Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Lição 6 - CRIANDO ADÃO NO ÉDEN



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 24/05/2016

Lição 6 - CRIANDO ADÃO NO ÉDEN

Gênesis 2:1-3


Pastor Bruno Magalhães


A. DEUS TERMINOU TUDO QUE HAVIA PLANEJADO.

 

Gen 2:1-3

1 Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. 2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

 

Nós chegamos ao final da história da criação.

DEUS falou e os céus e a terra passaram a existir, ELE criou a luz, ELE criou as aguas acima da terra, separou as aguas das aguas, criou todas as plantas arvores flores, criou o sol a lua e as estrelas, encheu o mar de criaturas e o ar de pássaros, criou todos os animais terrestres.

A terra estava finalmente pronta e o homem estava formado.

E o que vem depois disso e é o que vamos ver hoje DEUS cria um local especial e coloca o homem para tomar de conta dando a sua criação ordens especificas a serem cumpridas, vamos ver também sobre a criação de Eva e no final colocaremos o nosso estudo de hoje no quadro cronológico.

 

B. DEUS CRIANDO E COLOCANDO ADÃO NO ÉDEN.

 

Gn 2:8-10

 8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pós ali o homem que tinha formado. 9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

 

Gn 2:15

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

 

Depois que DEUS aprontou tudo o que vemos e DEUS criando um jardim e colocando o homem para tomar conta, DEUS não pergunta se adão quer ir tomar conta do  jardim ELE coloca Adão no jardim

 

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do Éden “ 

 

 

O primeiro fato que podemos ver, é a relação de criador e criatura, SENHOR E SERVO.

DEUS NÃO DIZ: Adão criei um jardim você quer ir para lá tomar conta, ELE simplesmente coloca Adão e lhe dá instruções, uma função para homem (lavrar e guardar)

O obvio que o homem não era um ser qualquer, um desocupado ele tinha uma função determinada dentro do plano de DEUS, e DEUS tinha todo o direito de fazer isso, ele criou ele é o dono.

 

DEUS É autoridade suprema.

E irmãos quando nos enxergamos esse fato de DEUS ser autoridade suprema,  isso  é libertador, nos libertados de crenças mundanas onde enxergam DEUS como um papai Noel ou um ser existe  para nos servir, e não é assim, DEUS é criador e supremo e independente de suas criaturas ele não precisa de nós para nada e quando temos a noção de que somos criatura  e percebemos o poder do criador isso é maravilhoso para nossas vidas pois passamos a enxergar DEUS da maneira correta e  ai sim vemos a extensão do privilegio que temos.

Mas infelizmente é o oposto que acontece com a humanidade, o homem por causa de seu pecado ele retira a soberania de DEUS da sua vida e não consegue enxergar quem ele realmente é, um nada, pó.

Mas vamos continuar; DEUS criou o jardim do Éden colocou nele o homem e deu ordens especificas a ele

 

C. AS ORDENS DE DEUS

 

Gn 2:16-17  

16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 

uma ordem clara é dita para Adão, não era algo facultativo a qual ele pudesse escolher gêneses 2:16  diz 16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem

DEUS deixa claro, não havia duvida ou comunicação imperfeita, Pois nos sabemos que naquele momento havia uma comunicação perfeita entre DEUS e o homem, a Bíblia nos diz

 

 Gen 3:8-13  8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? 10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

 

 

Havia claramente  comunicação entre DEUS e o homem,  com certeza a desobediência futura do homem não seria pela falta de comunicação e  amados  é muito bom saber que DEUS não  mudou, naquela época DEUS se comunicava diretamente com o homem a sua vontade, hoje ele também deixa claro a sua vontade para nossas vidas através da sua palavra, tudo que DEUS quer para nossas vidas está exposto na palavra de DEUS,  que é um manual de instrução claro, direto ,objetivo.

Mas voltando para Adão, DEUS deu  a ordem clara , e também junto com a ordem anunciou a  punição se houvesse desobediência.  DEUS diz  ”certamente morrerás”

A alguns fatos ai bem interessante a serem vistos.

 

D. CERTAMENTE MORRERÁS!

 

Separação de DEUS

Relacionamento quebrado

Degeneração do corpo físico

 

O que DEUS quis dizer com essa afirmação:

O que ELE estava dizendo era que se adão desobedecesse as suas ordens o relacionamento entre eles seria quebrado por causa da desobediência, por causa da desobediência, Adão  estaria condenado ‘e condenando a si mesmo e a toda sua descendência a consequência catastróficas pois a parti daquele momento seria a morte física com a deterioração do corpo e a morte espiritual quebrando assim seu relacionamento com DEUS.

