Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Torre de Babel



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 26/07/2016

Torre de Babel

Gênesis 11


Pr. Bruno Magalhães


 

INTRUDUÇÃO


Precisamos ter em mente que; muitos anos se passaram após o livramento de Noé e sua família e novamente a terra estava cheia de habitantes
E o que vamos ver é que a maioria dos descendentes de Noé se esqueceram do terrível julgamento de DEUS sobre a terra.
E mais uma vez eles decidem ignorar a DEUS deliberadamente,
Recusando- se a considerar a vontade de DEUS como fez corretamente Abel, Sete, e Noé.
O povo se encontrava totalmente afastado da vontade de DEUS.
Vamos abrir nossas Bíblias em Gn 11:1-4 vamos ver esse relato.

 

Gn 11:1-4
 1 E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. 2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. 3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. 4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

 

Fica claro que Seus intuitos eram de se exaltar, de afronta a DEUS, eles queriam ser grandes e famosos. Eles conheciam a DEUS, eles já tinham ouvido sobre o diluvio, eles sabiam quem era o criador, mas resolveram agir por conta própria, Historiadores revelam que eles chegaram ao ponto de fazerem imagens de pessoas, serpentes e outros animais e adoraram, ou seja, retirando de DEUS o privilegio único de adoração dando gloria e exaltação a criatura em vez do criador.
O que eles estavam pensando, o que aquele povo que construía tores pensava? 
Se simplesmente analisarmos o texto veremos que o intuito era a exaltação própria, era desobediência dos mandamentos de DEUS, das ordens que DEUS já tinha dado.
Vamos ver Gn 11:4
Podemos aqui tirar nossa primeira lição;
Nós sabemos que prestar adoração a outro ser ou criatura é pecado?
Nós sabemos que adoração vai além de se prostrar a outra criatura ou a criaturas angelicais?
Precisamos entender que o fato de adorar está ligado sim a ação de prostrar-se diante dos ídolos, mas, também está diretamente ligado aos corações e entendimento das pessoas que a praticam.
O que é que eu estou dizendo com isso; eu estou dizendo que o amor ao dinheiro, o materialismo, o culto ao corpo e muitas outras coisas estão também ligados a adoração e isso é pecado diante de DEUS.
DEUS e somente DEUS é digno de nossa adoração e louvor, precisamos olhar para nossas vidas e ver o que tem tomado o lugar de DEUS.

 

Gn 11: 4
. 4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Gn11: 4
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Gn1:28
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,

 

Os homens se colocando contra as ordens de DEUS.
DEUS queria que eles se multiplicassem e enchessem a terra, dominando-a.
DEUS não queria que eles vivessem juntos em um só lugar fazendo apenas o que lhes agradasse.
Amados, DEUS criou o homem para que fizéssemos a sua vontade. ELE é o criador, ELE é dono, nós somos apenas as criaturas.
E o que aconteceu aqui é que essas pessoas desobedeceram deliberadamente aos mandamentos dados por DEUS aos seus antepassados.
Com arrogância, com Desobediência, com afronta, eles queriam se ajuntar em um só lugar.
Mas amados a pergunta é: será que DEUS se interessava por essas pessoas rebeldes, desobedientes, arrogantes, idolatras?
Será que DEUS se importava com o que eles faziam?
A Bíblia nos dá a resposta. Vamos ver isso em Gênesis 11:5


Gn 11:5
Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
Pv 15:3
 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.


DEUS se interessava por eles, apesar de o terem esquecido, de serem idolatras, e arrogantes, DEUS se interessava por eles.
Na verdade DEUS se interessa por todas as pessoas, ELE sabe tudo sobre todos.
ELE é o criador, ELE é o dono de todos possuidor até mesmo dos que estão afastados dele por causa do pecado.
E amados, DEUS agi conforme a sua vontade, conforme o seu querer, precisamos entender que não se pode lutar contra DEUS.
É exatamente o que temos visto desde o começo do ano, NÃO SE LUTA CONTRA DEUS.
Satanás e muitos anjos tentaram e fracassaram, Adão e Eva tentou com sua desobediência e fracassou, Caim tentou e fracassou,
As pessoas antes do diluvio tentaram e fracassaram as pessoas após o diluvio também tentaram e fracassaram.
O que nós vamos ver em toda a história da humanidade da parte do homem é:  o homem tentando lutar contra DEUS e perdendo!
E graças a sua infinita bondade e misericórdia O que vamos ver da parte de DEUS é: DEUS sempre buscando resgatar o homem
Vai ser sempre assim, o homem se rebelando por causa de sua natureza pecaminosa é DEUS procurando o homem para restaura-lo.
Mesmo como crentes nós pegamos muitas vezes lutando com DEUS, mas precisamos aprender que não se pode lutar contra DEUS,
ELE é supremo e está no controle de todas as coisas e a sua vontade sempre irá prevalecer.
Mas voltando para nossa lição, como DEUS agiu naquela citação.
Vamos ver isso em Gn 11:6-9

