Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações - Parte IV



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-04-22

As Sete Dispensações - Parte IV

Gênesis 1:26 - 3:4


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Koinonia – 20 de abril de 2010

AS SETE DISPENSAÇÕES – Parte IV

1 – Inocência: No Jardim do Éden, antes da Queda.

2 – Consciência: Após a Queda, expulsos do Jardim.

3 - Governo Humano: Do Dilúvio até Abraão.

4 – Promessa: Período dos Patriarcas.

5 – Lei Mosaica: Do recebimento da Lei, no Monte Sinai, até os eventos da primeira Vinda de Cristo.

6 – Igreja: De Pentecoste até a 2ª Vinda de Cristo.

7 – Milenial: Governo de mil anos de Cristo.

I - INOCÊNCIA – GÊNESIS 1:26 – 3:24

A Dispensação da Inocência teve início na criação do ser humano e se estendeu até a queda de Adão.
A – Tempo: Esta Dispensação terminou sua ação em Gn 3:7, mas seu efeito, continuou até Gn 3:24.
B -  
Responsabilidade: Não comer (Gn 1:26-28; 2:15-17)
C - Fracasso: Comeram (Gn 3:1-6)
D - Juízo: a maldição e morte (Gn 3:7-19)

II – CONSCIÊNCIA – GÊNESIS 4 – 8

 Esta dispensação começou em Gênesis, após a Queda, e durou cerca de 1.656 anos, abrangendo o período desde a queda do homem até o Dilúvio.

Pela sua desobediência, o homem agora chegou a ter um conhecimento pessoal e experimental do bem e do mal. A consciência recebeu subsídios para fazer julgamentos (3:7, 22; 6:11-12). Mediante esse conhecimento, a sua consciência acorda. Expulso do Éden, o homem era responsável para fazer todo o bem que conhecia, e de abster-se de todo o mal que lhe cercava, e de aproximar-se de Deus.
A. Responsabilidade: obedecer (Gn 3:5,7,22; 4:4)
B. Fracasso: corrupção (Gn 6:5,6,11,12)
C. Juízo: Dilúvio Universal (Gn.6:7,13; 7:11-24)

            Aqui vemos que o Fator Consciência vai perdurar por outras dispensações, sendo acrescida por novos fatores. A consciência ainda é importantíssima.





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Ações de Graça: Pelo início oficial da Congregação do Parque Genibaú. Pelas boas notícias vinda de Israel da família Kedoshim. Por mais uma semana de trabalhos do templo e pela bênção da proteção de Deus. Pelo emprego do irmão Walbens. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação. Pela Dona Socorro: por seu tratamento. Pela família da Sandra Portela (amiga da Ilzanir): Por sua filha, pelo marido doente e seus dois filhos. Pelo Tom (amanhã): Pr. Joaquim (Parque Genibaú) e Roberto Kedoshim (Israel). Pela Programação da Mocidade de sábado: Cantata de Atos. Pelos casamentos: Kelly & Paulo, e Florinda & Ciro. 3 – Pela gravidez da Claudiana, e da Sandra. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela sobrinha da Arlene: com seqüelas neurológicas da menigite. Por emprego para Isael e Márcia Cysne; Júlio César e Joênia (chamada no Conc. Público).Pelo intercâmbio do Ronaldo (Inglaterra). 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pelo Isaque, sobrinho da Daniele, nasceu com cardiopatia, e precisará de cirurgia. Pela mãe do Pr. Régis: oremos pela cirurgia de gastrostomia. Pela fase final da Massada. Pelo Planejamento para 2010/2011: pastor e diáconos. 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Francisco); Marlúcia (Bebeto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Josué); Sandra (Rosildo) e Eliete (Zé Maria); Cida (Manoel); Pelo Iarly (Valdeci): Crack. Irmãos com problemas quanto a casa (Graça, Ivone, Rinaldo, Carmen, Fredson, Cong. do Araturi, e Pr. Nogueira). Pelo encontro dos casais: IUPI e CEU – dia 01/05. Pela programação de aniversário da igreja:31/07 e 01/08.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330