Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Síndrome de Geazi - Parte II



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2006-12-09

A Síndrome de Geazi - Parte II

2 Reis 5:14-20


Pr. José Nogueira


KOINONIA – 04/12/2006

A Síndrome de Geazi - 2 Reis 5:14-27 – Parte II

Geazi significa "Vale da Visão". Os vales têm uma história na Bíblia: O local onde Acã foi morto e por isso cessou a disciplina do SENHOR foi chamado de Vale de Acor (Tribulação) – Js 7:25-26, mas Isaías, 600 anos depois, o chamou de lugar de repouso (65:10). E o profeta Oséias, de Vale da Porta da Esperança (2:15). Hoje ele é chamado de Wadi Daber (Vale da Palavra?). Isto significa que os vales da disciplina do SENHOR Deus se transformam em bênçãos.

O Vale da Visão de Geazi se tornou tenebroso. Tenho pena dele, ele perdeu bênçãos maravilhosas de Deus e se tornar um triste exemplo de miopia espiritual e tragédia.

SÍNDROME é um conjunto de sintomas que caracterizam alguma coisa. Quando a soma de fatores se alinham, temos uma síndrome. Vamos ver o que destruiu o Vale de Geazi, transformando-o em um vale de tristeza.

I – GEAZI, O DISCÍPULO – 4:8-12

Eliseu foi discípulo do profeta Elias. Quando Elias terminou seu ministério, Eliseu o sucedeu. Tornou-se um grande profeta de Deus. Geazi agora era discípulo de Eliseu e seria o seu sucessor.

II – GEAZI, O SENSÍVEL – 4:13-17

Ele era de confiança e sensível. Eliseu se aconselhava com ele! Ele começou muito bem!

III - GEASI, O AFRONTADO – 5:10-12

Servir a Deus, às vezes, nos leva ser afrontados em nossas boas intenções. Naamã foi grosseiro com o enviado de Eliseu. Geazi aprendeu cedo que, no serviço de Deus, somos muitas vezes incompreendidos e maltratados.

IV – GEASI, O NÃO RECONHECIDO – 5:19-20

Ele fez o pior serviço, e quem levou a honra e até "esnobou" foi Eliseu? Sempre mexe com o nosso "ego" o não ser reconhecido. Fazer a parte pesada, e outro levar o prestígio, a honra e o reconhecimento.

V – GEASI, O QUE DAR O "SEU" JEITO – 5:21-24

Já que Eliseu não vê a oportunidade, não verá a malandragem.Geazi estava talvez ressentido por não ter sido reconhecido. Afinal, seu trabalho fora valoroso, e por que não receber algo em troca? Quando ficamos preocupados com "aplausos" é que algo muito mau se instalou em nosso coração.

VI – GEASI, O MENTIROSO – 5:25

Um abismo chama outro abismo. Agora era o fim trágico de alguém que começou tão bem! Na próxima Koinonia, veremos como isso vai terminar!





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Agradecer pela Retiro de Casais e pelas programações da igreja, na ausência dos casais. 2 – Agradecer pelos testemunhos dos irmãos ex-espíritas. Pelo casamento de Dedé e Caté (Pecém). 3 – Oremos pela mãe da Ritinha – câncer de pele; a Dona Socorro também tem feito este tratamento. 4 – Jocélio e Zildânia: plano de adoção de criança. 5 – Orar pela D. Lourdes: continuação do tratamento. Pela jovem, prima do Eduardo (D. Graça Tabosa) que tem grave câncer na cabeça. 6 – Orar pela programação evangelístca de sábado: “Corrente Quebrada”. Pela Assembléia: domingo. 7 – Pelos nossos jovens que estudam fora: Átila, Natan, Ícaro; Marcos. Kátia e Paulo Henrique. 8 – Orar pela aposentadoria do irmão Geraldo. E pela Mirles: Concurso da Guarda Municipal (07/01). 9 – Orar por Dona Lídia com câncer nos dois seios, idade 42, esposa do Pr. Jaime; Orar pela recuperação da Dona Maria (mãe do Flávio). 10 – Agradecer pela aprovação na 1ª Fase da UFC, orarmos pela 2ª fase. 11 – Orar pela gravidez: da Ozênia, e da Tércia. Agradecer pelo Chá de Baby da Ozênia. 12 - Pela conversão da esposa do Valter e por seu filho; Pela conversão do Galberto (esposo da Ni); E do José Cláudio (pai do Claudinho). 13 – Pela Milena: Marido saiu do emprego. Orarmos pelo TOM (quarta-feira). 14 – Orar pelo problema da Joelma: olhos. 15 – Agradecer pelas decisões de ontem. Orar pela programação de Natal (Hotel Don’Ana). 16 – Orar pela mãe do D. Rita Ângelo: 90 anos, e pela tia da Marlúcia, na UTI. 17 – Orar por um colega do Paulinho: sub-tenente Amaral teve um AVC. Pelo Mestrado do Rafael. 18 – Pela prova do Marculino (SEFAZ): 17/12; Por um emprego para Ligy e concurso do Alexandre Paulo. 19 –Pelos nossos irmãos que estão trabalhando longe: Lucy e Josiel; João de Deus; Rômulo.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330