Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Sete Dispensações – Parte XI



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2010-06-08

As Sete Dispensações – Parte XI

Êxodo 19:8


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida


KOINONIA – 08 de junho de 2010 - Parte XI


A Dispensação da Lei - Êxodo 19 a Atos 2 - Continuação


      
Vimos que a Lei começou com o Pacto entre Deus e Israel, no Sinai, Êxodo 19, quando nacionalmente o povo de Israel disse as palavras registradas em 19:8.

      Esta Dispensação perdurou cerca de 1430 anos: da saída do Egito até a obra redentora de Cristo, incluindo o envio do Espírito Santo, em Atos 2.


         Os três principais elementos da 5ª Dispensação:

1 - Responsabilidade: Guardar a Lei - Êxodo 19:3-8.

2 - Fracasso: Eles violaram a Lei, rejeitaram o Messias prometido nela  – Dt 1:15-19; 2 Rs 17:5-14;  Mt 27:1, 22-25.

3 - Juízo: Destruição de Jerusalém, do Templo e a dispersão dos judeus pelo mundo – Dt 28:63-66; e  Lc 21:20-24.

        Quantas vezes o povo de Israel foi disciplinado pelo SENHOR Deus,  mas endureceram a cerviz, até que foram quebrados longa e dolorosamente – Provérbios 29:1.           

         A Lei tem 613 mandamentos (248 positivos + 365 proibições). Formando o código legal de Deus para o Seu povo. Como antes, e também depois, da Lei, havia o certo e o errado (matar inocente, mentir, etc. é por isso é que houve homens bons e maus, antes dela). A Lei especificava objetivamente, servindo de base para o juízo dessa Dispensação (devemos estudar a importância dos elementos de julgamento de cada Dispensação, pois são importantes na compreensão de João 3:16-18 e 36).

         A Lei foi o pedagogo (aio) para a Dispensação da Graça (Gálatas 3:24). Uma outra coisa importante na leitura e estudo das Sagradas Escrituras é o significado das palavras. Por exemplo: mundo (kosmos) tem três sentidos: João 3:16; 1 João 2:15 e João 17:15.

         Assim também a Lei: pode significar o Antigo Testamento (João 10:34), também a Dispensação da Lei (João 1:17). O contexto é que esclarecerá.

         A Lei, como dispensação, findou – Rm 6:14; e 7:4-6. A Lei, como o Antigo Testamento, permanece até a consumação – Salmo 119:160.

         Será que agora podemos entender Mateus 5:17, e João 10:35, e Romanos 10:4?





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Por mais uma semana de trabalhos do templo e pela bênção da proteção de Deus. Pelo andamento dos projetos: piso, plataforma, eletricidade, hidráulico, som e imagem. Pelo jejum em prol da salvação dos familiares. Pela decisão da Sofia e Lara. Pelas bênçãos do Roberto em Israel. Pela confirmação do Pr. Yon, em julho. Agradecer pela chamada da Joênia (Concurso). Pelo Projeto Contra Incêndio. 2 – Pela Zildânia – Por sua recuperação; e pela reativação do ponto (conserto de máquinas) do Jocélio. Pela D. Socorro: por seu tratamento. Pela família da Sandra Portela (amiga da Ilzanir): Por sua filha, pelo marido e filhos. Pelo Pr. Nilson: pelas dores e consulta amanhã. Pelos casamentos: Kelly & Paulo, e Florinda & Ciro. Pelo Retiro de Casais: Hotel Parque das Fontes (26 a 28/11). Por um emprego para o Heraldo. Marlúcia: tratamento de saúde. Pela recuperação da Carmen. Pela viagem da Liduina e D. Lúcia Lôtfi para Paraíba. 3 – Pela gravidez da Claudiana, da Sandra e da Sancha. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela recuperação da D. Lourdes (mãe da Carmen): cirurgia nos olhos. Pelo Retiro da EBEC, em Chorozinho, 12 a 16 de julho. Pelo tratamento da Ivanir. Pela cunhada do Ronaldo: Meyre (aneurisma); Pela cirurgia da irmã Yolanda; Pelos problemas de saúde da D. Áurea (diabete) e pela cirurgia de coração do neto (Pedro Vítor). 4 – Pela salvação da família do irmão Eurides e do irmão Walter; Pelo Iranilson (patrão do Luciano): cura do câncer e conversão. Pela fase dos trabalhos de acabamentos do Templo, pelos recursos. Por 2010/2011 – Planejamento/pastor e diáconos. Pela programação de aniversário da igreja: 31/07-01/08: Pr. Manuel de Deus, Pr. Carlos Moraes, Pr. Yon Morato. Pela Mara: problema de cisto nos rins. Pelo Projeto de Revenda de Água: Bruno com Lindanete e Jackson. 5 – Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Francisco); Marlúcia (Bebeto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Josué); Sandra (Rosildo) e Eliete (Zé Maria); Cida (Manoel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu).Pela Jacqueline: seu pai está indo à I.B. Maanaim, e pelo vestibular. Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley – com problemas com crack. Irmãos com problemas quanto a casa (Graça, Ivone, Rinaldo, Carmen, Fredson, e Pr. Nogueira; Antº e Valdenice: compra). Pelo Pr. Oscar (da I.B. do Jardim Iracema): problemas na igreja.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330