Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Síndrome de Geazi - Parte I



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2006-11-29

A Síndrome de Geazi - Parte I

2 Reis 5:1-20


Pr. José Nogueira


KOINONIA 

A Síndrome de Geazi - Parte I

2 Reis 5:1-20

O nome Geazi significa "Vale da Visão". Um vale é um lugar geralmente espaçoso do qual se tem uma ampla vista. Vê-se de longe e percebe-se suas características e detalhes. Pode se referir a um lugar bom: O local onde Acã foi morto e por isso cessou a disciplina do SENHOR foi chamado de Vale de Acor – Js 7:25-26 (Vale da Tribulação), mas Isaías, 600 anos depois, o chamou de lugar de repouso (65:10). E o profeta Oséias, de Vale da Porta da Esperança (2:15). Hoje ele é chamado de Wadi Daber (Vale da Palavra? Huumm...) Isto significa que os vales da disciplina do SENHOR Deus se transformam em bênçãos, pois a Palavra de Deus é provada.

Há vales também sombrios, como o Vale da Sombra da Morte, do Salmo 23:4.

O Vale da Visão de Geazi se tornou tenebroso. Eu tenho muita pena dele, pois a visão dele se ofuscou, ficou embaçada ao ponto dele perder bênçãos maravilhosas de Deus e se tornar um triste exemplo de miopia espiritual e tragédia.

Você sabe o que é SÍNDROME? É um conjunto de sintomas que caracterizam alguma coisa. Um só fator é insuficiente para determinar uma doença, uma crise, etc. Mas quando a soma de fatores se alinham, aí temos uma síndrome que marca e determina algo.

Vamos ver o que destruiu o Vale de Geazi, transformando-o em um vale de tristeza.

I – GEAZI, O DISCÍPULO – 2 Reis 4:8-12

Eliseu foi discípulo do profeta Elias. Quando Elias terminou seu ministério, Eliseu o sucedeu. E tornou-se também um grande profeta e homem de Deus. Geazi agora era discípulo de Eliseu e mui provavelmente seria o seu sucessor. Que bênção!

II – GEAZI, O SENSÍVEL – 2 Reis 4:13-17

Ele era de confiança e de muita sensibilidade. Eliseu se aconselhava com ele!

Ele, sem dúvida, começou muito bem!





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Agradecer pela viagem do Pr. José Nogueira, a Juazeiro do Norte (Conferências Missionárias). 2 – Agradecer pela angioplastia do Seu Edmilson, pai da Valéria. 3 – Oremos pela mãe da Ritinha – câncer de pele; a Dona Socorro também tem feito este tratamento. 4 – Jocélio e Zildânia: plano de adoção de criança. 5 – Agradecer pela cirurgia da Nova, nos EUA; e pela D. Lourdes: continuação do tratamento de quimioterapia. 6 – Agradecer pelo Casamento de Rômulo e Diana; Agradecer pela recuperação da Dona Maria (mãe do Flávio). 7 – Pelos nossos jovens que estudam fora: Átila, Natan, Ícaro; Marcos. Kátia e Paulo Henrique. 8 - Orar pela aposentadoria do irmão Geraldo. E pela Mirles: Concurso da Guarda Municipal (07/01). 9 – Orar por Dona Lídia com câncer nos dois seios, idade 42, esposa do Pr. Jaime (missionário americano). Está em tratamento nos EUA. 10 – Orar pela cirurgia da D. Marlene (mãe da Dona Fátima Linhares). 11 – Orar pela gravidez: da Ozênia, e da Tércia. 12 - Pela conversão da esposa do Valter e por seu filho; Pela conversão do Galberto (esposo da Ni); E do José Cláudio (pai do Claudinho). 13 – Pela Milena: Marido saiu do emprego em Itarema, e precisou viajar para outra cidade. 14 – Agradecer pela conversão da Fernanda (Portela); Pelo problema da Joelma: olhos. 15 – Agradecer pela cirurgia da Dona Lourdes (mãe da Carmen) e por sua recuperação. 16 – Orar pela mãe do D. Rita Ângelo: tem 90 anos e está muito doente. Orar pela família do Santos (primo da Marlúcia): foi para a Glória. Orarmos por sua tia na UTI. 17 – Agradecermos pela bênção do retiro de CASAIS. Oremos pelo Mestrado do Rafael. 18 – Agradecer pela reconciliação do Janderson, e pela conversão da Dona Herbênia, mãe da Mariana. 19 – Pela prova do Marculino (SEFAZ): 17/12; Agradecer pela melhora da Lúcia e por seu tratamento de gastro. 20 –Pelos nossos irmãos que estão trabalhando longe: Lucy e Josiel; João de Deus; Rômulo. 21 – Agradecermos pelo abençoado Dia de Ações de Graça: Quinta-feira (dia 23). 22 – Orarmos por Israel: Pela paz de Jerusalém e pelos conflitos. Vamos orar pelas nações que se levantam contra a vontade de Deus.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330