Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Síndrome de Geazi - Parte III



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2006-12-12

A Síndrome de Geazi - Parte III

2 Reis 5:14-27


Pr. José Nogueira


KOINONIA – 11/12/2006

A Síndrome de Geazi - 2 Rs 5:14-27 – Parte III

Geazi significa "Vale da Visão". Mas, esse discípulo de Eliseu perdeu bênçãos maravilhosas de Deus e se tornou um triste exemplo de miopia espiritual e tragédia.

I – GEAZI, O DISCÍPULO – 4:8-12

Geazi foi discípulo de Eliseu e seria o seu sucessor. Eliseu fora discípulo do grande profeta Elias. Elias treinou seu discípulo para que este desse prosseguimento ao ofício profético em Israel. Certamente, agora, Eliseu estava fazendo o mesmo com Geazi.

II – GEAZI, O SENSÍVEL – 4:13-17

Ele era de confiança e Eliseu se aconselhava com ele. No episódio da Sunamita, Geasi revelou-se ser sensível e sábio, pois sabia exatamente o que tratia alegria àquela senhora piedosa.

III - GEAZI, O AFRONTADO – 5:10-12

Servir a Deus, às vezes, nos leva ser afrontados. Quando Geazi levou o recado de Eliseu a Naamã, o sírio, este o ignorou e falou bruscamente. Era o que chamamos de "ossos do ofício". Geazi sabia que servir a Deus é trabalhoso, muitas vezes até humilhante.

IV – GEAZI, O NÃO RECONHECIDO – 5:19-20

Ele fez o pior serviço, e quem levou a honra e até "esnobou" foi Eliseu? Ele como mensageiro foi e voltou, ia e vinha, e levou as bordoadas de Naamã. Mas, foi a Eliseu que Naamã ofereceu presentes.

V – GEAZI, O QUE DAR O "SEU" JEITO – 5:21-24

"Já que Eliseu não vê a oportunidade, não verá a malandragem." – talvez tenha pensado Geazi. O fato é que ele correu atrás de Naamã e, mentindo, inventou uma história para explicar que Eliseu havia mudado de idéia quanto aos presentes do sírio. Geazi é recompensado, volta com seu reconhecimento, seus "justos" presentes e com méritos.

VI – GEAZI, O MENTIROSO – 5:25

Mas, um abismo chama outro abismo. Quando Eliseu perguntou de onde ele vinha, Geazi teve que mentir novamente. Eliseu tira a máscara de Geazi. Repreende-o e amaldiçoa Geasi com lepra para sempre. Agora era o fim trágico de alguém que começou tão bem!

A síndrome de Geazi tem alguns elementos que se instalam na vida daqueles que começam com boa intenção de servir a Deus. Daí o seu perigo e gravidade, pois destrói gente "boa". Vejamos os sintomas dessa maligna síndrome:

1 – SENTIR-SE USADO – Antídoto: 1 Coríntios 3:5-7 – Como diz o verso 7, reconheçamos sempre que não somos nada. O grande pregador da Bíblia Moody escreveu: Moisés passou 40 anos pensando que era alguma coisa; depois passou 40 anos vendo que não era nada; e, finalmente, nos seus últimos 40 anos, compreendeu o que Deus faz através de um nada. E isso só foi possível porque Moisés entregou sua vida nas mãos do SENHOR Deus.

2 – SOFRER POR NÃO SER RECONHECIDO – Antídoto: Gálatas 6:9. Não nos cansemos de fazer o bem, pois, no tempo de Deus, seremos reconhecidos. Mas, lembremo-nos: NO TEMPO DE DEUS, e não quando nós acharmos que é o tempo.

3 – DESEJAR MÉRITO TERRENO – Antídoto: 1 Coríntios 15:58. Temos que saber que, no SENHOR, o nosso trabalho não será em vão. A dependência do SENHOR para a realização deve também nos levar a sermos dependentes dEle quanto aos resultados, inclusive no que se refere aos galardões.

4 – FORÇAR BARRA PARA RECEBER LOUVORES – Esta é a terrível e maldita síndrome de Lúcifer, em Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:11-17. Ambicionar posições e ansiar por reconhecimento levam os servos de Deus a forçar caminhos de glória. E esses "jeitinhos" são pecados que trazem, como conseqüência, a queda e a desgraça.

Ao invés de tai atitudes, devemos ter em mente Marcos 10:45 e Hebreus 6:10.

Geazi, por ter cedido à sua síndrome, foi disciplinado com lepra – 2 Reis 5:27.

Geazi se recuperou daquela síndrome. A disciplina do SENHOR o curou e ele continuou servindo ao SENHOR como discípulo de Eliseu – ver 8:4-5. Deus pode ter abrandado a sua lepra para um tipo não contagioso. Nesse caso, o sacerdote declarava o portador como apto para viver na comunidade.

Mas, que preço alto ele teve que pagar!





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Agradecer pelo Culto Evangelístico ao ar-livre, sábado (Mocidade). Orar pela transferência do Pr. Daniel Stowell e Kátia. 2 – Orar pelos irmãos que fizeram a 2ª fase da UFC, e pelos que farão a 2ª Fase da UECE. 3 – Oremos pela mãe da Ritinha – câncer de pele; e por Dona Socorro que também tem Glaucoma. 4 – Jocélio e Zildânia: plano de adoção de criança. 5 – Orar pela D. Lourdes: tratamento de câncer. Pela prima do Eduardo (D. Graça Tabosa) que tem câncer (está melhorando!). 6 – Orar pela programação evangelístca de sábado da Mocidade. Pela ida do Victor Bruno para o seminário, em 2007 (SBC). 7 – Pelos jovens que estudam fora e que agora estão aqui de férias: Átila, Natan, Ícaro; Marcos. Kátia e Paulo Henrique. 8 –Orar pela aposentadoria do irmão Geraldo. E pela Mirles: Concurso da Guarda Municipal (07/01). 9 – Orar por Dona Lídia com câncer (retirou os dois seios), esposa do Pr. Jaime (EUA); Orar pela recuperação da Dona Maria (mãe do Flávio). 10 – Orar pelo Retiro das Dorcas: sáb. e domingo. 11 – Orar pela gravidez: da Ozênia, e da Tércia. 12 - Pela conversão da esposa e filho do Valter; do Galberto (da Ni); do J. Cláudio (pai do Claudinho). 13 – Pela Milena: Marido saiu do emprego. Orar pelo TOM (quarta); Pela viagem da Cristina Mônica para Mato Grosso. 14 – Orar pelo problema da Joelma: olhos. Pelo Abílio (muitas dores pela manhã). 15 – Orar pelo Bruno (do Ripardo); e pelo Davi (da Ana); Por Adriano e Andréia. Orar pela programação de Natal (Hotel Don’Ana). 16 – Agradecer por nossa Assembléia; Orar pela família do tio do Geová (Josafá); Pelo Projeto do Jubileu de Prata: 25 trabalhos. Pelo Projeto Missionário em Israel: Roberto Kadoshim e Verônica. 17 – Orar por Shirlene e Dona Geraldina (cartas de convocação). Pelo Mestrado do Rafael. 18 – Pela prova do Marculino (SEFAZ): 18/12; Por um emprego para Ligy. Pela saúde do Ailton. 19 –Pelos irmãos que estão trabalhando longe: Lucy e Josiel; João de Deus; Rômulo. 20 – Pelos irmãos que está fazendo concursos: Lívio Rafael; Jessé, Danilo; Alexandre Paulo.


TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330