Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

E o SENHOR escolhe Josué para guiar o povo



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 15/11/2016

E o SENHOR escolhe Josué para guiar o povo

Josué 1:1-2


Pr. Bruno Magalhães


A lição de hoje estende-se desde o tempo de Josué e passa pelo tempo dos Juízes e reis de Israel sem entrar em muitos.

Os israelitas tinham vagado pelo deserto por quarenta anos e toda aquela geração murmuradora e incrédula que recusou crer que o Senhor poderia dar-lhe a terra prometida já havia morrido e agora os filhos dos que não creram eram adultos chegou o tempo do SENHOR os levar a Canaã

E o SENHOR escolhe Josué para guiar o povo.

Vamos abrir nossas Bíblias em Josué 1:1-2  1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:1-2 

Josué liderou o povo até Canaã e DEUS lhes deu a terra que havia prometido a Abraão e seus descendentes vamos ler isso em

Josué 11:23

Observem agora Josué 23:14

Js 23:14 E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou.

Todas as promessas que DEUS tinha feito, DEUS cumpriu, nenhuma só palavra falhou.

Mas amados enquanto Josué era vivo os israelitas se lembravam do SENHOR  e depois que Josué e os que  estavam no deserto que tinham testemunhado dos milagres de DEUS morreram ou seja, quando Josué e o povo morreu, as novas gerações se esqueceram do Senhor e seguiram os costumes das nações que não conheciam o DEUS vivo e verdadeiro.

O povo fez ídolos e adoravam de acordo com os costumes dos povos vizinhos. DEUS queria expulsar os cananeus Idolatras da terra prometida, da terra de Canaã, porem Israel recusou crer no SENHOR  e Obedece-lo.

Israel tinha se estabelecido entre esses povos idolatras, em vez de confiar em DEUS e fazer a sua vontade,  eles estavam adotando as praticas dos cananeus. Ver Jz 2:11-13

O povo se volta contra DEUS e começa a adorar  Baal e astarote. Satanás tinha induzido o povo a pensar que estavam adorando deuses vivos e reais eles não percebiam que estavam adorando a satanás e seus demônios. E amados a consequência disso foi  que DEUS permitiu que as nações vizinhas que odiavam a Israel a derrotassem. Ver Juizes 2:14-15

O SENHOR já tinha avisado aos Israelitas que isso aconteceria se eles não obedecessem e DEUS não muda. Não importa quantos anos passem, DEUS não muda, ELE sempre se lembra de suas promessas tanto as de bênçãos como as de castigo. DEUS não esquece de suas promessas.

E amados quando Israel se  arrependia de seus pecados e clamava a DEUS  por socorro DEUS escolhia um homem ou uma mulher  para liberta-los de seus inimigos. E as pessoas que eram escolhidas por DEUS para liberta Israel eram chamadas de JUIZES. OTNIEL, EÚDE, SANGAR, DÉBORA, GIDEÃO, TOLA, JAIR, JEFTÉ, IBSÃ, ELOM, ABDOM, SANSÃO. Israel teve muitos Juízes por que Continuamente os Israelitas se esqueciam do SENHOR. Por isso, DEUS permitia que eles fossem derrotados varias vezes por seus inimigos.

Israel esquecia de DEUS  eles  entrava em disciplina, eles clamavam e DEUS levantava um Juiz para livra-los era assim continuamente E amados, Dentre todas as nações, Israel era a mais afortunada das nações, pois seu regente e rei era o próprio DEUS. O que aconteceu e que Israel mais uma vez rejeitou a DEUS. Eles olharam para as nações e viam a figura de um rei e pediram um rei a Samuel rejeitando a DEUS. Eles já tinham o maior rei de todos

Deus se fez Rei presente em todos os momentos, Quando libertou os israelitas do cativeiro Egípcio. Quando supria todas as necessidades do povo no deserto, nuvens para proteção de dia, coluna de fogo para proteção a noite, agua quando o povo estava sedento, alimento, tudo era suprido por DEUS O REI DE ISRAEL.

Ele estabelece a Si mesmo como rei de Israel. Mas Israel rejeita a DEUS e pede um rei homem. Ver 1 Samuel 8:5-8

DEUS atendeu ao pedido do povo. E muitos reis governaram, 46 no total,  alguns criam em DEUS e confiavam nele, mas muitos, A maioria adoravam outros deuses e induziam o povo a pecar contra os mandamentos de DEUS. E O que nos temos depois da época dos Juízes é  o período dos reis de Israel.

