Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-04-01

As Sete Dispensações

Efésios 1:10


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Koinonia – 30 de março de 2010

AS SETE DISPENSAÇÕES – EFÉSIOS 1:9-10

I. DEFINIÇÃO: Dispensação é um período de tempo durante o qual Deus prova os homens em referência à obediência a uma revelação da Sua vontade. Esta definição expressa a idéia de tempo, mas a palavra dispensação (oikonomia) apresenta mais a idéia de mordomia, administração,  isto é, a responsabilidade humana diante do Deus Vivo (Ef  3:1-10; Cl 1:25).

II – ELEMENTOS DAS DISPENSAÇÕES
            Cada dispensação deve possuir três elementos essenciais:  (1) Haverá uma revelação da vontade de Deus, que inclui a responsabilidade humana.  (2) Haverá o Corpo da Época, em que está inserido o fracasso humano.  (3) Haverá a conclusão da época, terminando sempre com um período de transição e o juízo de Deus.
            1) A Revelação da Vontade de Deus: A  prova pode estar sobre todos os homens, ou para somente uma parte da raça ou uma classe especial, então a revelação será dirigida somente para eles.

            2) O Corpo da Época:  Durante o desenrolar da época haverá evidências da corrupção do pecado e seu poder sobre os homens. O bem e o mal crescerão juntos, com o mal manifestando mais vigor que o bem . À vista dos homens parecerá que as trevas realmente vão conquistar e triunfar sobre a luz.

            3) Conclusão da Época: O completo fracasso do homem em cumprir com sua responsabilidade de obedecer a revelação da época, faz com que Deus derrame seu juízo, dando fim à Dispensação.

            Eis as Sete Dispensações:1) Inocência; 2 – Consciência; 3 - Governo Humano; 4 – Promessa; 5 – Lei Mosaica; 6 – Igreja (ou da Graça); 7 – Milenial.

(O livro “Manejando bem a Palavra da Verdade” ajuda a entender as Dispensações. Pode ser adquirido através de: www.literaturacrista.com.br *)

* Nesse site há um cadastro em que se recebe gratuitamente uma revista mensal com bons devocionais. Examine tudo, retenha o que é bom)





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Ações de Graça: Pela ASSEMBLÉIA de domingo sobre a Construção do Templo. Pelo que foi feito até aqui, pelos recursos da igreja, e pelas ofertas dos irmãos. Pela alta da Zildânia. Pela melhora da irmã Rita Ângelo. Pelo Encontro Pastoral com os Namorados e Namoradas. Pelo Chá de Panela da Flor e Ciro. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação. Pela Dona Socorro: pela nova fase de seu tratamento. Pelo padrasto da Priscila: na UTI, problema nos intestinos., e por doadores de sangue. Pelo João Pedro (do Aragão e Jane): internado com complicações virais. Por nosso domingo: Culto da Ressurreição, Batismos e Celebração da Ceia do SENHOR. 3 – Pela gravidez da Claudiana, e da Sandra. Pela salvação e saúde da D. Leontina, mãe do Romildo; Pela reconciliação do André (da Lena) e salvação do Bruno (da Marilene). Pela sobrinha da Arlene (do Vinicius): recém-nascida com menigite (bacteriana), está na UTI há mais de 20 dias. 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pelo Isaque, sobrinho da Daniele, nasceu com cardiopatia, e precisará de cirurgia. Pela mãe do Pr. Régis: oremos pela cirurgia de gastrostomia (alimentar-se pelo estômago). Pelo 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Francisco (Catarina); Bebeto (Marlúcia); Moacir (Fátima); Eldino (Clarice); Elias (Eudalice); Josué (Lourdes); Rosildo (Sandra) e Zé Maria (Eliete); Pelo Iarly (Valdeci): Crack. Pelos irmãos com problemas de regularização da casa (Graça Tabosa, Ivone, Rinaldo e Pr. Nogueira). Pelo Encontro de Professores da Bíblia, 02e 03/04.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330