Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações - Parte V



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-04-30

As Sete Dispensações - Parte V

Gênesis 9 a 12


Pr. José Nogueira


KOINONIA

            Em nossas Koinonias, às terças-feiras, estamos estudando  AS SETE DISPENSAÇÕES:

1 – Inocência: No Jardim do Éden, antes da Queda.

2 – Consciência: Após a Queda, expulsos do Jardim, as genealogias de Caim e Sete.

3 - Governo Humano: Do Dilúvio até Abraão.

4 – Promessa: Período dos Patriarcas.

5 – Lei Mosaica: Do recebimento da Lei, no Monte Sinai, até a Primeira Vinda de Cristo.

6 – Igreja: De Pentecoste até a 2ª Vinda de Cristo.

7 – Milenial: Governo de mil anos de Cristo.

                Estamos agora na Terceira Dispensação. Participe!

I - INOCÊNCIA – GÊNESIS 1:26 – 3:24

A – Tempo: Esta Dispensação teve início na criação do homem e se estendeu até a queda de Adão, terminando em Gn 3:7, mas seu efeito, continuou até Gn 3:24.
B -  
Responsabilidade: Não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (
Gn 1:26-28; 2:15-17).
C - Fracasso: Comeram, desobedecendo a Deus (Gn 3:1-6).
D - Juízo: a maldição sobre a humanidade e morte (Gn 3:7-19).

II – CONSCIÊNCIA – Gênesis 4 a 8

A – Tempo: Esta dispensação começou em Gênesis 3, após a Queda, abrangendo o período desde a queda do homem até o Dilúvio. Por seu pecado, o homem agora chegou a ter um conhecimento pessoal e experimental do bem e do mal. A consciência recebeu subsídios para fazer julgamentos (3:7, 22; 6:11-12).

B - Responsabilidade: obedecer à consciência (Gn 3:5,7,22; 4:4).
C - Fracasso: corrupção universal (Gn 6:5,6,11,12).
D - Juízo: Dilúvio Universal (Gn.6:7,13; 7:11-24).

III – GOVERNO HUMANO -  Gênesis 9 a 12

            Como o Capítulo 8 é uma transição para a Dispensação do Governo Humano, assim o final do 11 e início do 12 são transições para a próxima Dispensação. Esta é diferente da anterior (que não havia mandamentos expressos – apenas a consciência). Animais passam a temer ao homem, e a esses é permitido comer carne (9:2-4). É formado o Governo Humano, pois é dado ao homem o dever de conter a violência do próprio homem – é instituída a Pena de Morte (9:6), e os homens estabeleceram países (reinos) – 10:8-11.

            Há uma importante aliança: a terra não mais seria destruída por dilúvio (9:8-13).  E  há menção de sacrifício de animais como oferta a Deus - 8:20-21, que já é uma preparação para o sentido do sacrifício de Cristo: pecado exige condenação ou substituição (Romanos 3:23 com 6:23; e Hebreus 9:22 com Romanos 5:8), por isso é que Jesus é o Cordeiro de Deus QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (João 1:29).

            Através dos Semitas (descendentes de Sem) é que o mundo teria a bênção de Deus – 9:25-27 - Êxodo 3:6; 24:10 e Lucas 3:36; assim entendemos quando o SENHOR Deus disse a Abraão: “em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3).





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Ações de Graça: Por mais uma semana de trabalhos do templo e pela bênção da proteção de Deus. Pela aprovação do Ronaldo na primeira fase de testes para o intercâmbio na Inglaterra. Pela Cantata da Mocidade: Atos dos Apóstolos. Pela marcação da cirurgia da Dinha, do Pr. Régis. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação. Pela Dona Socorro: por seu tratamento. Pela família da Sandra Portela (amiga da Ilzanir): Por sua filha, pelo marido doente e seus dois filhos. Pelo Tom (amanhã): Congregação da Tapera e Igreja Perseguida no mundo. Pelos casamentos: Kelly & Paulo, e Florinda & Ciro. Pelo Retiro de Casais: Hotel Parque das Fontes (26 a 28/11). Pela viagem da Dona Catarina a Brasília, por seus filhos que ficaram no Icaraí. 3 – Pela gravidez da Claudiana, e da Sandra. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela sobrinha da Arlene: com seqüelas neurológicas da menigite. Por emprego para Isael e Márcia Cysne; e Joênia (chamada no Conc. Público). Por nossa celebração da Ceia do SENHOR: domingo pela manhã. 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pelo Isaque, sobrinho da Daniele, nasceu com cardiopatia, e precisará de cirurgia. Pela mãe do Pr. Régis: oremos pela cirurgia de gastrostomia. Pela fase dos trabalhos de acabamentos do Templo, pelos recursos. Pelo Planejamento para 2010/2011: pastor e diáconos. 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Francisco); Marlúcia (Bebeto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Josué); Sandra (Rosildo) e Eliete (Zé Maria); Cida (Manoel); Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley – com problemas com crack. Irmãos com problemas quanto a casa (Graça, Ivone, Rinaldo, Carmen, Fredson, Cong. do Araturi, e Pr. Nogueira). Pelo encontro dos casais: IUPI e CEU – dia 01/05. Pela programação de aniversário da igreja: 31/07 e 01/08.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330