Isboset foi proclamado rei de Israel por Abner, o capitão do exército de Saul, depois de seu pai e irmãos serem mortos em batalha. Isboset reinou sobre Israel por dois anos Contudo, uma outra facção proclamou Davi rei, o que levou a uma guerra entre eles. Isboset foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães.

Adonias foi o quarto filho do Rei Davi, ele recebeu o apoio e o incentivo do sacerdote Abiatar e do general do exercito israelita Joab. Ele Era pretensioso e sonhava em herdar de seu Pai a monarquia e para que isto acontecesse ele armou uma conspiração. Seu pai entretanto nomeou para substituí-lo Salomão. E Adonias com receceio pediu refugiu no Templo e por causa de uma trama,  Salomão se indignou e mandou executá-lo.

AS CAUSAS DA DIVISÃO

Salomão foi um rei de obras grandiosas, Após a morte do rei o povo se dirigiu ao sucessor Roboão pedindo a redução dos pesados encargos colocados sobre eles.

E Roboão seguindo o conselho de seus amigos jovens disse que em seu reino o jugo seria mais pesado que o de seu pai. E Após essa decisão de Roboão o povo se negou a continuar sendo governado por ele.

Levantaram como rei de Israel, Jeroboão, ficando sob as ordens de Roboão apenas as tribos de Judá e Benjamim (1 Re 12). Sendo assim o reino de Israel ficou dividido, formando Judá e Benjamim o reino do Sul e o restante das dez tribos o reino do Norte.

CONCLUSÃO

Fazemos parte da dispensação da graça a igreja mas,  de forma alguma podemos deixar de lado todos os ensinamentos e observações contidas no Velho Testamento e é fascinante saber que um dia estaremos com muitos desses homens que lemos no Antigo Testamento.





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Ações de Graça: Pelas confirmações públicas das pessoas que fizeram decisão na peça DESTINO FINAL. Pela conversão do pai de Cláudio (um decidido na programação do Dia dos Vivos).  Pelo Encontro Pastoral dos Namorados e Noivos (hoje pela manhã e almoço).

2 – ASSUNTOS DA IGREJA: Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral); Pela aprovação da COELCE sobre a nossa subestação; Pelo CTL: Pelo Fim do Semestre; Pelo dia de Ações de Graças (24/11); Pelo Retiro de Casais (25-27/11); Pelo Mini-Retiro de Jovens (3 e 4/12); Pelo Retiro das Dorcas (10 e 11/12); Pela Cantata de Natal

3 - INTERCESSÕES:  Orar pela Dona Sulamita, mãe do Alexandre Paulo: Câncer nos intestinos e está aguardando uma cirurgia (oremos para que consiga liberação da HAP VIDA). Pela D. Ivone, sentindo dores na perna; Pelo Edmílson (Padrasto do Alex): Câncer no Olho; Pela D. Cleide (Graça Tabosa): Tratamento no Fígado; Pelo Sr. Ferreira (Pai do Marden): Tratamento do câncer na próstata; Pelo Martins (depressão e Aposentadoria); Pelo Neudo, que Deus fortaleça a Márcia e seus filhos. 

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pelo avô da Claudiana, tem 105 anos, está muito mal: oremos por sua salvação; Pelo Bruno (vizinho da Marilene): Em coma; Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pelo João Lucas da Mara; Pelo Bebeto (tratamento de surdez); Pela conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo); Pela Liduina Lotfi: tratamento na coluna; Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre; Pelas reformas na casa do Marcus Ferreira.

5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Emanuelle e Raíza. Oremos pela conversão dos maridos: Manu (Cici); Lúcio (Lourdes); Pedro (Graça Aragão); Zé Maria (Eliete); Jonas (Valdenir) e pela Dênis (esposa do irmão Eurides); Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares): Conversão; Pelo José Horta, D. Benvinda (parente da D. Ivone); Pelos Irmãos que estão procurando emprego: Ricardo, Henrique e Júlio; Pelo Jorge Teixeira e o processo contra o trem

6 - ULTIMAS NOTICIAS: Os Sinais da Grande Babilônia abraçando os "evangélicos"! E um pastor pentecostal saudando o papa como irmão e dizendo que foi o Espírito Santo que o elegeu líder da Igreja de Roma!!! Esse Pastor Traettino , como o nome diz, e essa igreja estão traindo a Palavra de Deus e a fé (se alguma vez teve)! Amados, O REI ESTÁ VOLTANDO! Oremos, irmãos, o cerco está se fechando, e os sinais da 2ª Vinda estão cada vez mais evidentes.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330