Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Quatro Bases da Reforma - PARTE I



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2005-11-15

As Quatro Bases da Reforma - PARTE I

Isaías 43:11


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA – 14/11/05 – AS QUATRO BASES DA REFORMA – PARTE I

O Cristianismo, com o passar dos séculos, foi recebendo influência de muitas superstições pagãs e heresias provenientes de religiões e filosofias. Principalmente, depois da "conversão" de Constantino, imperador romano, que popularizou e massificou o Cristianismo, houve a entrada de muitas doutrinas falsas no seio da igreja de Cristo. Sempre houve também quem as combatesse, e percebe-se, ao longo da história do Cristianismo, que o SENHOR Deus preservou um remanescente fiel, pois as portas do inferno não poderiam vencer a igreja de Cristo (Mateus 16:18).

Até o Século XIV os fiéis à Palavra de Deus ficaram em pequenos grupos fora da apóstata Igreja Católica Romana. E, quando alguém de dentro do Romanismo se convertia, enfrentava perseguições, tendo que fugir ou ir para os minoritários grupos cristãos fiéis, ou, então, eram torturados e mortos.

Contudo, nos Séculos XV e XVI, Deus começou a fazer uma obra inteiramente diferente. Pessoas influentes dentro do Catolicismo Romano (padres, professores e reitores de universidades teológicas) começaram a se converter e pregar contra os erros e as heresias que se instalaram e predominaram na Igreja Católica Romana. No Século XV, quase todos foram perseguidos e assassinados. Contudo, no século XVI, o movimento ganhou força popular e política e conseguiu preservar a vida dos líderes e formar novas igrejas livres das heresias e superstições que haviam predominado no Romanismo.

Os Reformadores, em geral, defenderam quatro bases importantes da Doutrina Bíblica:

1 – SOMENTE JESUS, COMO SALVADOR, SENHOR E MEDIADOR.

2 – SOMENTE A GRAÇA DE DEUS É QUE MOVE O SENHOR DEUS PARA SALVAR O HOMEM.

3 – SOMENTE A FÉ É EXIGIDA POR DEUS PARA O HOMEM RECEBER A SALVAÇÃO DIVINA.

4 – SOMENTE A ESCRITURA SAGRADA – COMO ÚNICA AUTORIDADE COMO REGRA DE FÉ E PRÁTICA.

A primeira é a UNICIDADE de Jesus Cristo, como único Salvador, Senhor e Mediador de Deus. Todos os homens de Deus pregaram esta singular verdade:

  • Moisés: "Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas (Dt 32:4);
  • Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Js 24:15);
  • Samuel: "preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a Ele só... (1Sm 7:3);
  • Davi: "O SENHOR é o meu pastor" (Sl 23:1);
  • Elias: "Se o SENHOR é Deus, segui-O (1Rs 18.22);
  • Isaías: "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador" (Is 43:11);
  • Pedro: "não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4:12);
  • Paulo: "Um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus" (1 Tm 2:5).

O livro de Apocalipse termina com uma das mais bonitas apologias a esta verdade: Leia Apocalipse 21:5-8, agradeça a Deus e adore ao Senhor Jesus!





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – AÇÕES DE GRAÇA: PELO MUSICAL E PESSOAS QUE RETORNARAM; PELA SAÚDE DA KÁRIS E MILENA (PR. KLEITON); PELOS ALUNOS DO CBD; RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA OCULAR DA D. BENVINDA; LIVRAMENTO DO DOUGLAS (DA D’LOURDES); RECUPERAÇÃO DO RODRIGUES (HAYNEIDE). 2 – PESSOAS DOENTES: RECUPERAÇÃO DA GRAÇA ARAGÃO; DA IRMÃ FRANSQUINHA AGUIAR; PELO TRATAMENTO DA D. LOURDES; STÉFANE SUSAN (7 ANOS): TEM LEUCEMIA E FAZ QUIMIOTERAPIA; RIPARDO (COLITE); SAÚDE DO IRMÃO DA JANEIRDE (DORES NOS OSSOS); PR. EDUARDO (HEPATITE C); SÁUDE DA IRMÃ ILZANIR.; PR. JOAQUIM (COM BRONCO-PNEUMONIA); PAI DO CLAUDINHO (COM PRESSÃO MUITO ALTA). 3 – ASSUNTOS DIVERSOS: PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO DA MOCIDADE (FILME); ENCERRAMENTO DO CURSO DE ACONSELHAMENTO DE CASAIS; PELO NÃO FECHAMENTO DA CRECHE ONDE HÁ 50 CRIANÇAS; REGULARIZAÇÃO DA CASA DA D. GRAÇA E ROMILDO; COMPRA DA MÁQUINA DE COSTURA (GOLEIRA) PELA MARIA; PELA FILHA DO IRMÃO XAVIER (MARIA JENA); RETOMADA DO APTO. DO JOCÉLIO; PELO DIA DE AÇÕES DE GRAÇA (DIA 24/11). 4 – ASSUNTOS PESSOAIS: APOSENTADORIA DA LENAE DA LUCIA DO CARLITO (INCLUSIVE PELA VENDA DE ALGUNS IMÓVEIS); EMPREGO DO RICARDO E TRATAMENTO DA MARESSA DA VANÚZIA; CONVERSÃO DO SEU ELIAS (D. EUDALICE). E DO BEBETO (MARLÚCIA); REFORMA DA CASA DO FRANÇOIS E MARLY; CASA DO IRMÃO WALBENS; CONVERSÃO DA MÃE DO FLÁVIO (D. MARIA); IRMÃO DO GEOVÁ (PROBLEMA DE COLUNA). 5 – PEDIDOS GERAIS: CIRURGIA DA JULIANA (CISTO NO SEIO); PAI E MÃE DA MÁRCIA (DOENTES); RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DA PERNA DA MÃE DO FRANÇOIS; CONVERSÃO DO IRMÃO DA DONA MAZÉ (FERNANDES); E PELA CONVERSÃO DO MARIDO DA NYR (GALBERTO); PELA CONVERSÃO DA FAMÍLIA DO IRMÃO EURIDES; PELO PAI DO ESMERINO: ÁLCOOL E FUMO; JONAS (FILHO DA IRMÃ IVONE): TEVE UM CARTÃO DE CRÉDITO CLONADO E MUITOS PROBLEMAS E PREJUÍZOS.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330