Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Os Dez Mandamentos Dos Membros Da Igreja A Respeito De Seus Pastores



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 22/12/2015

Os Dez Mandamentos Dos Membros Da Igreja A Respeito De Seus Pastores

HEBREUS 13:17-21


Pr. José Nogueira


“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.

E rogo-vos com instância que assim o façais, para que eu mais depressa vos seja restituído.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.”

 

Sempre encarei o ministério pastoral como uma tarefa para deixar rastros perpétuos. Assim, nunca quis ser populista (fazer o que as pessoas queriam, e assim ser simpático e popular), mas me esforcei para ser gentil, porém principalmente bíblico.

Também sempre considerei que deveria preparar os membros para saberem lidar com outros pastores que viriam após mim, por isso, tanto quanto pude, ensinei a respeitar o ministério pastoral.

 

Talvez por causa do que sempre pensei, eu gostei muito quando um pastor americano, Joel Beeke, escreveu esses 10 Mandamentos:

 

 

1 - Não idolatre seu pastor. Não espere que ele seja capaz de fazer o que somente Deus pode fazer. Não o transforme em um salvador.

 

2 - Não critique seu pastor, a não ser que ele se afaste da verdade, e faça isso com lágrimas. E, por favor, não espere perfeição. Ele é um mero homem – um homem fraco e pecador, assim como você. O ofício dele é divino, mas sua pessoa é humana. Ele coloca diante de você tesouros em vasos terrenos. Se você não se lembrar disso, você gritará hosana hoje, mas o crucificará amanhã.

 

3 - Não evite seu pastor. Vá até ele, conte-lhe suas necessidades, abra sua alma, mas não desperdice o tempo precioso dele.

 

4 - Ore pelo seu pastor. Ore por sua alma, para que ele possa ser guardado humilde e santo. Ore por seu corpo, para que ele possa ser mantido forte por muitos anos. Ore para que ele possa ser uma chama ardente e brilhante. Ore por sua esposa, sua família, sua preparação de sermão, sua pregação, seu aconselhamento.

 

5 - Seja um bom ouvinte e praticante dos sermões que seu pastor prega. Escute e obedeça ao seu pastor. Na medida em que ele prega as Escrituras, receba-a como a própria Palavra de Deus. Lembre-se: ele é dom de Cristo para você.

 

6 - Seja interessado em seu pastor. Não permita que toda conversa com ele foque-se apenas em você.

 

7 - Seja gentil com ele. Demonstre interesse por ele, sua vida e a vida de sua família; ele também é humano!

 

8 - Lembre-se de apreciar os pontos fortes de seu pastor e minimizar as fraquezas dele, sempre lembrando a si mesmo de que seu próximo pastor pode não ter os pontos fortes do seu pastor atual. Não compare pastores com outros, mas aprenda a apreciar cada pastor que Deus envia a você. Olhe para Aquele que seu pastor prega e ama.

 

9 - Seja cooperador com seu pastor. Seja desprendido, colaborador e exalte a Cristo. Deseje humildade, sabedoria, paz, unidade – e adicione caridade.

 

10 - Tenha uma perspectiva eterna do ministério de seu pastor. Peça a Deus que seu pastor possa dar um bom relatório sobre sua alma no Dia do Juízo. Lembre-se de que você terá que prestar contas do que você fez com a palavra que o pastor te trouxe. Se agora você ainda não está salvo, veja o ministério dele como mais uma grande oportunidade que Deus está te dando de receber com mansidão Sua Palavra.

 





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Louvemos a Deus pela Eleição da Mocidade 2016; Pela confraternização do Ministério Atalaia; Pela Assembléia da Igreja (Bom andamento e Membresia); Pela presença da Marliene e Pr. Geraldo Cruz em nossa igreja; Pelo Casamento de Eliandro e Priscila.

  

2 – PEDIDOS DA IGREJA: Continuemos orando pelo Pr. Geraldo Cruz e Família: com Esclerose Lateral Degenerativa. Pelas programações de nossa igreja para Dezembro: Pela Cantata de Natal do Coral e Orquestra Cristo é Vida; Pela Conferência sobre o Céu (03/01) na Taíba; Pela Conferência Israel e as Profecias Bíblicas, com o Pr. Miguel Nicolayevsky (04/01); Pelo Celebrando a Família 2016 (Fevereiro); Pela XXIX CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2016 (Março).

  

3 – FAMÍLIAS: Oremos pela gravidez da Liamara, Diana Karla, Natália, Florinda e Kelly. Pela Josy (Gravidez e suspeita de rubéola); Pelo Igor e André da Lena, e pelo  Bruno do Ripardo. Pelo casamento de Kiara & Ítalo. Continuemos orando pela Simone: crise de pressão alta; Rita Ângelo, com depressão. Pelo Sr. Romildo (exames e cirurgia de coração); Pela D. Auristela (glaucoma); Pelo Melo, fazendo exames médicos (intestinos);

  

4 – GERAIS: Pela Marlúcia (máquina de costura) & Bebeto (joelho e surdez); Pela salvação da dona Leontina, mãe do Romildo. Pelos parentes da Dona Ivone: José Horta e Rita. Oremos pela Dona Catarina e por sua irmã que tem câncer nos intestinos e muitas complicações. Fátima (Irmã da D. Neide) com Câncer no Estomago; Pelos irmãos que estão estudando fora (Assis e Camila, Aline, Ronaldo, Hugo, Brendo).

 

5 – INTERCEDER: Pela conversão dos maridos e esposas que não são crentes: Esposo da D'Loudes  (Josué), da Marlúcia (Bebeto),  da Roberta (Antônio), da Fátima (Moacir), da Eudalice (Elias), da Eliete (Zé Maria), da Catarina (Fco), da Graça Aragão (Pedro), Cici (Manu), Valnenir (Jonas), Sandra (Rosilton), Rita de Cássia (Bené) e pela esposa do irmão Eurides (Dênis). Oremos pela viagem do Hugo, Rômulo e Pr. Nogueira para Israel: Curso de Geografia e Arqueologia Bíblica, em janeiro.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330