 

Gn 11:6-9 
6 E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. 8 Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
O que nos encontramos aqui é Mais uma vez a trindade conversando entre si e decidindo o que eles estavam prestes a fazer. ELES decidiram que as pessoas falariam em línguas  diferentes, os homens não entenderiam mais uns aos outros. Por causa disso eles se separaram e foram para outras regiões e com o passar do tempo foram também para outras partes do mundo.
Fazendo assim que o plano original de DEUS fosse cumprido.


CONCLUSÃO:


A Bíblia é fantástica, nos dá um maravilhoso material histórico para que tenhamos conhecimento e posamos aprender os fatos da história antiga, porém mais do que isso, a Bíblia nos mostra como DEUS é. E como lida com o homem.
Precisamos entender a vontade de DEUS para nossas vidas através da sua palavra, precisamos crer em suas promessas e obedecer a sua vontade, ou seja, viver de acordo com o que temos crido aprendendo para não nos pegarmos lutando contra DEUS.

 





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelas celebrações de 32 anos: Dr. Thomas Ice e Pr. João de Deus; Pelo Amigos de Sião; Pelas reformas e aquisições da igreja; Pelo livramento do Martins em Juazeiro; Pela Bolsa de 100% na Fanor (Gastronomia) da Renata; Pela Raquel ter chegado bem na França

 

2 – ASSUNTOS DA IGREJA: Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral); Pelos KEDOSHIM: Oremos pela estadia deles no Brasil, seus testemunhos, relatórios, visita aos familiares, etc;               Pela SUBESTAÇÃO – Estamos avançando, orar pela liberação e ligação da COELCE. Pela EBJ 2017 (Amanhã - 19:00); Pelo Quem Ama Espera (próximo domingo); Pela Reunião de Pastores e Líderes com o Roberto Kedoshim, no próximo sábado; Pelo Retiro de Jovens (Agosto)

3 – INTERCESSÕES: Pelo Pai do Felipe com câncer; Pela conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo);  Pela Joana, tratamento contra bactéria e pela sua salvação; Pela Andressa (Amiga do Alex), em coma; Pela Fátima (com câncer) e Anne (Gravidez de risco) são irmãs da Neide;  Pelo Edmílson (Padrasto do Alex): Câncer no Olho; Pela D. Cleide (Irmã da Graça Tabosa): Sangue no estômago; Pelo Incêndio na Califórnia (Também está afetando o Ronaldo); Pela Kelly, em crise alérgica e febre;

 

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pelo irmão da Dona Catarina, Pedro (teve um AVC);  Pela Karine Alves (prima da Simone) com câncer no útero; Pelo Lucas (cirurgia no joelho); Pelo Bebeto (tratamento de surdez); Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre; Pela mudança do Karlos & Paulinha; Pela 2ª cirurgia da D. Auristela no olho (Agosto).


5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Mairla, Camila Benicio, Emanuelle; Oremos pela conversão dos maridos: Josué (D'Lourdes), Antônio (Roberta), Moacyr (Fátima), Junior (Daniele), Elias (Eudalice) e Rosilton (Sandra); Bebeto (Marlucia) e Francisco (pai da Isis e Petros) Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares): Conversão; Pela Carmen (tratamento no Joelho); Pelo José Horta, D. Benvinda (parente da D. Ivone); Pela Ismênia (Depressão); Pelo Ricardo (Emprego); Pelo Jorge Teixeira e o processo contra uma colisão no trenzinho.

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330