oremos pelos casais – que possam ir, pelas lideranças do IUPI e CEU que estão planejando as programações.

 

4 – GERAIS: Pela Marlúcia (máquina de costura) & Bebeto (joelho e surdez); pelo Brasil – pelo momento crítico, principalmente pelo dia 15 de novembro em que haverá um grande protesto nacional. Pela salvação da dona Leontina, mãe do Romildo. Pelo parente da Dona Ivone: José Horta. Oremos pela Dona Catarina e por sua irmã que tem câncer nos intestinos e muitas complicações.

 

5 – INTERCEDER: Pela conversão dos maridos e esposas que não são crentes: Esposo da D’Loudes  (Josué),  da Marluce (Bebeto),  da Roberta (Antônio), pela esposa do irmão Eurides (Dênis), esposo da Fátima (Moacir), da Eudalice (Elias), da Eliete (Zé Maria), da Catarina (Fco), Oremos pelo Curso de Arqueologia Bíblica – temos cinco inscritos – oremos par que formemos a nossa turma (16).

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330