Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Profecias Bíblicas e Sinais dos Tempos


Há especulações de natureza mística e científica sobre catástrofes previstas para 2012. Estudar cada uma e ver o que a Bíblia Sagrada ensina sobre “os sinais dos tempos” serão os nossos desafios de hoje.

Estudemos antes quatro textos bíblicos para que possamos adentrar nesse assunto:

1 - Mateus 24:36 – Comparou a 2ª Vinda de Cristo com os dias que antecederam o Dilúvio:
“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai”

2 - Mateus 16:3 – Exortou quanto a entendermos os sinais dos tempos:
“E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?”

3 - Deuteronômio 13:1-5 – A Possibilidade de Deus permitir o cumprimento de uma profecia de um falso profeta:
"QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti."

4 - Mateus 24:3-14 – Duas perguntas e um longo ensino:

 

I - Análise das Previsões de Catástrofes para 2012

Cientistas e místicos apontam que no fim de 2012 haverá um grande acontecimento que abalará o planeta Terra. Uns chamam de “fim do mundo”. Outros apontam que será o fim dramático de uma era. Já outros preferem dizer que tais acontecimentos podem acabar com toda a humanidade, porém outros dizem que sobrarão poucos para reconstruir o que restar do planeta.

AS PREVISÕES QUE FORAM DESACREDITADAS

1. O Código da Bíblia – de Michael Drosnin


Embora diga não acreditar em Deus, Michael Drosnin se baseou no trabalho de três matemáticos israelenses (Witztum, Rosen e Rips) que estudaram a lógica da repetição de letras e palavras no Antigo Testamento. Aplicando um software criado por especialistas em descoberta de códigos, operando as repetição de letras hebraicas, como num jogo de palavras cruzadas, Drosnin achou datas de eventos marcantes: Segunda Guerra Mundial, morte de John F. Kennedy, Watergate, etc.
E achou 2012 como o ano do Juízo Final, em Deuteronômio 1:4 e Êxodo 34:10, onde as palavras “cometa” e “aniquilação da Terra” aparecem  no desvendamento do código.

Fraquezas:
1 -
Brendan McKay, um matemático australiano, aplicou um software idêntico ao livro Moby Dick e também encontrou eventos históricos e até a morte de Drosnin.
2 - Duas previsões feitas por Drosnin  em 1997 fracassaram: Previu uma guerra mundial para o ano 2.000 ou 2006 e a colisão de um cometa com a Terra em 2006.

Minhas Dúvidas:
Estranhamente há uma coincidência espantosa em repetição de palavras na Lei de Deus, em Hebraico. Que não pode ser por acaso. Mas o que isso quer dizer, eu não sei. Sei que os judeus tiveram o maior cuidado de preservar letra por letra das Escrituras por crerem CORRETAMENTE que cada uma veio diretamente de Deus.


2. Nostradamus



Nostradamus é o mais estudado e citado vidente e místico de todos os tempos.
Seus intérpretes e decifradores de suas enigmáticas poesias previram que 1999 seria a data do Juízo Final: "O Grande Rei do Terror irá descer dos Ceús". Enquanto a data marcada como certa pelos “especialistas” em Nostradamus não chegava, outros juntavam as peças  e diziam que a Sonda Espacial Cassini iria cair na Terra, derramando todo o combustível radioativo nas águas do Planeta, concretizando assim o acontecimento descrito em Apocalipse 8:11 (“E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas").

Muitas pessoas que viveram a virada do milênio, podem lembrar que os anos de 1999/2000/2001 foram marcados por profecias e previsões de todos os tipos (quem não lembra do bug do milênio?).

Ultimamente, desde que o Canal History Channel fez um programa, em 28 de outubro de 2009, com o Livro Perdido de Nostradamus, que famosos especialistas decifraram a profecia “do escorpião com uma espiral entre suas pinças”, como o fim do mundo durante o solstício de inverno, em 21 de dezembro de 2012.

Minhas Certezas:
Nostradamus foi uma espécie de bruxo do fim da Idade Média (Século XVI) que fez prognósticos em forma de charadas, com termos ambíguos e obscuros. Assim, é possível interpretar seus enigmáticos versos conforme qualquer acontecimento histórico mundial: "Um dia serão amigos os dois grandes chefes…" (foi interpretado que ele previu a queda do Império Soviético!).


