Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Mantendo a Fé Evangélica



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2009-05-09

Mantendo a Fé Evangélica

1 Timóteo 1:18-20


Pr. José Nogueira


MANTENDO A FÉ EVANGÉLICA

1 Timóteo 1:18-20

Pr. José Nogueira (IBF Cristo é Vida – www.cristoevida.com)

 

PROPOSIÇÃO: Identificar o combate nas Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito) contra os principais dogmas das chamadas correntes atuais da teologia. As Epístolas Pastorais foram dadas como instruções de Deus para os pastores e líderes de todas as épocas sobre como ministrar na igreja do Senhor Jesus e preservar a sã doutrina.

 

I – NEGAM O SENTIDO DA AUTORIDADE

            Por que encontramos “pastoras” em todos os seguimentos do neo-evangelicalismo? Porque o sentido de autoridade foi abandonado na igreja. Piadas são feitas com Presidente do país – fora e dentro da igreja. Não se ora pelos governantes – nem fora nem dentro da igreja.

            Nossa velha Bíblia ensina diferente – 1 Tm 2:1-2; 1 Pe 2:13-17

            Nossos conceitos devem ser bíblicos, não modernos nem pós-modernos: 1Tm 2:8-15; 1 Co 14:34-35; Ef 5:22-24.

 

II – NEGAM A EXISTÊNCIA DA VERDADE ABSOLUTA

            O relativismo é uma marca da época contemporânea. Ela não é nova, mas é nova dentro da igreja. Começou na filosofia (João 18:37-38), encontrou abrigo na teologia e agora infiltrou-se na igreja.

            Nós devemos pregar as velhas verdades – 1 Tm 2:3-7; 3:14-15.

 

III – DEFENDEM UMA PLURALIDADE IDEOLÓGICA

            Nelson Rodrigues, debochado dramaturgo brasileiro, é citado por eles: “Toda unanimidade é burra”.

            Mas, o SENHOR Deus nos ensina que a busca pela unidade na igreja é celestial, pois envolve conhecer a vontade de Deus com humildade e despojamento do “eu” – 1 Tm 6:3-4. Há nas Epístolas Pastorais princípios que promovem a unidade da igreja (sobre líderes, sobre senhores e escravos, sobre viúvas, sobre o papel da mulher, sobre os hereges, sobre disciplina, etc.).

 

IV – REESCREVEM A HISTÓRIA

            Eles querem dizer que não houve o Holocausto, que Davi e Jônatas eram gays, que Paulo era uma rabino preconceituoso, que Lutero era exagerado e assassino de anabatistas e camponeses, que o Dr. Aníbal Pereira dos Reis era um fanático, e que o recém-falecido Pr. Gérson Rocha foi um legalista.

            A Bíblia nos ensina sobriedade (nhfw): ser sóbrio, “estar a alerta, vigilante, atitude firme e persistente da mente, que observa tudo que acontece a seu redor e se mantém inabalável em direção a seu objetivo” (Fairbairn) – 2 Tm 4:1-5.

 

V – REJEITAM A ÉTICA DEONTOLÓGICA

            São obcecados pela estética, por isso rejeitam a ética, principalmente a ética que impõe o que deve e o não deve ser feito.

            1 Timóteo 3:1-2 começa com dei: "É imperativo que..."

 

VI -  BUSCAM NOVIDADES

            As velhas verdades são desprezadas, e buscam gurus de crescimento de igreja, de liderança, de células, etc.

            A exortação paulina é o oposto disso – 2 Tm 3:14-17

 

VII – SÃO INCOERENTES: DOGMÁTICOS E RADICAIS NA REJEIÇÃO DO FUNDAMENTALISMO BÍBLICO

Os pós-modernos e os neo-evangélicos são abertos e tolerantes para todos os tipos de inovações, heresias e conceitos novos (mesmo que sejam falsos e contra a ortodoxia bíblica). Contudo, contraditoriamente, eles se mostram agressivos contra o Cristianismo Histórico, contra os conservadores e fundamentalistas bíblicos. Eles nos têm como seus inimigos, pois eles sabem muito bem que nós não trocamos princípios da Palavra por prestígio, nem negociamos a Verdade das Escrituras com quem quer que seja.





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Ações de Graça: Pela conversão da Vanessa; Pelo cancelamento da viagem de Ahmadinejad ao Brasil; Pelo emprego do Júlio César (Eriedna); Por nossa vigília na quinta-feira; Pelo passeio dos casais e pelo dia de sol; Pelo Ministério Dorcas: seus importantes trabalhos; Pela Mocidade: pela liderança e pelos participantes; Pelo emprego do Jonas (D. Ivone); Pelas boas notícias do pai da Lucinha. 2 – Oremos: Atalaia: Orar por Anselmo e esposa Érica e Mateus de 2 anos (ameaça dos demônios); Pela Regina (com depressão); Pela Quimioterapia da D. Socorro; Pelo Dr. Mário Henrique: com grave problema de saúde (médico que cuida da Lourdes); Pelo tratamento da Lourdes ( não seja interrompido). 3 – Oremos: Para que Deus nos dê um coração evangelístico. Pela bexiga do Pr. Nilson; Pela Clarice; Pela Marlúcia: credenciamento da creche, e por sua sobrinha Lara, cirurgia de adenóide. Pelo Bebeto: conversão e trabalho. Pela Marilene: Conversão do Bruno e sua viagem à França, em maio; Pela conversão do Igor e pela reconciliação do André. 4 – Oremos: Pelo recebimento da causa trabalhista da Ligy, e pela nomeação do Alex Paulo – concurso de delegado; Pelo ministério no Lar Torres de Melo; Pelo Projeto de Construção da Massada; Pelo ministério no Hospital Albert Sabin. Pela restauração do lar do Carlito Júnior e Ana Hércia; Pela Cong. do Pecém: Mariinha (cirurgia de mioma) e Marlene (problema sério nos pulmões ); Pela Leda Valente: sua gravidez, parto e por sua firmeza em perseverar no SENHOR. 5 – Oremos: Que Deus toque o coração de nossos visitantes (peças e cultos). Pelo Pr. Joaquim: Seu irmão acidentado em Curitiba (José); Pela devolução do Apto. do Jocélio. Pela pandemia da Gripe Suina; Pelo envio da Janeide (Assentamento Raposa); prova do Assis (Mestrado em N.T.); e estudos do Roberto Kedoshim (Hebraico).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330