Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações – Parte VII



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-05-11

As Sete Dispensações – Parte VII

Gênesis 9:1, 7, 18 e 19


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

 

KOINONIA – 11 de maio de 2010

AS SETE DISPENSAÇÕES – Parte VII

 

III – GOVERNO HUMANO - Gênesis 9 a 12

Arca de Noé

 

        O Capítulo 8 é uma transição para a Dispensação do Governo Humano. Ela começa após o Dilúvio. Há novas regras e novas situações (animais passam a temer ao homem, e a estes é permitido comer carne - 9:2-4). É formado o Governo Humano: dado ao homem o dever de conter a violência do próprio homem (9:6), e os homens estabeleceram países (reinos) – 10:8-11. Há uma grande aliança: a terra não mais seria destruída por dilúvio (9:8-13). Há menção de sacrifício de animais como oferta a Deus (8:20-21): Uma preparação para o sentido do sacrifício de Cristo: pecado exige condenação ou substituição (Romanos 3:23 com 6:23; e Hebreus 9:22 com Romanos 5:8). E, através dos Semitas, (geração de Sem) é que o mundo teria a bênção de Deus – 9:25-27. Portanto, por um semita (Abraão) é que o SENHOR Deus disse: “em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3).

         O julgamento do Dilúvio marcou o fim da 2ª Dispensação e o começo da Terceira. A Aliança com Noé estabeleceu (1) Governo Humano, (2) Ordem da Natureza, (3) Dilúvio Nunca Mais, (4) Sujeição do Canaanitas, (5) A bênção através dos Semitas, (6) Nações gentílicas através dos Jafeítas, e (7) o Povoamento da terra.

          Noé nasceu apenas 14 anos depois da morte de Sete. Viveu durante essas 8 gerações (500 anos), e por mais de 350 anos entre os homens daquela nova geração depois do Dilúvio. Constatamos quanto somos maus, esta Dispensação durou cerca de 427 anos (dos quais 350 com o piedoso Noé). Vejamos os três principais elementos da Dispensação do Governo Humano:

 

1 - Responsabilidade: povoar e espalhar-se sobre a terra (Gênesis 8:15 – 9:19 – ver (9:1, 7, 18 e 19)
2 -  Fracasso: desobedeceram (Gênesis 11:1-4)
3 - Juízo: confusão de línguas (Gênesis 11:5-9)

 

 





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Por mais uma semana de trabalhos do templo e pela bênção da proteção de Deus. Agradecer por uma oferta providencial para a Massada - que muito ajudará. Pela aprovação do Projeto dos Bombeiros; Pelos Encontro do IUPI, dos Namorados, e Programação da Mocidade e EBEC. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação. Pela Dona Socorro: por seu tratamento. Pela família da Sandra Portela (amiga da Ilzanir): Por sua filha, pelo marido doente e seus dois filhos. Pelo Tom (amanhã): Congregação da Patacas e Pindoretama, e pela Igreja Perseguida no mundo. Pelos casamentos: Kelly & Paulo, e Florinda & Ciro. Pelo Retiro de Casais: Hotel Parque das Fontes (26 a 28/11). 3 – Pela gravidez da Claudiana, e da Sandra. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pelo conserto do carro do Heraldo, e que o motoqueiro tenha condições de pagar. Por um emprego para Silvaneth; Pela recuperação da D. Lourdes (mãe da Carmen): cirurgia nos olhos e teve complicações. Pelo Retiro da EBEC, em Chorozinho, 12 a 16 de julho. Pelo tratamento da Ivanir. 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pela mãe do Pr. Régis: oremos pela cirurgia de gastrostomia. Pela fase dos trabalhos de acabamentos do Templo, pelos recursos. Por 2010/2011 – Planejamento/pastor e diáconos. Pelo passeio do Dia das mães: sábado (dia 15), às 8 horas. 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Francisco); Marlúcia (Bebeto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Josué); Sandra (Rosildo) e Eliete (Zé Maria); Cida (Manoel); Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley – com problemas com crack. Irmãos com problemas quanto a casa (Graça, Ivone, Rinaldo, Carmen, Fredson, Cong. do Araturi, e Pr. Nogueira). Pela programação de aniversário da igreja: 31/07-01/08: Pr. Manuel de Deus, Pr. Carlos Moraes, Pr. Yon Morato.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330