Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Jesus, nosso modelo (HYPOGRAMMOS).



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2015-11-24

Jesus, nosso modelo (HYPOGRAMMOS).

1 Pedro 2:21


Pr. José Nogueira


Tabuinha
“Tabula” onde era escrito o EXEMPLO (hypogrammos)

 

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós,
deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

1 Pedro 2:21

 

 

No Século I, o material de escrita era raro e caro.

Geralmente se usava o papiro (um papel feito de junco), bem mais barato do que o pergaminho (feito de couro). Mesmo assim eram caros para ser usados no dia-a-dia (uma folha de papiro de 25 cm deveria custar uns cinco reais, na moeda de hoje).

 

Então usava-se  nas escolas a “TABULA”, uma pequena tábua de madeira, emoldurada, que tinha uma fina camada de cera. O aluno com um estilete riscava ali, e depois apagava por raspar suavemente a cera. Simples, barato, inteligente e ecológico!

 

O didáskalos (mestre) escrevia na parte superior o HYPOGRAMMOS (modelo), e o aluno copiava embaixo aquele exemplo.

 

Pedro, movido pelo Espírito, usou a palavra Hypogrammos para descrever Jesus como nosso exemplo – 1 Pedro 2:21.

 

Sobre como era usado o hypogrammos nós aprendemos com Platão, que, numa de suas obras, detalhou o método do bom didáskalos:

Hypogrammos 1:  O mestre escrevia o MODELO, e o aluno, olhando para o exemplo acima, procurava reproduzir igualzinho (como nossos cadernos de caligrafia).

 

Hypogrammos 2 – Quando o exemplo era difícil, o professor fazia marcas na cera para que o aluno fosse seguindo, sem errar, pois o caminho já estava marcado.

 

Hypogramos 3 – Dependendo do grau de dificuldade, o professor pacientemente segurava a mão do menino e ia fazendo a reprodução do exemplo dado.

 

Que maravilha o Espírito Santo deixou para nós a fim de nos ensinar como Jesus é o nosso Hypogrammos!

 

Hypogrammos 1 – Jesus, tal qual o mestre antigo, deixou Sua vida como exemplo  para nós. Nós lemos os Evangelhos, estudamos as epístolas, meditamos na Palavra,

Tabuinha

e aprendemos sobre Jesus, e nos espelhamos no exemplo de Jesus. Aprendemos a pensar como Ele, e estudamos como Ele tratou as crianças, os amigos, os pecadores, a família. Observamos e nos edificamos por querer seguir os passos de Jesus.

 

Hypogrammos 2 – Do mesmo modo como os mestres marcavam a cera para que o discípulo não errasse ao seguir o exemplo, também Jesus marca nossos caminhos de forma que não possamos errar.

Como Ele faz isto?

Tabuinha

Há coisas em que não podemos errar, seria desastroso para nós. Por isso, o Senhor Jesus faz tão marcante a Sua vontade que é impossível que Seu escolhido erre. Por exemplo: Sua irresistível graça nos levou a salvação. Sua direção para que escolhêssemos com quem vamos nos casar (por que tantos namoros e noivados terminam? É o caminho que Jesus está traçando imperceptivelmente para nos levar ao destino certo). Muitas e muitas vezes, mesmo que não percebamos, Jesus está traçando antecipadamente nossos caminhos, deixando valas tão profundas que é impossível que nos desviemos para a direita ou para a esquerda).

 

Hypogrammos 3 – Como vimos, às vezes a tarefa era muito difícil, e o aluno sentia-se tentado a desistir de copiar o exemplo.

Tabuinha

E o professor pegava na mão do aprendiz e ele mesmo, segurando firmemente aquela mãozinha trêmula, copiava fielmente o modelo.

Pode passar pela cabeça daquele que está aprendendo, por exemplo, a tocar piano, que, ao ver um grande mestre tocando, diga: - Ah, nunca vou conseguir tocar assim, é melhor desistir.

Isto nunca acontece conosco, mesmo quando achamos o padrão de Jesus alto demais e inatingível.

Pois Jesus, nosso Modelo, vem ao nosso encontro, toma-nos pela mão, e Ele mesmo assume a direção de nossas vidas, dá o Seu poder, reveste-nos de Sua capacidade e nos faz aptos para segui-lO!

 

Que em todas as circunstâncias de nossa vida sejamos nós sensíveis à presença invisível (mas poderosa) de Jesus, que nos guia, nos ensina, traça caminhos certos para nós e tantas vezes assume completamente o controle para que façamos a Sua boa, perfeita e agradável vontade!





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo Chá de Baby da Lia e Samuel. Pela mensagem do Rafael na Mocidade. Pelo Culto de Encerramento do CBD/CTBPL. Pelo término das provas e aulas do CTL.


2 – PEDIDOS DA IGREJA: Continuemos orando pelo Pr. Geraldo Cruz: com Esclerose Lateral Degenerativa, mas está firme e servindo a Deus. Oremos pela Ileta (esposa) e suas duas filhas. Pelas programações de nossa igreja para Novembro: Dia 26 (Quinta): 19 h – Dia de AÇÕES DE GRAÇA – Jantar Ágape; Dia 27 a 29 – Retiro de Casais Cristo é Vida. Pela Cantata de Natal do Coral e Orquestra Cristo é Vida.


3 – FAMÍLIAS: Oremos pela gravidez da Liamara, Diana Karla e Natália. Pelo Igor e André da Lena, e pelo Bruno do Ripardo. Pelo casamento de Mara & Claudio, Janeide & Nilson, Priscila & Eliandro, Kiara & Ítalo. Continuemos orando pela Simone: crise de pressão alta; Rita Ângelo, com depressão. Oremos pelo Pr. Denilson e Dalva – ele será o preletor de nosso Retiro de Casais, oremos pelos casais – que possam ir, pelas lideranças do IUPI e CEU que estão planejando as programações. Pelo Sr. Romildo (exames e cirurgia de coração); Pela Rose com dores do ombro. Pela D. Auristela (glaucoma)


4 – GERAIS: Pela Marlúcia (máquina de costura) & Bebeto (joelho e surdez); Pela salvação da dona Leontina, mãe do Romildo. Pelo parente da Dona Ivone: José Horta. Oremos pela Dona Catarina e por sua irmã que tem câncer nos intestinos e muitas complicações. Fátima (Irmã da D. Neide) com Câncer no Estomago; Rita (Nora da D. Ivone); Pelo Geová com dores nas pernas; Pela Irmã da Jucicleia com câncer no útero. Pelos irmãos que estão estudando fora (Assim e Camila, Aline, Ronaldo).


5 – INTERCEDER: Pela Carmen, seu tratamento para a fratura na tíbia. Pela conversão dos maridos e esposas que não são crentes: Esposo da D'Loudes (Josué), da Marlúcia (Bebeto), da Roberta (Antônio), pela esposa do irmão Eurides (Dênis), esposo da Fátima (Moacir), da Eudalice (Elias), da Eliete (Zé Maria), da Catarina (Fco), da Graça Aragão (Pedro). Oremos pelo Curso de Arqueologia Bíblica – temos sete inscritos – oremos para que formemos a nossa turma (16).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330