Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Tenhamos cuidado, precisamos ouvir!


TENHAMOS CUIDADO, PRECISAMOS OUVIR!

Hebreus 12:25

            Esta mensagem está baseada num sermão de Charles Haddon Spurgeon, que foi, nas palavras da Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, “um forte fundamentalista, que se retirou da União Batista, em 1887.” Spurgeon foi um pastor batista, na Inglaterra, que além de ser um excelente pregador (tanto em conteúdo como em eloqüência), também era um amoroso pastor que tinha cuidado com as suas ovelhas. Neste sermão, Spurgeon usa o texto de Hebreus 12:25 para exortar quanto a necessidade que temos de ouvir e crer nas mensagens da Palavra de Deus.

 

I – HÁ NECESSIDADE DE OUVIRMOS – Êxodo 19:16 – 20:1

            Deus convocava o povo para ouvir Sua Palavra, pois precisamos dela para a nossa vida!

1)                  A PALAVRA DE DEUS É EXCELENTE – SALMO 19:10-11 – Ela exige nossa atenção, toda a nossa diligência e todo nosso esforço para sermos obedientes aos seus ensinos.

2)                  TUDO NOS AFASTA DELA! – O Diabo a odeia por saber que ela é a fonte de nossa vida e de nosso crescimento. Por isso ele tudo faz para que nos afastemos dela. O mundo tem uma natureza totalmente contrária a ela, e todo o sistema do mundo trabalha para nos impedir de aproximarmo-nos dela

3)                  TEMOS REJEITADO A PALAVRA DE DEUS! E nós mesmos temos demonstrado, em nossa indisposição para com ela, o quanto pouco a valorizamos.

Parece que temos tratado a Palavra de Deus como se ela entrasse por um ouvido e saído pelo outro; mas a Palavra de Deus, NÃO NOS ESQUEÇAMOS, não transigirá conosco, até que nos tenha falado, exortado, repreendido, disciplinado e até nos condenado!

 

II – MODOS DE RECUSAR OUVIR – Hebreus 12:21-25

            Há muitos modos de recusar ouvir ao que fala.

1)                  NÃO OUVINDO: Ausência ao culto; ausência na hora da pregação; procurando outro pregador que possa coçar os ouvidos com meias verdades e com palavras aveludadas; desprezo ao devocional diário.

2)                  RECUSANDO-SE A CRER: Só cremos realmente quando a verdade modifica a nossa vida. Uma das maneiras mais comuns e terríveis de recusar a mensagem da Palavra de Deus é concordar intelectualmente, mas sem deixar que ela nos mude, nos impulsione a fazer e colocá-la em prática. Numa conferência missionária de uma igreja, fui convidado para pregar sobre Israel e Missões. Expus que o Novo Testamento ensina que a obra missionária inclui fazer Missões aos judeus e que toda estratégia missionária de uma igreja local deve ter orações por Israel e evangelismo aos judeus.

Todos concordaram comigo e agradeceram pela “grande mensagem”. Mas continuaram a fazer bem pouco por Missões e sem incluir qualquer esforço ou plano para o evangelismo aos judeus. Eles creram realmente naquela mensagem? Não! Você tem se recusado a colocar em prática um ensino aprendido da Palavra de Deus? “Tende cuidado, não recuseis ao que fala...” Hebreus 12:25.

3)                  SENDO OFENDIDO: Achando que o pregador tem algo contra você. Pode ser até que tenha, mas se o texto te acusou e demonstrou alguma falta tua, então É DEUS QUE TEM ALGO CONTRA TI!

4)                  SENDO NEGLIGENTE – Tiago 1:19-25. Esquecendo da mensagem, do que Deus te falou.

 

III – MOTIVOS QUE IMPEDEM O OUVIR – Eclesiastes 5:6

1)                  ORGULHO: Um líder foi chamado por um colega para ´fazer uma cadeira teológica no Curso Bíblico Discipular. Ele disse que não precisava, pois já sabia de todas aquelas coisas.

2)                  PECADO: Foi o grande Martinho Lutero que disse: A Bíblia me afasta do pecado; o pecado me afasta da Bíblia.

3)                  MEDO: Medo de assumir compromissos sérios com Deus.

4)                  PROCRASTINAÇÃO: Quem grita: ‘amanhã’, quer dizer: ‘NUNCA’!

Spurgeon cita o exemplo de um pastor, chamado Cadogan, que uma vez de propósito se fez insensível ao melodioso tocar de um grande músico de sua igreja, mas que a vida espiritual dele era lamentável. O músico, indignado com insensibilidade dos ouvidos do pastor, reclamou. O Pr. Cadogan então lhe disse: ‘Irmão, mais impressionado estou eu com a sua insensibilidade para com a Palavra de Deus. Tenho pregado verdades com poder de ressuscitar mortos, mas o caro irmão não escuta’.

 

IV – AVISOS PARA OS SURDOS ESPIRITUAIS –

Salmo 119:57-63

Ninguém despreza a Palavra de Deus e fica impune, porque a Palavra de Deus não volta vazia... (Isaías 55:11):

1)                  INFERNO PARA OS DESCRENTES – 2 Tessalonicenses 2:10-12

2)                  DISCIPLINA PARA OS CRENTES – Atos 5. Ananias e Safira é um exemplo trágico de crentes que quiseram “brincar” com a verdade de Deus.

Portanto, irmãos e amigos, “Tende cuidado, não recuseis ao que fala...” Hebreus 12:25.


Pr. José Nogueira


2004-08-15 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330