Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

JOSÉ, FILHO DE JACÓ



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 24/09/2016

JOSÉ, FILHO DE JACÓ

Gênesis 37


Pr. Bruno Magalhães


 

 

INTRODUÇÃO

 

Em nossa lição de hoje focalizaremos na vida de José, um dos filhos de Jacó.

O qual a Bíblia nos mostra que seus irmãos o odiavam, inicialmente devido ao amor e a predileção de seu pai.

José, esse menino que era amado pelo pai e rejeitado pelos irmãos, foi um grande homem que DEUS usou de forma grandiosa e bem cedo, ainda jovem, DEUS se comunicou através de sonhos com ele. Por causa da predileção de seu pai e dos sonhos que na ótica dos irmãos era sonhos arrogantes, pretenciosos eram historias fantasiosas, que fez aumentar mais ainda o ódio de deles.

Por causa de todo esse contexto a vida de José foi aparentemente destruída, alterada, prejudicada por seus irmãos -   ver isso Gn37:5-11

 

Gn 37:5-11

5 Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. 6 E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: 7 Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. 8 Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. 9 E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. 10 E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 11 Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

 

José não sabia, não podia prever o futuro, mas DEUS estava revelando, deixando claro que ele iria se torna o líder de seus familiares e de forma a meu ver inocente ele fica revelando aos irmãos que somente acumulavam inveja e ódio por ele, como consequência queriam matar a José.

Gn 37:12-14 

12E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém. 13 Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui. 14 E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.

 

Gn 37:18-20 

18 E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. 19 E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! 20 Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

Gn 37:24

E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.

Gn 37:28

Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.

Gn 39:1

E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.

José aquele a quem DEUS tinha mostrado através de sonhos que seria o líder da Família, agora era escravo no Egito, separado de sua família e de sua terra, sua vida havia sido devastada, o pecado  havia tornado os seus irmãos, os seus mais próximos parentes seus inimigos, ele havia sido vendido, estava só em uma terra distante bem longe da segurança de seu lar

Qual quer pessoa normal poderia pensar que tudo estava perdido, mas amados não há promessa que DEUS faça, que não seja cumprida.

O que nos vamos ver e que José se manteve firme em sua fé, em seus princípios, com toda aparente desgraça José permaneceu inabalável por que sua fé estava profundamente arraigada em seu DEUS, no DEUS invisível e imutável.

José foi vendido e o que vamos ver em seguida e que depois que ele chega ao seu destino como escravo, durante um curto período de tempo foi tudo bem com ele, mas, acusações falsas são levantadas contra ele Gn 39:7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. 

José recusa recusasse deitar com a mulher de seu dono e com isso desperta a raiva da mulher que levanta acusações falsas contra ele e preso.

 

Gn 39:20

E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.

Apesar de ter sido odiado por seus irmãos e vendido por eles, de ter sido caluniado pela esposa de seu senhor e preso, José confiava em DEUS.

Ele confiava nas promessas como Jacó, Isaque e Abraão. Ele sabia que independente das circunstancias DEUS cumpriria as suas promessas.

José estava preso nas terras do faraó a qual, não conheciam nem adoravam o DEUS vivo e verdadeiro, sua devoção era voltada para o sol, a lua, as estrelas, animais, répteis e até o rio Nilo. Mas amados mesmo sem conhecerem a DEUS, O SENHOR tinha um plano para aquele local, DEUS usaria Faraó para cumprir os seus propósitos. DEUS é supremo e usa o que quer, quando quer, e quem quer, para fazer a sua vontade.

O que nós vamos ver é que DEUS operou através da vida de Faraó e de um Israelita em prol de todo um povo. José não sabia como DEUS iria faze, mas, sabia que ELE iria. Até mesmo aprisionado José era abençoado e se sobressaia ele conquistou a confiança do carcereiro e com o tempo tomava conta da prisão muitos coisas aconteceram ali que notamos a mão de DEUS conduzindo e preparando o terreno.

E o que aconteceu foi que, certo dia Faraó teve um sonho e por causa da sua atuação na prisão José foi chamado para interpretar vamos ver:

Gn 41:14-16

14 Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó. 15 E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. 16 E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.

