Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Um Povo Difícil



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2006-03-15

Um Povo Difícil

Êxodo 16:1-10


Pr. José Nogueira


 

I. B. F. CRISTO É VIDA – KOINONIA - 13/03/2006

UM POVO DIFÍCIL – ÊXODO 16:1-10

Mas, O povo era mesmo difícil de contentar-se. Reconheçamos que eles tivessem o direito de sentir a necessidade que viviam em função de alguma carência que os afligia. Tudo bem, afinal de contas, não ter água, pão e carne leva, sem dúvida, qualquer um de nós ao desespero. Quanto mais, então, não sentirá essas agruras um povo em viagem, um povo no deserto.
No entanto, como bem sabemos, o problema não era a falta de algo, mas, sim, a forma como a encaravam. Sabemos que o SENHOR Deus conhecia, na devida medida, o tipo de necessidade que os afligia. O fato de sentirem esta carência e demonstrarem o quanto isto os importunava e magoava, era plenamente compreensível aos olhos de Deus.

O que Ele, o SENHOR, não podia aceitar é que, em vez de se voltarem para Ele em oração e confiança (pois já haviam, pelos milagres por ele operados, saído do Egito, iniciado a jornada de volta à terra de sua redenção, ultrapassado o Mar Vermelho, vencido o exército de faraó e superado a sede que os acometeu) ainda ficassem a resmungar e murmurar pelos cantos. Daí, sua palavra de contrariedade aos seus líderes:


"Depois disse Moisés a Arão:
Dize a toda congregação dos filhos de Israel:
Chegai-vos à presença do SENHOR,
porque Ele ouviu as vossas murmurações."

O SENHOR Deus vai anunciar-lhes então o terceiro milagre com que Ele sela a redenção que havia iniciado para o seu povo escravo no Egito e banido de sua terra:

- O primeiro, a travessia do Mar Vermelho (necessidade emocional);

- O segundo, as águas que se tornam doces (necessidade física - água);

- O terceiro, o pão e a carne (necessidade material - alimento).

Eles agora estariam dotados para a caminhada que tinham para a frente. O SENHOR Deus lhes tinha mostrado, nos três planos básicos da vida humana, que Ele estaria ao lado sempre, pronto para ajudar, pronto para atender, desde que o povo soubesse a Ele recorrer com fé e humildade.

Que outras lições podemos extrair desse importante momento?





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 - Agradecer a Deus: Pela formatura da irmã Gercina (Pedagogia – UECE); pela apresentação do Coral no Pão de Açúcar - Náutico; Pelo Culto de Ações de Graça do Rafael (UECE); Pela aprovação do João de Deus: Procurador Federal; Pela aprovação do Josiel: Defensor Público; Pelas conversões de Domingo. 2 – Agradecer pelo livramento do Marden (batida de carro) e orarmos pela provisão do SENHOR no período do conserto do veículo. 3 – Continuarmos orando pela saúde do irmão Xavier: problemas nos rins; Pela cirurgia da Dra. Izolda (amígdalas): terça-feira, às 8 horas. 4 - Orarmos também pela gravidez da Joelma, da Daniele, da Andréia; da Socorrinha do Lázaro; da Nilda; e da Marly. 5 – Orarmos pelo milagre da recuperação da Glória (esposa do Neto): traumatismo craniano; Pela conversão do Juarene. 6 – Pela Edislândia (suspeita de Dengue); Pelo irmão do Nonato (Assis): tentativa de suicídio; E pela saúde (equilíbrio mental) do Vasconcelos (irmão da Verônica). 7 – Pelo CBD – Culto de Abertura do Semestre - quarta-feira, 19:30 h. Oremos também pelos professores, alunos e funcionários. 8 – Vamos orar para que Deus cure a Lucinha Marculayne (enxaqueca crônica). 9 – Pelo Guido (1 ano e é diabético), em Juazeiro. E por seus pais André e Krish). 10 – Pelos irmãos disciplinados: - Pv 28:13-14 (Adriano e Andréia). 11 - Saúde do Ripardo e tratamento; pela saúde do irmão Adelmir, aguardando na fila para transplante de coração em Messejana; 12 - Concursos dos irmãos: Fernando Jucá, Ana Hércia e CT J; Paulinha, Camila Benício, Camilinha; Davi Leal; Joana Darc e Paulinho; Josiel; Jessé; Claudinho; Paula e Lívio Rafael. 13 – Orar pela Ismênia, fazendo curso de Gerência Administrativa – SP. 14 – Orar pelo projeto de conclusão do Curso (Arquitetura) da Sancha, em abril. 15 - Oremos: D. Francisca mãe do Pr. Ricardo Lopes, tem diabetes e lupus e precisa fazer outro cateterismo; 16 – Pelos remédios da irmã Graça Aragão; E pelo Rodrigues (irmão da Hayneide): coágulo na cabeça. 17– Por nossa construção: acabamentos e quarita; saúde do Augusto; e finanças. 18 - Pela conversão: Marido D. Lourdes, mãe do Jessé; da D. Eudalice (mãe do Lívio Rafael); Esposa do irmão Eurides; Esposa e filha do irmão Xavier; Pelo marido da Marlúcia (Bebeto); e pela irmã da Janeide: Jocilene. 19 – Oremos pela Maria das Chagas – colega do Giuvan. Está com câncer no fígado e está sendo evangelizada. 20– Pelos nossos jovens estudando longe: Ícaro (São José dos Campos), Marquinhos (Goiânia); Natan (Campinas), Paulo Henrique (Anápolis) e Átila (Rua Padre Fialho, 68 – Apto. 203 – Centro – Sobral).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330