Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Alicerces Firmes - Lição 3 - Seres Espirituais



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 26/04/2016

Alicerces Firmes - Lição 3 - Seres Espirituais

Gênesis 1:1a


Pastor José Bruno Magalhães


INTRODUÇÃO

Seres Espirituais

A Palavra de DEUS Não deixa dúvida alguma sobre a existência dos seres espirituais. No antigo testamento fala-se sobre os anjos mais de 100 vezes, no Novo Testamento é mencionado mais de 165 vezes.

É interessante notar que a verdade sobre a existência de anjos na Bíblia não está confinada a um período ocasional de tempo ou a alguma porção isolada das escrituras, eles não pertencem a uma era remota do passado, sua existência e ação estão em 34 livros da Bíblia: Gêneses, Jó, DANIEL e vai até o último livro apocalipse.

E é bom frisar que o próprio Senhor JESUS em seus ensinamentos fez várias referências aos anjos como seres reais nos dando plena convicção de sua existência.

Você já parou para pensar, de onde os anjos e demônios vieram, qual a sua função, existe muitos anjos?

Nesta lição iremos estudar brevemente sobre a criação de todos os seres espirituais e tentaremos responder alguns de nossos questionamentos.

Simplesmente apresentaremos um sumario das verdades básica a respeito da criação dos seres espirituais.

 

A. QUANDO DEUS Criou os seres espirituais?

Sl 148:2-5

2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.

Ne 9:6

Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

Gn 1:1a

No princípio criou Deus

 

B. OS SERES Espirituais SÃO INCONTAVEIS?

 Ap 5:11

E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,

 Mt 26:53

Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

 

C. OS SERES Espirituais FORAM Criados PERFEITOS?

Gn 1:31

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Ez 28:15a

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado,

 

D. PARA QUE FORAM CRIADO OS ANJOS.

 Sl 103:20

Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.

Hb 1:14

Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

 Amar e Servir aos propósitos de DEUS

 

E. Nomes relacionados aos seres espirituais.

Jó 1:6

Filhos de Deus

Dn 4:13

Vigia, santo

Hb 1:14

Espíritos

Jd 9

Arcanjos

 

F. AÇÃO DE ANJOS NA BÍBLIA.

Gn 19:13 Anjos anunciando o juízo de DEUS

Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado

diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.

Sl 148:1-2 Louvam a DEUS

 Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.

2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.

Ap 22:9   Repudiando adoração

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Mt 25:31 Estão envolvidos No fabuloso evento da  segunda vinda de CRISTO

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

Lc 1:26 Predisse o nascimento de CRISTO

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

Mt 4:11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Dn 12:1ª O arcanjo Miguel guardando Israel de maneira especial

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo,

Hb 1:14 Servindo aos salvos

Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

 

G. Lúcifer o anjo caído.

Ez 28:12b-18

Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
 14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
 18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

Is14:13-14

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

 

I. OUTROS ANJOS SE REBELARAM.

Ef 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

2Pe 2:4

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

Mt 25:41

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

 

J. DEUS SABIA DA REBELIÃO DE LÚCIFER?

Hb 4:13

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Jd 1:6

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

Is 14:13

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

 

L. QUAL A PUNIÇÃO DE LÚCIFER E SEUS ANJOS.

Ap 20:10

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Mt 25:41

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

DEUS não tolera a desobediência, sempre pune, e a punição dessa rebelião é o lago de fogo.

Lúcifer e seus seguidores odeiam a DEUS e tudo o que DEUS ama e por isso lutam com todas forças contra DEUS, mas nós sabemos que é inútil, pois já está derrotado e o nosso DEUS  irá mandar  Lúcifer e seus seguidores  para o lago de fogo para serem  eternamente punidos.

 LIÇÃO 3





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Agradecer pelos estudos e treinamentos do Pr. Abimael; Pelo Encontro de Professores; Pela Sara, Filha da Linda, recebeu alta; Pela Cida Lemos, cirurgia.

2 – ASSUNTOS DA IGREJA:  Pela Celebração da Ceia, no próximo domingo, pela manhã.; Pelo vinda do Dr. Thomas Ice em Julho; Pela EBJ 2016 (ESPÍRITO SANTO: Deus para sempre em nós); Pelos Retiros de 2016: EBEC, Jovens, Dorcas e Casais; Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral) e por sua família; Pelo Aquino e os custos (4 mil) da mudança para SP; Pela vinda ao Brasil do Roberto Kedoshim e família e sua saúde; Pelo Pr. Abimael, situação financeira e família;

3 – INTERCESSÕES: Pelo Pai do Felipe com câncer; Pelo cunhado da Marlúcia que  recebeu alta das queimaduras. Pela viagem da Raquel para a França; Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre. Pelo Ismael e Rochele que estão vindo toda semana estudar no CBD. Pelo resultado da biópsia da Marlúcia (receber em abril); Pela Recuperação e conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo); Pelo Barbosinha, Irmão do Sr. Romildo, Cirurgia de urgência; pelo Culto de Ações de Graça da Mayara, no próximo sábado.

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pela irmã da Dona Catarina com câncer nos intestinos e muitas complicações; Pela Andreia (Filha da D. Cesarina): Pedra na vesícula; Pela Fátima, irmã da Neide: câncer; Pelo irmão da Dona Catarina: Pedro (teve um AVC); Pelo Geová (aguardando a perícia do INSS); Pela Karine Alves (prima da Simone) com câncer no útero; Pelo Elias, pai do Josiel, tratamento e curativos; Pelo Lucas (cirurgia no joelho); Pelo Sr. Osvaldo (Pai do Rodolfo), Tratamento contra Bactéria e Conversão; Pela Margarida - Sua hérnia de disco; Pela Viagem do Martins.

5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Diana Karla, Florinda, Kelly, Mairla; Pela Joise e bêbe na incubadora; Oremos pela conversão dos maridos: Manu (Cici); Lúcio (Lourdes); Pedro (Graça Aragão); Zé Maria (Eliete); Jonas (Valdenir) e pela Dênis (esposa do irmão Eurides); Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares); Pela Carmen (tratamento na perna); Pelo José Horta (parente da D. Ivone); Pela Sra. Silmaria, irmã da Igreja de Pedra Branca (Tiro na Cabeça); Pela Ismênia - Oremos por seu tratamento de Depressão.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330