Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Domínio Próprio



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2009-05-20

Domínio Próprio

Provérbios 12:24


Pr. José Nogueira


PRINCÍPIOS PARA VIVER E MORRER

II – AUTO-DOMÍNIO – PROVÉRBIOS 12:24

“A mão do diligente dominará,

 mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados”

           

     O auto-domínio está ligado à diligência (virtude de fazer tudo com esmero, com esforço, com inteligência e com fé – Hebreus 11:6). Enquanto a diligência é uma atitude externa, o auto-domínio é a virtude que a produz. Domínio próprio consiste na luta interior contra a natureza pecaminosa. Nosso velho homem quer fazer todas as coisas de forma desleixada, porém, “maldito é aquele que faz a obra do SENHOR desleixadamente” (Jeremias 48:10).

     Jesus é a antítese dessa languidez: “[Jesus] tendo amado os Seus, amou-os até o fim” (João 13:1). O Senhor Jesus expressava em Sua fisionomia a firmeza de Seus propósitos: “Porque o aspecto dEle era de quem decisivamente ia para Jerusalém” (Lucas 9:53). A decisão de Jesus e o seu cumprimento da missão de realizar a expiação vicária são o fundamento e a base de nossa salvação – Hebreus 12:1-3.

     Já vimos que a DILIGÊNCIA foi uma característica dos homens de Deus, e que os homens seculares que fizeram grandes realizações também a cultivaram.

     O que você poderia esperar de um engraxate, descendente de escravos, gago, e filho de um pintor de paredes? Pois tal homem foi um dos maiores escritores do mundo. Quem olhasse para aquele jovem mestiço, com saúde frágil, não poderia imaginar que ele se tornaria o maior nome da literatura brasileira. Mas, ele, mesmo sem ter acesso a cursos regulares, sempre se empenhou em aprender. Teve aulas de francês com a dona da padaria, tornou-se fluente e traduziu um romance de Victor Hugo. Mais tarde, e da mesma forma, dedicou-se ao inglês e ao alemão. Sua obra é extensa, com nove romances, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, nove peças teatrais e mais de 600 crônicas. Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras foi chamada de “Casa de Machado de Assis”.

     O Livro de Provérbios nos exorta a lutar contra a indolência e vencer a pasmaceira, com um auto-domínio e vontade férrea:

     1- A falta de domínio próprio faz com que “outros” dominem sobre nós – Provérbios 25:28 e 12:24.

     2 – O querer - sem o auto-domínio e a diligência - leva a pessoa ao insucesso  e à frustração – Provérbios 13:4 e 28:19.

     3 – Nem a “sorte” ajuda o indolente – Provérbios 13:11.

     4 – Os bares, as esquinas, os cinemas, as salas dos  aparelhos de TV e as navegações da internet estão cheias de “sábios” miseráveis -  Provérbios 14:23-24.

     5 – No Livro de Provérbios encontramos Quais são as três raízes da preguiça? Provérbios 26:16 (arrogância);  24:30-31 (falta de juízo); e 6:6-11 (irresponsabilidade).





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelas bênçãos que Deus tem derramado sobre nossas famílias e igreja. Por Deus ter um sonho melhor para nós; Pelos irmãos do CTBPL – são bênçãos; Pelos encontros de Casais. Pela continuidade do acompanhamento da D. Loudes (do Pr. Joaquim). Pela programação da Mocidade: Sítio São João; Pelo controle da Gripe Suína. Pelos 19 anos de casamento de Marden e Jacqueline (18/05). 2 –Pela cirurgia da Socorro Aureliano. Pela Karine (da Neide): depressão; Pela transferência do Tiago, da Gina (de Nova Russas para Fortaleza); Pelo casamento da Lidiane e Heraldo (agosto).. Pelos problemas de enchentes e chuvas. Pelas provações da Jacqueline em casa, e pela biopsia e cirurgia da Vanessa (nova convertida). Pelo Ximenes (rins). 3 –Pela bexiga do Pr. Nilson; Pela Clarice e sua luta contra o câncer; Pela Marlúcia: creche, e por sua sobrinha Lara, cirurgia de adenóide. Pelo Bebeto: conversão e problema de surdez. Pela Marilene: Conversão do Bruno e sua viagem à França (pelo parto cesariana da Marly – dia 28); Pela família da irmã Cléia (falecimento do marido).Pela conversão do Igor e pela reconciliação do André. Pelo pai da Lucinha Marculayne: problemas de alcoolismo. 4 –Pela causa trabalhista da Ligy, e nomeação do Alex Paulo (delegado); Pelo ministério no Lar Torres de Melo; Pela Construção da Massada (240 mil); Pelo ministério no Hospital Albert Sabin. Pela restauração do lar do Carlito Júnior e Ana Hércia; Pela Ledinha: sua gravidez, parto. Pela saúde do Geová (sua licença e tratamento). Pelo Concurso Bíblico da EBEC. 5 – Pelo Pr. Joaquim: Seu irmão acidentado em Curitiba (José); Pela devolução do Apto. do Jocélio. Pelo envio da Janeide, e pela Viagem Evangelística ao Assentamento Raposa, sábado. Pela prova do Assis (Mestrado em N.T.); e estudos do Roberto Kedoshim (Hebraico). Pelo Martins, da Neide, com depressão. Pelo Joel (sobrinho da D. Iolanda): viciado em crack.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330