Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Gálatas, a Justificação pela Fé


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Mocidade Batista Fundamentalista – 2010

Mensagem: Pr. José Nogueira – 22 de maio de 2010

 GÁLATAS: A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

Gálatas 2:16

A Epístola aos Gálatas foi dirigida a uma situação específica para um grupo de igrejas da Galácia (Derbe, Listra e Icônio), do Primeiro Século, ameaçado por um perigo ameaçador: o Legalismo Judaizante.

Galacia

Ocasião: Paulo havia evangelizado aquelas cidades, em sua primeira viagem missionária, e deixado nelas congregações (Atos 13 e 14:21-27). Mas, além dos judeus incrédulos, que perseguiam os missionários, houve a perseguição verbal e herética dos judeus convertidos, mas judaizantes. Estes ensinavam que o Cristianismo era para ser adaptado ao judaísmo, precisando todos guardar a lei para ser salvos: leis dietéticas, circuncisão, festas, etc.

Importante

O Cristianismo vai em toda a sua história ter que lutar contra as heresias da Liberdade Cristã:

Legalismo: Inclusão de regras para a salvação.

Antinomismo: Retirar todas os ensinos éticos da fé cristã. Uma vez que somos salvos pela fé, independentemente das obras, os antinomistas querem ressuscitar o que Paulo há quase dois mil anos condenou em Romanos 6:1-2.

Como Combater uma Heresia?

Com doutrina bíblica – Gálatas 2:16

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

Gálatas e a Reforma Protestante do Século XVI

De muito maior relevância é o papel desempenhado por esta Epís­tola na Reforma, especialmente no pensamento e nos escritos de Martinho Lutero.

Considerava os judaizantes como exemplos dos legalistas na religião; e, portanto, como exemplos de qualquer sistema religioso em que a aproximação de Deus ti­nha como base exigências legalistas.

A justificação pela fé foi a resposta de Paulo à situação deles e veio a ser igualmente a resposta de Lutero.

Lições de Gálatas para o Século XXI

1 - Uma advertência séria contra o legalismo.

Não há dúvida que os judaizantes na Galácia eram pessoas sinceras, acreditando honestamente que o melhor procedimento possível para os gentios era serem circuncidados. Estavam tão condi­cionados a uma abordagem legalista que não enxergavam os seus perigos e nem mesmo a ameaça fatal que ela representava para a existência do pró­prio Cristianismo. Os legalistas modernos não são menos sinceros nem menos errados.

Qualquer abordagem do Cristianismo que dependa da ob­servância de regras externas como meio de salvação é legalismo – Atos 16:31 e Efésios 2:-10.

2 - Outra tendência dos tempos modernos é o crescimento da libertinagem.

Até que ponto esta Epístola transmite uma mensagem para uma época que está sendo cada vez mais dominada pela nova moralidade? Paulo deixa perfeitamente claro que a liberdade não deve ser usada como ocasião para a carne (5:13). Pelo contrário, o ensino de Paulo acerca da carne é uma resposta suficiente para aqueles que desejam abolir restrições morais consagradas pelo tempo.

O verdadeiro crente manifesta o fruto do Espírito Santo: 5:22-25.

3 - Uma pesquisa importante é descobrir até que ponto o modo como Paulo tratou da situação dos gálatas foi modelo para nós.

Não se pode negar que Paulo mostrou-se incisivo. Não ha­via questão de complacência ou meios-termos no caso. Paulo vê o assun­to como uma questão de vida ou morte, e não hesita em empregar a fran­queza de linguagem. Não havia dúvida em sua mente quanto à impossi­bilidade de coexistência pacífica dentro da Igreja gentia entre um partido que exigia a circuncisão. Via claramente que estes não representavam de modo algum o cristianismo pu­ro, devendo ser portanto, vigorosamente excluído – Filipenses 3:2 e 3.

4 – Como entra a heresia?

O apóstolo Paulo deixou bem claro que as heresias entram em forma de sutilezas e dissimulações a fim de introduzir a dúvida e depois o ensino errado – Gálatas 4:12-17 e compare com 3:1 e 5:1-10.

5 – Toda a revelação de Deus está na Bíblia Sagrada (de Gênesis a Apocalipse)

Qualquer coisa que a acrescente (por melhor intenção que tenha e por quem quer que seja) é de proveniência maligna – Gálatas 1:8-9, compare com Isaías 8:20 e Apocalipse 22:18-21.


Pr. José Nogueira


2010-05-25 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330