Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Figueira Seca do Monte Hermon



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 02/02/2016

A Figueira Seca do Monte Hermon


Pr. José Nogueira


Fizemos o Curso de Geografia e Arqueologia Bíblica, na Temporada de Inverno, e pegamos um dos mais rigorosos invernos israelenses dos últimos tempos.

Em muitos lugares o frio era de 1 grau positivo, e às vezes até chovia aumentando a sensação térmica. Mas foi muito bom experimentar um clima diferente, e todas as manhãs ter que sair igual a uma cebola (com várias camadas de roupas).

 

Muitas Aulas
Muitas aulas e pesquisas sob a chuva e o frio israelenses, mas foi esse inverno que me proporcionou umas das mais belas lições: As figueiras florescerão!

 

Especial foi quando chegamos, no frio inverno, ao Monte Hermon, no extremo norte de Israel, fronteira com a Síria.

O Monte Hermon é estudado, em nosso curso, por estar relacionado a três acontecimentos bíblicos:

1 – O Salmo 133, que compara a comunhão com o orvalho do Hermon.

2 – Mateus 16:13-20, local onde Pedro fez a declaração de Jesus ser o Filho do Deus Vivo, e que Jesus afirmou que sobre esta PEDRA (a declaração de Pedro), Ele edificaria a Sua Igreja.

3 – Mateus 17:1-8, local da Transfiguração de Jesus.

Contudo, no inverno, o Hermon nos trouxe uma lição especial.

Ao chegar no local onde paramos e estudamos (eu já tinha ido lá várias vezes, em outras estações, e tem muitas figueiras frondosas e cheirosas), mas dessa vez elas estavam secas. Entranhei, e perguntei o motivo.

 

Monte Hermon
Monte Hermon: Palco da bênção do Salmo 133, da Declaração de Jesus ser a PEDRA de edificação da Igreja, da Transfiguração de Jesus; as figueiras secas do inverno, no Hermon, devem trazer para nós uma lição inesquecível: Deus é fiel, o frio inverno passará, a figueira florescerá, e os que confiam no SENHOR vencerão!

 

A professora respondeu que elas não estavam secas, estavam dormindo. No inverno as figueiras se recolhem, perdem folhas, e dormitam. Mas, ao findar o inverno, elas florescem! É uma das maiores certezas da natureza de Israel, as figueiras anunciam o fim do inverno por florescerem bonitas, viçosas e aromáticas!

Elas florescem com certeza!

 

As figueiras dormitam
As figueiras dormitam, se recolhem, no inverno de Israel.

 

As Figueiras Florecem
Mas, no fim do inverno, as figueiras florescerão - É uma certeza!

 

Foi aí que entendi Habacuque 3:17-19:

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione, o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas!”

O profeta Habacuque proclamou que “ainda que a figueira não floresça..”. Mas, elas florescem sempre (é uma certeza da natureza). 

Ou seja, ainda que o impossível aconteça, eu nunca deixarei de confiar no meu Deus. Mesmo que todas as perspectivas sejam adversas, eu confiarei no SENHOR, e me alegrarei nEle!

Porque em breve, no tempo dEle, o SENHOR Deus me dará a vitória, pois Ele é a minha força “e me fará andar sobre as minhas alturas!” (verso 19).

Aprendamos a Lição das Figueiras Secas do Monte Hermon: Elas florescerão!

Confiemos no SENHOR: Ele nos dará a vitória!

 

O monte Hermon sob neve
Monte Hermon, sob neve, ao fundo: O inverno passará, neves se converterão em rios e orvalhos para alimentar a terra, a figueira florescerá, porque Deus é fiel e sempre cumpre as Suas promessas.

 

Oremos pelo Celebrando a Família 2016: Sábado (dia 06/fevereiro) – às 19 horas: Programação e Estudos Bíblicos para casais, jovens e crianças – durante todo o período de Carnaval – Com o Pr. Sérgio e Magali Leoto (da Equipe Lar Cristão). Entrada franca – Programação e horários no site: www.cristoevida.com

 


Ainda que não
Ainda que a figueira não floresça, mesmo assim, eu continuarei confiando no SENHOR. Conquanto o impossível aconteça, eu sei que o meu SENHOR é fiel e me fará andar altaneiramente!

 





Pedidos de oração:

 

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Pelo duplo nascimento dos bebês da Liamara e Samuel. Pelo Curso, retorno e viagem de Israel dos nossos irmãos. Pela cura do Márcio, sobrinho do Pr. Nogueira, recebeu os resultados do transplante de medula! Pelo Dr. Thomas Ice ter aceitado e confirmado a vinda dele para o aniversário de nossa igreja, em julho.

2 - ASSUNTOS NOVOS: Pelo irmão Cláudio (pai do Claudinho): Precisando de voluntários para passar a noite com ele no hospital. Pelo pai do Elpídio, está em Penápolis - SP, levou uma queda, quebrou costelas e perfurou o pulmão. Pelo Geová  (aguardando a perícia do INSS); Pela Neide (recuperação da cirurgia); Pela Marlúcia (Vai fazer uma cirurgia ginecológica) e pelo seu cunhado que está internado no Frotão: queimaduras de um choque elétrico.

3 - PEDIDOS DA IGREJA: Oremos pelo CELEBRANDO A FAMÍLIA, no carnaval: Pelas Famílias e envolvimento nas programações, Pela Equipe do Lar Cristão (Sérgio e Magali Leoto), Pela peça e pela programação para as crianças. 
Pelo irmão Ismael e Rochele e pelos irmãos que estão firmes na Taíba. Pela XXIX Conferência Missionária – em março. Pelo  Pr. Geraldo Cruz  (continuidade do seu tratamento); Pelo Brasil – oremos por essa grave crise política 

4 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Diana Karla, Natália, Florinda, Kelly e Josy. Oremos pela conversão dos maridos: Josué (D'Lourdes), Antônio (Roberta), Moacyr (Fátima), Zé Maria (Eliete), Pedro (Graça), Junior (Daniele), Elias (Eudalice) e Rosilton (Sandra). Pela avó da Partrícia, Helena (AVC); Oremos pelo Ximenes: renunciou ao diaconato da Cong. Parque Genibaú. Pelo casamento de Kiara e Ítalo, e Renan e Thays; Continuar orando pela irmã Eliete: Pedra na vesícula e um dos rins atrofiado. Pelo Lucas (Autorização p/ Cirurgia no Joelho);

5 – PEDIDOS GERAIS: Pelo Igor e André, da Lena; e pelo Bruno do Ripardo. Pela salvação da Dona Leontina (mãe do Romildo); Pela Carmen, reconstituição da cartilagem; Pela irmã da Dona Catarina com câncer nos intestinos e muitas complicações. Pela Fátima, irmã da Neide: câncer no estômago. Por José Horta e Rita: parentes da irmã Ivone – problemas de saúde. Pela irmã Rita Ângelo: por sua saúde e recuperação; Pelo irmão da Dona Catarina: Pedro (teve um AVC); 

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330