Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Justiça Divina para Todos



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2004-06-21

Justiça Divina para Todos

1 Reis 21


Pr. José Nogueira


Vamos compreender melhor esta história, se a dividirmos por partes e formos acompanhando passo a passo os acontecimentos. É imprescindível que leiamos muito atentamente cada trecho bíblico citado e que possamos extrair o sentido de cada situação para nossa própria experiência:

1 – Acontece no Reino do Norte (Samaria), onde o rei e a maioria do povo haviam apostatado de Deus. Era uma sociedade parecida com a nossa em que se alegar princípios e justiça de Deus se torna uma piada. – Vs. 1.

2 – Há um conflito de interesse – Vs. 2 e 3 – O Rei Acabe quer uma propriedade de Nabote, pois quer aumentar seu palácio de verão. Mas Nabote era um homem de princípios – aquela terra era herança de Deus e não podia ser vendida (Levítico 25). Nabote entendia e obedecia ao “fideicomisso” de Deus. Por isso, rejeitou a proposta de Acabe e ainda o repreendeu!

3 – Acabe era fácil de ficar “chateado” – Vs. 4 a 7 – Pessoas assim são abertas aos maus conselhos, porque esperam esses tipos de conselhos! Guardar mágoas é deixar portas abertas para ser tentado a vingar-se. Nossa natureza pecaminosa ou mesmo o Diabo (ou seu emissário) podem aproveitar-se de nossas “chateações” para nos tentar a fazer coisas más.

4 – Jezabel prepara uma armadilha para Nabote – Vs. 8 – 14. O pretexto era religioso, mas, na realidade, era uma conspiração para assassinar o inocente, justo e firme Nabote. Onde Deus estava? Onde Elias e Eliseu, os profetas e radicais servos de Deus, estavam? Onde estava o corajoso e fiel Micaías?

Por que os filhos de Nabote não reclamaram sua herança? Porque também foram envolvidos nesta trama e foram assassinados (2 Reis 9:26).

Não entendemos o plano de Deus, mas devemos confiar nEle!

5 – Parece que Acabe e Jezabel saíram ganhando e o mal venceu – Vs. 15 – 16.

6 - Deus na hora certa executa Sua justiça – Vs. 17 a 24. Devemos ler a impressionante história desse juízo de Deus em 1 Reis 22:31-38 e 2 Rs 9:30-37.  Nestes trechos há os detalhes de como Deus não deixou impune tanta maldade.





Pedidos de oração:

1 - Agradecer a Deus: Pela conversão da Dayane e pela reconciliação da Eliana; Por nossa Assembléia e pelas decisões tomadas; Pela melhora do Isaque (saiu da UTI, mas continua internado); Pelo novo emprego do Ricardo; Pela melhora do Pr. José Nogueira. 2 – Pela saúde da Dona Áurea; Pelo Retiro de Casais; Pelo casamento do CTJ e Ana Hércia; Pelo Seu Orlando (pai da Jane do Aragão): fará 3 cirurgias; Pela mãe e pai da Dona Eliane (doentes); Pela Elaine, irmã do Cleiton da Joelma – reconciliação; Pela Dona Lourdes – do Pr. Joaquim; Pela audiência, amanhã, do irmão Xavier no Ministério de Trabalho; Pela saúde da D. Socorro; Pela saúde da Geovana (filhinha do Marcelo e Nilda); Pelo Curso de Câmbio: Aragão. 3 – Pelo trabalho da Mônica - prestação de serviço da CAGECE; Pelo irmão do Romildo – dentista com mal de Parkinson; Pelo Martins (esposo da Neide); Por um empréstimo da Prefeitura (reforma de casa): Marlúcia e Auristela; D. Conceição (tratamento contra o câncer); Seu Elias (esposo da irmã Eudalice); Pela transferência da Lucy; Pela situação financeira da Ismênia, após o problema no Banco; Pelo tratamento da Luana (Filha do Ailton e Edislândia). 4 –Pelo Cláudio (pai do Claudinho) e Kyko (fazer uma reconciliação); Pelo amigo da Marly (Marcos): doente; Pela saúde da tia do Marculino; Pela saúde da Francileuda e por seu esposo (Rodolfo) que fará uma cirurgia; Por um emprego para Clayton (da Joelma); Pela emancipação da Cong. do Henrique Jorge; Para que, depois do estágio, a Cristina Mônica seja efetivada. 5 –Pela Compra da casa própria: Aragão e Jane; Ailton e Edislândia; Marta e Flávio; Pela Andréia (problema nos olhos); Por um internamento para o Caubi; Pela família da Rita Donato; Por Dona Benvinda, mãe da D. Ivone, problemas de coração; Pela causa trabalhista do Júnior da Railda; Pela saúde do Mota.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330