Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A MENSAGEM ATRAVÉS DE JOÃO BATISTA.



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 13/12/2016

A MENSAGEM ATRAVÉS DE JOÃO BATISTA.

Mateus 3:5-6


Pr. Bruno Magalhães


INTRODUÇÃO
A história de nossa Senhor JESUS CRISTO é frequentemente chamada de a história do natal e essa história é familiar para muitas pessoas em nossa sociedade, infelizmente a adorável cena do bebezinho na manjedoura é tudo que algumas pessoas conhecem sobre esse evento.
E todos deveriam saber que esses fatos são mais que uma história sobre um adorável bebê e sim a chegado do libertador, do salvador prometido o homem que oferece perdão e vida eterna a todo aquele que crê.
Esse bebê cresceu e essa lição apresenta através do ministério de João Batista, JESUS CRISTO como o cordeiro de DEUS, mas antes veremos outros fatos dentro do ministério de João.
I. MUITOS CRERAM NA MENSAGEM ATRAVÉS DE JOÃO BATISTA. - MT 3:5-6
Muitos Judeus creram na palavra de DEUS transmitida por João e iam até ele para serem batizados.
Quando uma pessoa era batizada ela estava dando um sinal para todos de que ele concordava com DEUS que merecia a morte pelos seus pecados, mas que confiava em DEUS que enviaria um libertador para salva-la.
O Batismo era uma forma de identificação, uma manifestação exterior que ilustrava arrependimento interior e fé na mensagem que João estava pregando. Não lavava nem lava pecados diante dos olhos de DEUS. É uma forma externa de mostrar concordância com a mensagem que foi pregada.
II. A HIPOCRISIA DOS RELIGIOSOS. - Mt 3:7-8
Com os Fariseus e Saduceus a história foi diferente. Quando eles vinham ouvi-lo, João sabia que eles não estavam sendo sinceros. Ele sabia a verdadeira natureza deles.
                 A. OS FARISSEUS.
Professavam grande devoção a Lei, mas internamente eram corruptos, sectários, hipócritas, virtuosos aos próprios olhos.
Eles não se achavam pecadores como as outras pessoas e costumeiramente exigiam obediências de coisas que nem eles mesmos faziam.
                 B. OS SADUCEUS
Eram homens aristocratas sociais e religiosos céticos que negavam doutrinas básicas como a existência de Anjos, a imortalidade da alma e o castigo eterno.
João Batista denunciava-os como raça de víboras que estavam ansiosos por escapar da ira vindoura, mas não mostravam nenhum sinal de arrependimento. Ele os desafiava para que provassem sua sinceridade mostrando frutos dignos de arrependimento.
Muitos desses religiosos achavam que eram bons o suficiente para DEUS aceitá-los e em virtude desse orgulho as palavras de João Batista foram bem duras. A Palavra de DEUS é realmente severa com as pessoas que são orgulhosas observem.
Tg 4:6b
Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
 DEUS se arma e luta contra aqueles que são orgulhosos que não admitem que são pecadores. E na contramão ELE dá favor imerecido a as pessoas que admitem seus pecados e reconhece que só DEUS pode salva-los. Mas amados o que João disse sobre o libertador, vamos ver isso.
III. O QUE JOÃO DISSE SOBRE O LIBERTADOR. - Jo 1:26-27
Naquele tempo os homens de posição tinham escravos que faziam de tudo para eles, nem mesmo suas sandálias eles desatavam e João Batista está se referindo a isso que ele não era digno nem mesmo de ser um escravo para que pôde-se retirar a sandália do libertador.
O libertador era o filho de DEUS o criador do mundo e um certo dia Jesus com quase trinta anos vai ter com João Batista. - Mt 3:13-17  
 Jesus foi até João para ser Batizado não por ser um pecador pois sabemos que ELE nunca pecou, mas, ele foi até João por que esse era o mandamento de DEUS para todos os Judeus que aceitassem João como profeta de DEUS.
Jo 1:29
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
João declara a todos que JESUS é o cordeiro de DEUS, e a figura do cordeiro é muito conhecida pois era o animal sacrificial cujo função era ser morto e seu sangue aspergido como propiciação do pecado, o cordeiro era morto como substituto e seu sangue derramado e aquela figura, a figura de cordeiro propiciando os pecados era apenas uma representação de CRISTO que agora estava entre eles.
O que João estava anunciando era que O tempo tão anunciado e esperado de DEUS havia chegado, João Batista estava dizendo que: JESUS de Nazaré era o CRISTO que eles esperavam a tanto tempo ELE era o cordeiro perfeito e imaculado que DEUS havia prometido; e agora estava entre eles.
A história de JESUS CRISTO é o fato mais importante da história da humanidade. E em todos os aspectos que posamos imaginar sobre a figura do cordeiro, JESUS CRISTO era mais excelente do que os que os Judeus costumavam fazer em seus sacrifícios anuais vamos ver alguns aspectos.
IV. A EXCELÊNCIA DA EXPIAÇÃO CRISTO 
                1- É superior na natureza da vítima!
Enquanto os sacrifícios do Judaísmos eram animais irracional, o sacrifício Cristão é o cordeiro de DEUS 
                2- É superior na eficácia!
Enquanto os sacrifícios Judaicos só traziam o pecado a lembrança a cada ano, o sacrifício do Cristão retira o pecado.
                 3- É superior no âmbito de sua operação
Enquanto o sacrifício Judaico era em benefício de uma só nação, a finalidade dos sacrifícios de CRISTO é para todos os que creem em todas as nações