II - As Maiores Evidências de Cientistas e Místicos


1. O Calendário Maia



Os maias formaram uma antiga civilização que floresceu na região do México e América Central. Eles registraram o fim do ciclo da chamada Longa Contagem para 21 de dezembro de 2012. Como eram astrólogos (acreditavam que a posição dos astros influenciava as pessoas e o mundo), tornaram-se grandes astrônomos (estudiosos dos astros, dimensões, distâncias, trajetórias, etc.). Criaram um calendário mais completo que o Calendário Gregoriano da Idade Média (e usado até hoje). Previram que a terra e a humanidade chegarão ao fim de seu ciclo em 2012, que ocasionará catástrofes globais e mudanças radicais. Há, na verdade, muitas especulações e todo o tipo de teorias formuladas por pessoas iniciadas em misticismos e na cultura maia.
Contudo, os trabalhos sérios, como o de Michael D. Coe (professor de Antropologia e curador do Museu de História Natural da Universidade de Yale, e um dos maiores especialistas da Cultura Maia) não deixam dúvidas que os maias calcularam o fim dessa era para 21 de dezembro de 2012. Se é o fim do mundo, o fim de uma era, o fim de uma transição que revelará uma nova sociedade – isto depende da interpretação das profecias e de qual calendário está sendo estudado (há vários manuscritos e se encontram em várias partes do mundo).


Minhas Observações:
1 - O fato dos maias serem grandes astrônomos não garante que podiam marcar o fim dos tempos. Isso foi fruto da astrologia deles.
2 - Os maias meditavam através de transes provocadas por plantas alucinógenas que os faziam viajar entre as estrelas... que também os levaram a fazer sacrifícios humanos a mando dos deuses.


Minhas Certezas:
1 - Os maias foram iniciados em demonismo. Fica claro que havia influência de demônios nas buscas de conhecimento. Creio que essa mistura de ASTRONOMIA, ASTROLOGIA e RELIGIÃO estava intimamente ligada aos ensinos de demônios, que, por alguma razão, quiseram apontar para o ano 2012.
2 - O estranho é que esse apontar para 2012 foi também difundido em outras partes, de outras formas (muitas completamente independentes do nível humano). Por quê?


2. Tempestades Solares



A partir de setembro de 1859, quando uma grande tempestade solar atingiu a Terra, interrompendo as transmissões de telégrafo, abalando os campos magnéticos, provocando incêndios e destruindo redes elétricas, os cientistas estudam a possibilidade de uma repetição dessas tempestades solares e quais seriam as implicações nos dias atuais.
É certo que fontes oficiais da NASA emitiram alerta que pode ser em breve. Dois grandes centros de pesquisa calcularam tal tragédia para 2011/2012.

Minhas Observações:
1 - O “Máximo Solar” tem sido alertado por fontes oficiais da Nasa, pelo Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas e pelo Centro Marshall de Voos Espaciais, que, segundo eles, começará em 2011 e atingirá seu auge em 2012.
2 - Esse “auge” previsto pode provocar (segundo previsões também) rompimento nas telecomunicações, queda de energia elétrica (falam de anos), falhas em GPS, colapso de computadores, deslocamento da crosta terrestre provocando grandes terremotos.
3 - Os cientistas não são videntes e nem infalíveis. Mas, há um consenso dos maiores centros de estudos atmosféricos que haverá tempestades solares em 2012 – suas magnitudes e seus efeitos são altamente previsíveis, mas não infalíveis.


3. O Enfraquecimento do Campo Magnético da Terra


Há um consenso científico de que a força magnética que protege o planeta está em decadência. É uma séria ameaça, uma vez que, sem a proteção desse campo, os ventos solares queimariam toda a vida terrena. O enfraquecimento do campo magnético poderia ser acelerado por alguns outros fatores, tornando-se uma ameaça iminente.

Algumas Certezas:
1
- Como os cientistas sabem que o campo magnético da Terra está ficando cada vez mais fraco? 
Uma das evidências é o que está acontecendo quando a argila é super-aquecida: as partículas de ferro se alinham com o campo magnético.
2 - Esta diminuição da força do Campo Magnético é fato científico aceito e incontestável. Mas, as suas conseqüências são apenas previsíveis.
3 - O que é mais temido é um efeito dominó ocasionado pelas intensas erupções solares esperadas para 2012. John Rennie, colaborador da Scientific American, afirmou para o Discovery Channel que se o campo magnético se enfraquecer pode fazer o núcleo do planeta se deslocar, o que provocaria terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas enormes em todo o mundo.


