Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Dia de Ações de Graça


"The First Thanksgiving at Plymouth"

Agradecer a Deus é gratificante. Como é bom receber louvar a Deus.

            A Bíblia menciona diversos momentos de louvor e gratidão, e exorta-nos  a sempre reconhecer a bondade de Deus e sermos gratos ao SENHOR.

            Queremos relembrar o surgimento do dia de Ação de Graças e depois ver o que a Bíblia tem a dizer sobre esse tema.

 

1 – Histórico do Dia de Ação de Graças

            O dia Nacional de Ação de Graças, como o temos hoje, teve seu início nos Estados Unidos da América. Imigrantes ingleses, de origem puritana, fugiram para os Estados Unidos, por causa a intolerância religiosa, em busca de maior liberdade religiosa e política. Nos primeiros anos na América, passaram por grandes provações e sofrimentos. Tendo sobrevivido e começando a prosperar, resolveram agradecer a Deus e dedicar a Ele um dia de Ação de Graças.  Celebravam o dia com um banquete e o assado de uma ave silvestre, o peru.

 

Datas Históricas do Dia de Ação de Graças

            - 13/12/1621, o governador Bradford agradece a Deus. Foi a primeira Festa da Colheita celebrada nos EUA.

            - 26/11/1789, o Presidente George Washington agradece a Deus em Culto Público.

             - 1725, fixou-se, neste ano, a quarta quinta-feira de novembro, como Dia de Ação de Graças.

"First Thanksgiving"

Reprodução fotográfica do quadro de J.L.G. Ferris

 

            - 1863, o Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, deu ênfase à celebração do Dia de Ação de Graças no país.

            - 1949, o embaixador brasileiro, Joaquim Nabuco, assistiu em Washington, nos EUA, à celebração do dia Nacional de Ação de Graças. Sensibilizado, proferiu um vibrante discurso na ONU, convidando as nações a fazerem o mesmo e propôs o Dia Internacional de Ação de Graças, para reconhecimento da providência divina entre os homens e nações.  Hoje a data é celebrada em mais de 150 nações.

            - O Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído no Brasil, pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, pela lei 781, de 17 de agosto de 1949.

 

2 - Agradecer e Louvar na Bíblia

            O Antigo e o Novo Testamento convidam os crentes, o povo redimido por Deus, por inúmeras passagens, a darem graças a Deus em todos os momentos de sua vida. Isto não impede que se fixe um dia especial para isso. Em toda a Bíblia temos exemplos de indivíduos e grupos que em diversas situações agradecem a Deus pelas muitas bênçãos recebidas.

            Noé, após um ano na arca, ao desembarcar com seus familiares, ofereceu sacrifícios de louvor a Deus (Gn 8:20,21). Salomão, mil anos antes de Cristo, ao dedicar o Templo, ofereceu a Deus 20 mil bois e 100 mil ovelhas (1 Rs 8:62). Observando a vida de Jesus, vemo-lO agradecer a Deus pelo alimento (Jo 6:11,23), pela resposta às orações (Lc 22:17,19), pela saúde (Lc 17:16), pelo pão na santa ceia (Lc 22:17,19). O apóstolo Paulo, em suas epístolas, agradece publicamente a Deus em várias igrejas por bênçãos como: o alimento (At 27:35; Rm 14:6; 1 Co 10:.30; 1 Tm 4:13), pela paz (At 24:2) e livramento de perigos (At 27:35; 28.15).

 

A Terminologia do Agradecer nas Escrituras.

            A palavra agradecer (original e sinônimos) aparece mais de 60 vezes no Antigo Testamento. Temos 26 Salmos que exortam ao louvor. No Novo Testamento a palavra aparece mais de 100 vezes. As palavras hebraicas são "Yada" e "Todah" e no grego "eucharisteuo" e "eucharistia". São as palavras hebraicas, aramaicas e gregas para agradecer. Em adição temos "exhomilogeo" que é usado em Mt 11:25. Nos salmos a palavra "Yada" significa restritamente dar graças, louvar, celebrar.

 

Instruções Específicas nos Salmos sobre o Agradecimento

            É notório que só os filhos de Deus são aptos para trazerem agradecimento aceitável a Deus. Os que não crêem em Deus, não podem agradecer a Deus. Também aqueles que rejeitam os ensino e mandamentos de Deus não podem agradecer verdadeiramente a Deus. Isto mostra porque o Dia de Graças é algo diferente, pois trata-se do que o verdadeiro louvor ao SENHOR - "Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos (Sl 119:62).

 

Lugares para Agradecer

            No Salmo 100, o salmista convida os seguidores de Deus: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terra. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos" (Sl 100:1 e 2). Um dos elementos principais no culto divino é dar graças. Se isto é feito na casa de Deus, poderá ser feito também na vida devocional, nos lares, como vários salmos o atestam.

 

Agradecimentos entre as Nações

            Davi coloca a seguinte ordem: "Assim que, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome " (Salmo 18:47 a 49). Temos aqui uma ênfase à obrigação missionária de proclamar o temor de Deus entre os gentios. "Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos os seus feitos" (Sl 105:1). Também no dia de Ações de Graças, lembrar de nosso compromisso com Missões.

 

Por que Agradecer? Salmo 136:1 e 2

            Agradecer e louvar são práticas contínuas.  O salmista nos encoraja a louvarmos a Deus sempre. "Quanto a nós, teu povo, e ovelhas do teu pastor, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamarmos os teus louvores" (Sl 79:13).

            Davi afirma: "Assim os justos renderão graças ao Teu nome: os retos habitarão na Tua presença" (Sl 140:13). Na escatologia, os fiéis são lembrados de que viverão na presença de Deus, num permanente louvor.

            Louvar e agradecer a Deus deve ser algo constante na vida de cada cristão, tanto em particular, como na família, no culto e na sociedade.

            Que o SENHOR Deus erga nossos corações ao louvor vibrante e forte em todos os momentos e na congregação dos justos. Amém.

 


Pr. José Nogueira


2011-11-24 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330