Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Vazio Espiritual



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2005-01-16

Vazio Espiritual

Isaías 64:5-7


Pr. José Nogueira


I. B. F. CRISTO É VIDA – KOINONIA: 16/01/2006

VAZIO ESPIRITUAL – JOÂO 14:1-3

"Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim",

disse Jesus.

1 – O sentimento de perda de alguém amado é quase insuportável. É, sem dúvida, uma das piores dores que podemos sentir.

2 – Fiquei pensando nisso ontem à noite ao ver a Sandra chorando, depois de minha mensagem sobre o Céu. Suas lágrimas saudosas tinham um nome: Conceição (sua mãe que faleceu no fim do ano passado). Depois, ela me deu um abraço e agradeceu pela mensagem.

3 – Sinto isso quando realizo um funeral, pois me lembro da perda de meu pai há 25 anos atrás. Eu chorei. E dou graças a Deus por ainda ter esse sentimento, pois me sinto gente. Sofro com a dor alheia também...

4 – Mas, a dor da perda é uma sensação indescritível: desabrigo, solidão, desamparo. Sente-se infeliz por dentro...

5 – Há vazios assim por pessoas que morreram e por pessoas que nos deixaram... Pastores sofrem essas duas dores constantemente. As pessoas que nos deixam são como nos dissessem que nós não somos mais importantes para elas, ou que não somos mais suficientes para elas, por isso buscarão apriscos melhores...

6 – Há também o vazio espiritual – sentem isso as pessoas que se ausentam de Deus. E não nada pior do que isso! Porque é um vazio que se procura disfarçar (esconde-se esse sofrimento com máscaras sociais), ou se confunde com outras depressões da vida. E pensa-se que tal vazio é proveniente de problemas com a família, ou por causa de amigos ou situações de trabalho. Mas, na verdade, é um vazio de Deus. Por que tantos hoje tomam psicotrópicos, drogas, ou se viciam em games? Por que muitos vivem a se casar e se separar tantas vezes? Ou se tornam fanáticos em religiões absurdas, adorando ídolos mudos e inertes, repetindo mantras centenas de vezes por dia, colocando-se em situações ridículas, etc?

7 – Jesus preparou Seus discípulos para um momento de solidão, e lhes disse que o Espírito Santo os encheria plenamente com a própria pessoa de Deus!

"Não lhes deixarei órfãos, voltarei para vós outros"

João 14:18

"Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará e a vossa alegria ninguém poderá tirar"

João 16:22.

  • O que provoca esse vazio espiritual nas pessoas?

I – A CAUSA DO VAZIO ESPIRITUAL – ISAÍAS 64:5-7

Podemos encontrar aqui as três causas desse vazio?

1 – O Nosso Implacável Pecado – Vs. 5

"Eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado, e haveremos de ser salvos?"

Vejamos também Isaías 59:1-3 ("Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça").

2 - A Nossa Vã Compensação – Vs. 6

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia..."

3 – A Nossa Trágica Incredulidade – Vs. 7

"Já ninguém há que invoque o Teu Nome, que se desperte..."

Vejamos também Romanos 10:13.

  • E qual é a solução de Deus para preencher e curar esse vazio?

II – A OFERTA DA ADOÇÃO DE DEUS – ISAÍAS 64:8

"Mas agora, ó SENHOR, tu és o nosso Pai, nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das Tuas mãos".

1 – Precisa ser recebida pela fé – Gálatas 3:6-14

"É o caso de Abraão que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão..."

2 – Tem que ser entendida como fruto da graça de Deus – Gálatas 4:4-7

"Vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos..."

3 – Necessita de uma decisão pessoal – João 1:12.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no Seu Nome".

