Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações – Parte VIII



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-05-18

As Sete Dispensações – Parte VIII

Gênesis 12:1-9


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

 

KOINONIA – 18 de maio de 2010 - Parte VIII

IV – Dispensação da Promessa - 

Gênesis 12 a Êxodo 19

        

               Continuamos o estudo das Sete Dispensações:

1 – Inocência: No Jardim do Éden, antes da Queda.

2 – Consciência: Após a Queda, expulsos do Jardim, as genealogias de Caim e Sete.

3 - Governo Humano: Do Dilúvio até Abraão.

4 – Promessa: Período dos Patriarcas.

5 – Lei Mosaica: Do recebimento da Lei, no Monte Sinai, até a Primeira Vinda de Cristo.

6 – Igreja: De Pentecoste até a 2ª Vinda de Cristo.

7 – Milenial: Governo de mil anos de Cristo.

        

              Neste estudo, veremos a Quarta Dispensação:     A Dispensação da Promessa, que começou com a Aliança de Deus com Abraão, cerca de 1963 a.C., ou seja 427 anos depois do Dilúvio (Gênesis 12:1-9). Sua duração foi de 430 anos (Hebreus 11:9, 13). Esta dispensação é também chamada por alguns eruditos, como “A Dispensação Patriarcal”. Por meio dela, Abraão e seus descendentes vieram a ser herdeiros da promessa. Nela, podemos observar três pontos importantes:


         1) A Aliança é de graça e sem condições. Os descendentes de Abrão haviam apenas de ficar na Terra Prometida, Canaã, para herdar a bênção. No Egito perderam as bênçãos, mas não a Aliança.

 

         2) A Dispensação da Promessa terminou quando Israel aceitou a Lei (Êxodo 19:8). A graça tinha fornecido um libertador, Moisés, fornecido um sacrifício para o culpado, e por divino poder libertado Israel da escravidão egípcia (Êxodo 19:4).

 

         3) A Dispensação da Promessa tem, em sua aliança, elementos eternos, que não foram desfeitos  na próxima Dispensação (a da Lei): Gálatas 3:17, como a salvação pela fé (Tiago 2:23), a escolha do povo judeu através de Abraão e Sara (Gênesis 17:18-19).


         A Dispensação da Promessa se estende de Gênesis 12:1 a Êxodo 19:8.
         1 - Responsabilidade: Morar em Canaã (Gn 12:1-7)
         2 - Fracasso: Moraram no Egito (Gn 12:10; 46:6)
         3 - Juízo: Escravidão (Êx 1:8-14)

         Na próxima semana, se Deus nos permitir, estudaremos mais sobre a Dispensação da Promessa, com suas implicações.





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Por mais uma semana de trabalhos do templo e pela bênção da proteção de Deus. Agradecer pelo bom passeio do Dia das Mães. Pelo bom andamento no difícil projeto elétrico, pelo planejamento do som e também pelo projeto hidráulico. Pelo emprego da Silvaneth. Agradecer pelas programações da Mocidade e EBEC, aos sábados. Pela Celebração dos 62 anos do Moderno Estado de Israel. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação. Pela Dona Socorro: por seu tratamento. Pela família da Sandra Portela (amiga da Ilzanir): Por sua filha, pelo marido doente e seus dois filhos. Pelo Tom (amanhã): Congregação de Araturi, e pela Igreja Perseguida no mundo. Pelos casamentos: Kelly & Paulo, e Florinda & Ciro. Pelo Retiro de Casais: Hotel Parque das Fontes (26 a 28/11). Pela família da Mara, diante da perda do pai. Pelo Chá de Panela da Kelly e Paulo (sábado, dia 29). 3 – Pela gravidez da Claudiana, e da Sandra. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pelo conserto do carro do Heraldo, e que o motoqueiro tenha condições de pagar. Por um emprego para jovem Régis; Pela recuperação da D. Lourdes (mãe da Carmen): cirurgia nos olhos e teve complicações. Pelo Retiro da EBEC, em Chorozinho, 12 a 16 de julho. Pelo tratamento da Ivanir. 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pela mãe do Pr. Régis: oremos pela cirurgia de gastrostomia. Pela fase dos trabalhos de acabamentos do Templo, pelos recursos. Por 2010/2011 – Planejamento/pastor e diáconos. Pela Reunião do CEU, no próximo sábado; Mara e a mãe na Kelli Bandeira: pelo problema de cisto nos rins. Pelo Projeto de Revenda de Água: Bruno com Lindanete e Jackson. 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Francisco); Marlúcia (Bebeto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Josué); Sandra (Rosildo) e Eliete (Zé Maria); Cida (Manoel); Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley – com problemas com crack. Irmãos com problemas quanto a casa (Graça, Ivone, Rinaldo, Carmen, Fredson, Cong. do Araturi, e Pr. Nogueira). Pela programação de aniversário da igreja: 31/07-01/08: Pr. Manuel de Deus, Pr. Carlos Moraes, Pr. Yon Morato.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330