Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Esperança Realizada



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2009-05-27

Esperança Realizada

Provérbios 13:12


Pr. José Nogueira


 

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA – 26 DE MAIO DE 2009

- PRINCÍPIOS PARA VIVER E MORRER -

III  – A ESPERANÇA REALIZADA – PROVÉRBIOS 13:12

“A esperança que se adia faz adoecer o coração,

mas o desejo cumprido é árvore de vida”

     No filme “A Troca”, Christine Collins, a mãe que teve seu filho desaparecido, ao saber que um garoto foi encontrado depois de cinco anos de seqüestro, disse: - Isto me deu novamente esperança. E sorriu.

     Realmente, a esperança é uma força irresistível. É o contrário de medo (que é esperar coisas ruins). A esperança se alimenta de aguardar sempre que as coisas melhores ainda estão por vir!

     Esperança envolve fé bíblica – Hebreus 11:1. Não só na consumação da salvação, mas também no andar aqui ao fazer a vontade dAquele que nos salvou.

     Aprendemos com o Pr. Gustav as Sete Características:

 

     1 – Ele se interessou por uma causa justa – Provérbios 29:7. Ele não foi egoísta, “o solitário (egoísta) busca o seu próprio interesse (18:1). Davi, em sua dor, lamentou não ter ninguém que se interessasse por ele (Salmo 142:4).

 

     2 – Ele orou e convocou irmãos de sua igreja para que também orassem por aquela mãe desesperada – Tiago 5:16.

 

     3 – Ele se dispôs, fez algo além de orar. É o que nos ensina a segunda parte de 13:12 e que é confirmada no verso 19. O preguiço, que jaz na pasmaceira, na languidez do marasmo, morre desejando – 21:25.

 

     4 – Ele se arriscou – fez sacrifícios – 1 João 3:16.

 

     5 – Ele sempre foi íntegro – 10:9. Apesar do filme ser secular (assim não tinha nenhuma intenção de proteger o pastor ou exaltá-lo), ele teve que descrever as atitudes do pastor – que sempre agiu com honestidade, com sinceridade e seriedade.

 

     6 – Ele não tem duplas intenções. Permaneceu fiel ao seu ministério. Não usou aquela causa para se promover. No epílogo, há a nota que ele continuou pastor – 2 Timóteo 4:7.

 

     7 – Aquele homem de Deus mudou sua cidade. O prefeito corrupto desistiu da re-eleição, o chefe de polícia e seu capitão foram punidos, e leis injustas foram mudadas.

 

     Você conhece a história de James Ritty, dono de um bar? Para impedir que seus funcionários furtassem o dinheiro arrecadado durante o dia, ele inventou a máquina registradora. Deu muito certo. Ele, então, fez uma fábrica de máquinas registradoras. Porém, vendeu apenas centenas de máquinas. Sem esperança, ele vendeu baratinho o seu invento ao ‘tolo” John Patterson – como ele chamou o homem que comprou aquela patente inútil e aquela fábrica de máquinas que quase ninguém queria.

     Patterson produziu e vendeu 22 milhões de máquinas, ficando bilionário.

     Assim, não basta ter inteligência e criatividade, como Ritty.

     É preciso ter esperança, é preciso ter perseverança, é preciso ter diligência e é preciso ter um domínio próprio para lutar contra o desânimo, a preguiça e o comodismo.

     A esperança que se adia (não se faz nada) se torna prejudicial.

     Mas, para aquele que confia em Deus, depende de Jesus (João 15:5), e vai à luta com fé “na certeza de coisas que se esperam”, faz realidade seus sonhos, pois “o desejo cumprido é árvore de vida”, pois “o desejo que se cumpre agrada a alma” (Provérbios 13:12 e 19).

 





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelas bênçãos de conversões e reconciliação no domingo (mãe da Lucinha e irmão do Iramilson). Pelos muitos ministérios dos irmãos: Hosp. Infantil Albert Sabin, Lar Torres de Melo; Pelo encontro de Casais + Experientes.Pelo Evangelismo Pessoal. Pelo Concurso da EBEC. Pelo nascimento da Manuela (da Marly & François). Pela viagem da Marilene (França). Pela melhora da mãe da Lôia. Pela cirurgia da Socorro Aureliano (agora por sua recuperação). Pela viagem ao Assentamento Raposa. 2 – Pela Karine (da Neide): depressão; Pela transferência do Tiago, da Gina (de Nova Russas para Fortaleza); Pelo casamento da Leidiane e Heraldo, em agosto. Pelos problemas de enchentes e chuvas. Pelas provações da Jacqueline em casa, e pela biopsia e cirurgia da Vanessa (nova convertida). Pelo Ximenes (rins). Pelos irmãos que estão namorando e noivos. 3 –Pela bexiga do Pr. Nilson; Pela Clarice e sua luta contra o câncer; Pela Marlúcia: creche, e por sua sobrinha Lara, cirurgia de adenóide. Pelo Bebeto: conversão e problema de surdez. Pela conversão do Igor e pela reconciliação do André. Pelo pai da Lucinha Marculayne: problemas de alcoolismo. Pelo casal André e Aglaís (evangelizados pela Claudiana). 4 –Pela causa trabalhista da Ligy, e nomeação do Alex Paulo (delegado); Pela Construção da Massada (240 mil); Pela restauração do lar do Carlito Júnior e Ana Hércia; Pela Ledinha: sua gravidez, parto. Pela saúde do Geová (sua licença e tratamento). Pela dissertação do mestrado da Dra. Izolda. Pela cirurgia do Márcio. Pela viagem da Auristela. Pelas aflições da irmã Rita. 5 – Pelo Pr. Joaquim: Seu irmão acidentado em Curitiba (José); Pela devolução do Apto. do Jocélio. Pelo envio da Janeide;. Pela prova do Assis (Mestrado em N.T.); e estudos do Roberto Kedoshim (Hebraico). Pelo Martins, da Neide, com depressão. Pelo Joel (sobrinho da D. Iolanda): viciado em crack. Pelo tratamento ao Ailton. Pela assembléia no dia 07.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330