Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Até quando, Senhor?



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2006-01-23

Até quando, Senhor?

Salmo 13


Pr. José Nogueira


I. B. F. CRISTO É VIDAKOINONIA: 23/01/2006

ATÉ QUANDO, SENHOR? SALMO 13

Este é o tema deste salmo – Vs. 1 e 2 (quatro vezes). A dúvida é um inimigo cruel, implacável. Atua na solidão, de forma invisível. Sabemos que Deus promete: "Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós" (Efésios 3:20). Nós cantamos: "No meio dos louvores Deus habita/ E é Seu prazer cumprir o que nos diz...".

Porém,

I – Quando somos ASSALTADOS por dúvidas – Vs. 1-2:

1 – Até quando? (1 a): A tua resposta vai demorar, Senhor?

2 – Até quando? (1 b): A tua presença não será sentida por mim, Senhor?

3 – Até quando? (2 a): A minha tristeza vai persistir, Senhor?

4 – Até quando? (2 b): Os meus inimigos estarão por cima, Senhor?

II – O que Davi temia? – Vs. 3-4:

1 – Temia a morte (vs. 3) – É o último inimigo!

"O último inimigo a ser destruído é a morte...

E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória?

Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"

1 Coríntios 15:26 e 54-55.

2 - Temia a derrota (vs. 4 a) – Pois significaria a vitória do inimigo!

3 – Temia vacilar (vs. 4 b) – As lições de Horesa e de Tessalônica (1 Samuel 23:15-16 e 1 Tessalonicenses 3:1-4).

III – Como Davi reagiu ? – Vs. 5-6

Reagiu orando, louvando e fazendo o que era certo diante de Deus!

1 – Eu preciso confiar no favor imerecido de Deus (GRAÇA) – Vs. 5 a

O que é confiar na graça de Deus? 2 Timóteo 2:1 e Jeremias 18:1-11.

2 – Vou alegrar-me nos feitos de Deus – Vs. 5 b

A lição que passei para os jovens, na primeira programação da Mocidade de 2006, baseada em Filipenses 3:12-16, terminava com este princípio.

  1. Auto-avaliar-se seriamente! Vs. 12 a
  2. Adotar o modelo PERFEITO! Vs. 12 b
  3. Ter uma atitude férrea! Vs. 13
  4. Manter o foco no seu objetivo! Vs. 14

5) Reconhecer e agradecer a Deus por cada vitória! Vs. 15 e 16

3 – Louvarei ao SENHOR com cânticos – Vs. 6 a

4 – Devo ser grato a Deus – Vs. 6 b – Salmo 116:12-14

E você, como você vai reagir?





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 - Agradecer a Deus: Carlito e Lucinha, pela venda de um imóvel; orar pelo resultado da biopsia na mama da Lucinha; 2 – Agradecer a Deus: Pelo cateterismo do pai da Valéria, seu Edmilson, e orar pela conversão dele. 3 – Agradecer a Deus: Pelo aluguel da casa da Marcia no S. S. João, pelo concurso de Neudo na Petrobrás (3º lugar); oremos pelo pai da Márcia. 4 – Agradecer a Deus: Pelos resultados dos exames da Lourdes e do Pr. Joaquim. 5 – Agradecer pelo nascimento do João Pedro (Aragão e Jane) e oremos pela Jane que desde a gravidez tem tido problemas de fígado e rins. 6 – Orar pelo parto da Samara (internação na quarta-feira), continuarmos orando pela gravidez das irmãs Joelma e da Daniele. 7 – Orar pelo avô da Camille, noiva do Flávio – outro enfarto. 8 – Oremos pelas Conferências Missionárias – 1 Coríntios 3:9: 9 – Oremos pelo projeto do Túnel do Tempo: 300 irmãos! 4 mil pessoas – 1 Coríntios 16:9 – Vamos, se Deus quiser, atingir toda essa região de Fortaleza. 10 – Pela semana de filmes (terça, quinta e sexta-feira): Comunhão e Edificação. E pela nova liderança da Mocidade (Iramilson e Ciro). E por quem ficará no lugar do Heraldo. 11 – Pelos irmãos disciplinados: - Pv 28:13-14 (Adriano e Andréia). 12 . Pelo nosso CBD – por matrículas e discípulos. 13 - Saude de D. Fca., mãe da Lúcia, com diabetes e infecção urinária; 14 - Saúde do Ripardo e tratamento; 15 - Concursos dos irmãos: Fernando Jucá, Ana Hércia e Carlito Júnior; João de Deus e Sancha, Paulinha, Camila Benício, Camilinha e Davi Leal. 16 - Aprovação e benção de Deus sobre um novo emprego para o Esmerino. 17 - Oremos: D. Francisca mãe do Pr. Ricardo Lopes, tem diabetes e lupus e precisa fazer outro cateterismo; 18 – Pela Júlia – trabalha no Hotel Don’Ana – doença de pele. 19 - Pelas nossas construções: acabamentos e quarita; saúde do Augusto; e recursos financeiros. 20 - Orar pela saúde do irmão Ademir, aguardando na fila para transplante de coração em Messejana; 21 - Pela saúde e conversão de José Batista, esposo de D. Lourdes, mãe de Jessé; 22 - Pelo curso da EBEC – 02-05/02. Treinamento de professores de crianças. 23 - Pelo Retiro de Crianças – no período de Carnaval! 24 - Glaucineide Lotfi, com depressão (irma da Lidu); 26 - Ricardo da Simone, viagem a trabalho no período de carnaval, proteção de Deus. 27 – Pela mãe do Pr. Joaquim, fará cirurgia na terça feira; orar pela sobrinha do Pr. Joaquim (Monike e Ivens) transferência de Brasília para Fortaleza.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330