Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Deus é o responsável pelas catástrofes?



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2004-08-02

Deus é o responsável pelas catástrofes?

Jó 37:6, 10-13


Pr. José Nogueira


DEUS É O RESPONSÁVEL PELAS CATÁSTROFES MUNDIAIS?

No primeiro estudo, abordamos a questão se Deus é responsável pelas catástrofes que acontecem no mundo, e fizemos cinco considerações:

1 – Por causa do pecado, Deus amaldiçoou o homem e a terra – Gênesis 3:17-18

2 – Haverá uma solução futura também para o Universo caótico – Romanos 8:19-21

3 – Há causas naturais para os fenômenos naturais. São chamadas de causas imediatas.

4 – O Diabo, se Deus permitir, pode usar as forças da natureza – Jó 1:16, 18 e 19.

5 – Mas, se Deus tem todo o poder (Marcos 4:39), por que tais cousas acontecem?

Depois, apresentamos seis verdades bíblicas acerca de Deus e o Seu envolvimento com os acontecimentos:

a)   A natureza proclama a glória de Deus - Salmo 19:1. Tanto nos momentos tranqüilos, como também em acontecimentos que demonstram poder – Salmo 135:6-7. O que é o sol?

b)  Em grandes acontecimentos, a Bíblia diz que Deus foi o autor: Gênesis 6:17; Números 16:31-35; Jonas 1:4.

c) Deus é soberano, não precisa dar satisfação a ninguém – Salmo 115:3 e Romanos 9:14-18.

d) As calamidades devem ser enfrentadas com fé e ação - Tiago 5:17-18; Gênesis 1:28.

e) Deus está no controle direto de todas as coisas – Jó 37:6, 10-13. Por que só vemos, então, a bondade de Deus na natureza, e não vemos Sua disciplina e Seu juízo?

f) Todos vivem sob a misericórdia de Deus, e Ele pode retirá-la a qualquer momento – Lamentações 3:22-23. Em tudo, portanto, devemos dar glória a Deus!

            Vamos dar prosseguimento amanhã, com as conclusões (dia 02/08, às 19 horas).





Pedidos de oração:

ASSUNTOS DE ORAÇÃO 1 – Ações de Graça pelos quatro dias de programação do Celebrando – 2004; pelas famílias que se envolveram ajudando; pelas famílias que participaram; pelos visitantes que aceitaram nossos convites; pela realização da EBF, e pela proteção e bênçãos do SENHOR. 2 – Oremos para que haja crescimento espiritual efetivo em nossas famílias com compromisso sério da parte dos maridos, das esposas e dos filhos. Pra que tanto os maridos, como as esposas e filhos, cresçam em obediência, em seriedade e perseverança. 3 – Oremos pelos Cânticos para que sejam usados em adoração a Deus, mas também que sejam mensagens aos nossos corações; Pela leitura edificante - que prepare a mente de todos para o tema: Pela conclusão da Peça “O Morto-Vivo” – que seja, ao mesmo tempo engraçada, edificante e evangelística; Pelo testemunho do casal: Ila e Esmerino – que Deus lhes dê calma, sabedoria e que sejam usados por Deus. 4 – Pela mensagem de hoje à noite do Pr. José Nogueira: que haja tranqüilidade e que os crentes sejam edificados e os não-crentes sejam evangelizados. Oremos para que tanto o pregador, como a igreja, todos sejamos participantes, dependentes do Espírito Santo, abençoados e abençoadores hoje à noite. 5 – Pelos frutos de nossa programação: Que honremos ao que Deus honra; Que haja essa compreensão do valor da família também por parte dos visitantes; Que Deus abra corações para consagração e salvação; Que Deus abençoe as crianças participantes da EBF: crescimento e salvação. 6 – Oremos pelas famílias de nosso grupo (cada um ora pela família de quem está a sua direita).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330