 

José estava perante Faraó e aquele episódio mudaria o rumo de sua vida. E a resposta de José ao pedido de Faraó foi simples, curta e direta

Gn 41:1-7

1 E ACONTECEU que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio. 2 E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado. 3 E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio. 4 E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó. 5 Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas. 6 E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas. 7 E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.

 

Gn 41:25

25 Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.

José confiando em DEUS interpreta o sonho, DEUS deu entendimento a José para que o rei soubesse o que estava para acontecer sobre o seu pais. Vamos ler o nosso último texto de hoje

 

Gn 41:29-31

29 E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. 30 E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; 31 E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.

Por causa das verdades vindas de DEUS, José recebe posição de destaque ficando abaixo apenas de Faraó.

Amados, Na próxima semana, veremos as consequências desses terríveis anos de fome que se abateu sobre a terra, mas vamos concluir:

A incrível história desse homem de fé, o seu exemplo tem ajudado homens e mulheres a confiarem plenamente no único e verdadeiro Deus.

Obediência a Deus, firmeza moral, boas qualidades, gentileza, fidelidade, durante a sua vida diária, diante das adversidades, ele mantinha-se fiel a Deus.

José com a adversidade aprendeu a ser virtuoso, sábio. Da mesma forma precisamos agir nos dias de hoje e eu separei três fatos que me marcaram para tirarmos de lição.

 

1- NÃO EXISTE IDADE PARA SER USADO POR DEUS.

1Tm 4:12

 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

 

2- DEUS ESTÁ NO CONTROLE.

Sl 9:10

Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.

 

3- LUTE COM DEUS.

Sl 91:1-2

1 AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pela Mocidade (Jesus Restaura) e a mensagem do Pr. Bruno; Pela Aprovação no FIES do André; Pela Viagem do Pr. Nogueira ao SBC;

2 – ASSUNTOS DA IGREJA: Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral); Pela aprovação da COELCE sobre a nossa subestação; Pelo CTL: As aulas e perseverança dos alunos; Pelos três Retiros (Casais, Mini-Retiro e Dorcas); Pela Continuação da Série ‘‘Jesus Restaura’’ na mocidade; Pelo Dia dos Vivos (2 de Novembro): Peça-cantata e 20 mil convites; Pelo desafio de oração: grupos de oração meia hora antes das programações; 

3 – INTERCESSÕES:  Pela Fátima (irmã da Neide): Cancer em metástase e Astite;  Pelo Edmílson (Padrasto do Alex): Câncer no Olho; Pela D. Cleide (Graça Tabosa): Tratamento no Fígado;  Pela Graça de Aguiar (Rodolfo) com câncer na perna; Pela Socorro Barreto (aluna da Mônica), com dores crônicas. Pela D. Perpétua (amiga da D. Ivone): Idosa com a saúde debilitada; Pelo Bruno (vizinho da Marilene): acidente de moto e está em coma; Pelo Romildo, cirurgia para retirada de tumor benigno no estomago; Pelo Sr. Ferreira (Pai do Marden): Tratamento do câncer na próstata; Pelo Ailton: Tratamento na Coluna;

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pelo irmão da Dona Catarina, Pedro (Recuperação);  Pela Karine Alves (prima da Simone): Exames para a Cirurgia; Pelo Bebeto (tratamento de surdez); Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre;  Pela D. Odete que fará cirurgia de catarata; Pela Denise, da D'Lourdes, por decisão quanto à histerectomia; Pela conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo); Pela Liduina Lotfi: tratamento na coluna;  

5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Mairla, Camila Benicio, Emanuelle; Oremos pela conversão dos maridos: Manu (Cici); Lúcio (Lourdes); Pedro (Graça Aragão); Zé Maria (Eliete); Jonas (Valdenir) e pela Dênis (esposa do irmão Eurides); Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares): Conversão; Pela Carmen (tratamento no Joelho); Pelo José Horta, D. Benvinda (parente da D. Ivone); Pelo Ricardo (Emprego); Pelo Jorge Teixeira e o processo contra o trenzinho.

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330