Queria terminar com o contexto de Isaías 56, e depois lendo uma maravilhosa promessa de nosso amado Deus. Em Israel, alguns estrangeiros haviam se convertido, inclusive escravos. Mas eram considerados de segunda categoria. Eram marginalizados, sentiam-se abandonados. Alguns eram eunucos (emasculados). Contudo, creram no Deus de Israel. Creram nEle como Único e como Quem unicamente pode salvar. Mas, sentiam-se órfãos espirituais, vivendo numa terra que não era deles, desprezados pelas pessoas, abandonados pela religião, e sem muita perspectiva de alegria social e quase nenhuma esperança pessoal. A estes orfandados da sociedade israelita Deus prometeu uma bênção maravilhosa:

"Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo. Nem diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR: aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada, e abraçam a aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará"

Isaías 56:3-7.

Quem crê no SENHOR Jesus Cristo, como Senhor e Salvador de sua vida, recebe, além da bênção da salvação eterna, a suficiência plena de Sua própria pessoa na vida, tendo-O como Pai, Amigo e Provedor! Amém!





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1. Cláudio Filho, audiência dia 06/02; 2. Conversão de Fernandes e Fátima, (familhares da Mazé Fernandes); 3. Saude de D. Fca. mãe da Lúcia, com diabetes e infecção urinária; 4. Reforma casa de Bebeto e Marlúcia; 5. Aparelho dentário de Raquel filha de Bebeto e Marlúcia; 6. Saúde do Ripardo e tratamento; 7. Joana D'arc e Paulinho, concurso na TRANSPETRO; 8. Agradecer a Deus pela mamotomia da Neide e pedir pela recuperação e resultado da biopsia; 9. Aprovação e benção de Deus sobre um novo emprego para o Esmerino (oprtunidade na FEBENCE); 10. Que Deus abençoe o resultado da cintilografia da Lourdes; Pelo pai da Lindanete que teve uma forte crise de diabete. Ele é crente no Senhor Jesus. A mãe dela, não é crente, está muito abalada. Oremos por sua salvação. 11. Pedir pelo Clécio Dantas, (diabético) - amigo de D. Fca. Aguiar; 12. Emprego para Nilson, filho de D. Fca. Aguiar; 13. Saúde de Sofia, filha de Carlinhos e Tana; 14. Lucinha do Carlito, que Deus abençoe o resultado do exame sobre o cisto da mama esquerda; 15. Flávio e Marta, Agradecem a Deus pela nova moradia; 16. Pelas nossas construções: acabamentos e quarita; saúde do Augusto; e recursos financeiros. 17. Proteção para João, tio de Marlúcia, descrente e jurado de morte; 18. Orar pela saúde do Irmão Ademir, aguardando na fila para transplante de coração em messejana; 19. Orar pela reforma da casa de Socorro e Baya; 20. Isaaque, agradecer pelo carro que D. Garça Tabosa vai conseguir para ele; 21. Claudiane, consulta com otorrino 17/01 e cirurgia de adenoide; 22. Concursos dos irmãos: Fernando Jucá, Ana Hércia e Carlito Júnior; João de Deus e Sancha, Paulinha, Camila Benício, Camilinha e Davi Leal. 23. Pela saúde e conversão de José Batista, esposo de D. Lourdes, mãe de Jessé; 24. Agradeçamos pela transferência do CMJ para Julho, e oremos por nossa Conferência Missionária, em 28 e 29 de janeiro. 25. Pelo curso da EBEC – 02-05/02. Treinamento de professores de crianças. 26 . Pelo PROJETO DO TÚNEL DO TEMPO – Evangelismo de Impacto: Vamos orar para que Deus nos dê 300 irmãos participando, trabalhando, sofrendo, ganhando almas, servindo em santificação, e sendo abençoados! 27. Oremos pelos irmãos que fizeram os 5 compromissos no início do ano. 28 . Pelo nosso CBD – por matrículas e discípulos. 29. Pelo projeto dos DVD’s – que o da Cantata de Natal seja uma bênção, como os outros têm sido (Destino Final, Retiro de Casais, Esta foi a Sua Vida, etc.). 30. Pelo Retiro de Crianças – no período de Carnaval!

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330