4. Desastre no Grande Colisor de Hádrons



CERN – É uma entidade científica européia, com a finalidade de descobrir de que o universo é feito e como ele funciona. Eles criaram recentemente o Grande Colisor de Hádrons, que, segundo eles, é capaz de recriar as condições presentes logo após o Big Bang. Apesar de seus defensores falarem de segurança total, outros cientistas dizem que o Colisor pode produzir um “miniburaco negro” capaz de engolir a Terra em minutos.
Sim, esse brinquedinho de 9 bilhões de dólares, de 27 km de circunferência, construído num túnel a 180 metros abaixo da superfície, entre a França e a Suiça, tem potencial de destruir o planeta. Cientistas temerosos entraram com recursos em tribunais para impedir essas experiências, mas não conseguiram, e as pesquisas (e os perigos) continuam.

Minhas Observações:
1 - A CERN foi fundada em 1954, por onze países europeus (hoje tem 20). O Grande Colisor de Hádrons é um acelerador de partículas subatômicas (prótons) e faz com que colidam em altíssimos níveis de energia (cada feixe de prótons tem sete trilhões de elétron-volts). Eles não sabem o que resultará dessas colisões.
2 - Dr. Walter L. Wagner, físico nuclear, criou uma organização  para tentar impedir temporariamente por meios legais a continuação de experimentos no GCH, por motivos de segurança. Cientistas do próprio CERN concordam que o experimento pode causar uma catástrofe mundial, mas discordam quanto à insegurança.
3 - Apesar de toda garantia de segurança, houve uma falha no sistema quando GCH foi ligado em setembro de 2008. Contudo, cientistas, como Stephen Hawking, garantem que é seguro.


5. Vulcões



Uma elevação de 18 cm foi constatada no poderoso vulcão de Yellowstone, nos Estados Unidos. Foi o resultado do levantamento feito através das 12 estações do sistema de posicionamento global (GPS) localizadas na região do vulcão e pelo radar especializado do sistema Envisat, da Agência Espacial Européia (ESA).
Sua cratera de 60 km de comprimento e 40 km de largura criada por uma explosão vulcânica há 642 mil anos (sic), se ergueu 18 cm entre julho de 2004 e o dezembro de 2006, representando uma média anual de 7 cm. Cientistas observam que o ritmo de elevação vem sendo bem mais rápido do que o observado no período de 1923 até anos recentes. O estudo foi publicado este mês em um artigo na revista Science.
Os vulcões sempre representaram um perigo em grande escala. Geólogos têm, por exemplo, apontado o vulcão de Yellowstone, nos EUA, como uma bomba-relógio pronta para explodir e capaz de devastar o mundo todo. Dizem que tempestades solares podem acelerar o processo de erupção dos vulcões espalhados pelo planeta.

Certeza:
Esta é mais uma ameaça real. Se as tempestades solares e o enfraquecimento do Campo Magnético podem acelerar essas erupções, o mundo vai ter que esperar para ver. Equipamentos ultra-modernos espalhados pelo parque de Yellowstone e centenas de cientistas monitoram 24 horas as atividades do vulcão. Mas, na hora em que o vulcão entrar em erupção, será muito tarde para fazer algo a respeito.


III - AS PROFECIAS BÍBLICAS - Parte I



1. O SENHOR DEUS TEM SOB SEU CONTROLE O TEMPO DE TODAS AS COISAS ACONTECEREM - Apocalipse 9:15
“E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.”


2. PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO DESCREVEM COM EXATIDÃO IMPRESSIONANTE O DIA D
- Isaías 13:6-13
- Malaquias 4:1
“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo”


3. PROFECIAS DO NOVO TESTAMENTO FALAM DOS EFEITOS DO SOL E DE GRANDES TERREMOTOS – Apocalipse 16:8-9 e 19-21


CERTEZAS DA PALAVRA DE DEUS:

1 - É TEMPO DE ESPERANÇA: PARA CADA PROFECIAS SOBRE A 1ª VINDA DE JESUS HÁ OITO PROFECIAS ACERCA DA 2ª VINDA DE JESUS
- Mateus 24:27
“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”

- Filipenses 3:20
“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”


2 - É TEMPO DE CONGREGAR – Hebreus 10:25
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”


3 - É TEMPO DE CONVERSÃO E DE CONSAGRAÇÃO – 2 Pedro 3:9-11
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade”


4 - É TEMPO DE ESTUDAR MAIS A BÍBLIA – Apocalipse 22:16-21
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.”


Pr. José Nogueira


2011-04-10 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330