  1. É superior na natureza da vítima!
  2. É superior na eficácia!
  3. É superior no âmbito de sua operação

Ap 5:11-12
E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.





Pedidos de oração:

 

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pela Mocidade e orar pela próxima liderança da Mocidade para 2017; Pelo Retiro do Ministério Dorcas, e pela liderança eleita para 2017. Pelos irmãos que substituíram o Pr. Nogueira: Marcus, Raphael; Pr. Bruno e Giuvan; Pela cirurgia e recuperação da Dona Sulamita, mãe do Alexandre (Recebeu alta e está em casa aguardando os resultados dos exames);

2 – ASSUNTOS DA IGREJA: Pelo Pr. Geraldo Fonseca (Esclerose Lateral); Pela reunião da Liderança da Igreja na próxima sexta-feira, e pela ASSEMBLÉIA no domingo pela manhã; Pela Cantata de Natal do Coral e Orquestra Cristo é Vida;

3 - INTERCESSÕES:  Pelo Edmílson (Padrasto do Alex): Câncer no Olho; Pela D. Cleide (Graça Tabosa): Tratamento no Fígado; Pelo Sr. Ferreira (Pai do Marden): Tratamento do câncer na próstata; Pelo Martins (depressão e Aposentadoria); Pelo Neudo, que Deus fortaleça a Márcia e seus filhos; Pela mãe do Alexandre Aquino teve alta na UPA e vai fazer novos exames para os problemas da prótese na perna; Pela Simone com uma alergia persistente; Pelo Jorge Edson teve um trombo e está em observação no HGF; Pelo Tratamento Médico da Mayara,

4 – ASSUNTOS GERAIS: Pela família da irmã Eudalice - que perdeu a mãe ontem; Pelo Bebeto (tratamento de surdez); Pela conversão da D. Leontina (Mãe do Romildo); Pela venda do apartamento da Ligy e Alexandre; Pelas reformas na casa do Marcus Ferreira; Pelo Bruno, Vizinho da Marilene, que está em coma, voltou para UTI com infecção no sangue; Pela Carmen (tratamento no Joelho); Pela Liduina Lotfi: tratamento na coluna;

5 – FAMÍLIAS: Pela gravidez da Emanuelle e Raíza; Oremos pela conversão dos maridos: Josué (D'Lourdes), Antônio (Roberta), Moacyr (Fátima), Junior (Daniele), Elias (Eudalice); Bebeto (Marlucia); Claudio (Eliane) e Francisco (pai da Isis e Petrus); Pelo Igor e André da Lena; Pelo Bruno do Ripardo; Pelo Robson da Roberta. Pelo João Lucas da Mara; Pela dona Marlene (mãe da Fátima Linhares): Conversão; Pelo José Horta, D. Benvinda (parente da D. Ivone); Pelos Irmãos a procura de emprego: Ricardo, Henrique, Júlio e Vandenburg; Pelo Jorge Teixeira e o processo contra o trem

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330