É exatamente o que vamos ver na próxima aula, Adão e sua futura companheira tiveram de imediato a separação espiritual com DEUS e entraram em um processo de decadência corporal cujo resultado final fora a morte física. 

Amados, pecado havia entrado no mundo e sua consequência é a morte.

 

Rom 5:12

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

O pecado de Adão  e Eva trouxe outras consequências que falaremos também na próxima aula.

 

E. CRIAÇÃO DA MULHER (EVA).

 

Gen 2:18-22

18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pós os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

 

DEUS providenciou para Adão uma esposa para ser sua companheira por que viu que Adão não deveria viver só.

DEUS é o criador e sabia o que era melhor para ele

E mais uma vez é interessante notar que DEUS não pergunta se ele quer uma mulher

DEUS toma a decisão e faz, por que ELE é SENHOR, ELE é soberano.

DEUS sabia que o homem não se sentia completo nem feliz sozinho e faz para ele algo muito especial, a mulher.

E Adão responde a DEUS

 

F. A RESPOSTA DE ADÃO.

 

Gen 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

 

Imagino como Adão deva ter ficado feliz, empolgado.

Partindo do pressuposto que tudo que DEUS faz é perfeito imagine; Adão tinha a mulher mais linda e perfeita do mundo........

E aqui amados que DEUS institui o casamento e mostra seus critérios vs diz 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

DEUS fez o homem para a mulher para que eles se casassem e vivessem juntos e tivessem filhos formando suas famílias, DEUS já tinha dito isso a Adão Gn 1:28

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,

O casamento era mais um plano perfeito de DEUS para suprir as necessidades do homem.

 

Licao 06





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo Encontro de Casais; Pela Mocidade (Filme: Uma Questão de Fé); Pelo Pr. Bruno e Pr. André e mensagens no Domingo; Pelo Geová, que recebeu a liberação do INSS;

 

2 – ASSUNTOS DA IGREJA:Pelo RETIRO DA EBEC - A Matemática de Deus (na China) - Dias 07 a 10 de julho; Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral); Pelo Passeio das Mães (dia 26, Quinta);  OS KEDOSHIM chegarão no dia 23/06. Oremos pela viagem dos irmãos e pela estadia deles no Brasil, seus testemunhos, relatórios, visita aos familiares, etc; Pela SUBSTAÇÃO – Estamos avançando (o projeto já foi aprovado) e começaram os trabalhos. Oremos para que tudo fique pronto para o aniversário da Igreja (16-18/07). Pelo ANIVERSÁRIO DA IGREJA: Israel, Uma Nação Profética, com o Dr. Thomas Ice (EUA) – 16 e 17 de julho. AMIGOS DE SIÃO – Dia 18/07: Por que é Essencial Crer no Milênio Literal, com o Dr. Thomas Ice.

 

3 – INTERCESSÕES: Pelo Pai do Felipe com câncer; Pelo Israel, cunhado da Marlúcia (Biópsia); Pela viagem da Raquel para a França; Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre. Pela conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo); Pela CIRURGIA DA IRMÃ MAZÉ: Oremos pela cirurgia da irmã Mazé, e pelo tempo que a Camilinha vai passar com ela para ajudá-la – oremos pelo Assis em seus estudos nos EUA; Pela Margarida: Ela continua com os sintomas do Zika Vírus. Está um pouco melhor,  mas ainda sente dores e fraqueza; Pela Elsa Mita: CIRURGIA DE HÉRNIA DE DISCO, quinta-feira, em São Paulo.

 

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pela irmã da Dona Catarina (Cirurgia de reversão da colostomia) e pelo irmão, Pedro (teve um AVC); Pela Fátima, irmã da Neide: câncer; Pela Karine Alves (prima da Simone) com câncer no útero; Pelo Lucas (cirurgia no joelho); Pelo Hugo (Estudos e Saúde);  Pela Lena (Bessa): cisto no baço

 

5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Florinda, Kelly, Mairla; Oremos pela conversão dos maridos: Manu (Cici); Lúcio (Lourdes); Pedro (Graça Aragão); Zé Maria (Eliete); Jonas (Valdenir) e pela Dênis (esposa do irmão Eurides);  Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares): Conversão; Pela Carmen (tratamento na Joelho); Pelo José Horta (parente da D. Ivone); Pela Ismênia (Depressão); Pelo Ricardo (Emprego);

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330