Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Homenagem ao Pr. José Nilson


“E anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez...”

Marcos 5:19

Irmãos da Igreja Fundamentalista Cristo é Vida, tendo o Pr. Nilson no centro (com a Bíblia)

No dia oito de março, O SENHOR Jesus Cristo o levou para o descanso e gozo eternos o nosso amado irmão e colega de ministério Pr. José Nilson. No dia nove, sua família, igreja, pastores amigos, irmãos em Cristo, parentes e amigos fizeram duas cerimônias de despedida:  

Um culto de louvor e adoração a Deus, em sua igreja. Nesse culto testemunharam das bênçãos da vida do Pr. Nilson seu filho Kairos (que falou muito bem do exemplo do Pr. Nilson como pai, como pastor e servo de Deus), e os pastores: Pr. Alexandre (Tupã-Mirim), Pr. Régis (IFB Sítio São João), Pr. Kleiton (IBF Palavra da Fé), Pr. João Alves (SIBIMA), e Pr. Joaquim(Congregação BF do Parque Genibaú). Foi um tempo precioso em que o SENHOR Deus foi glorificado através da justa honra dada ao Seu servo, Pr. José Nilson.  

A outra cerimônia foi realizada no Cemitério Parque Jardim Metropolitano, quando o Pr. Lúcio Marinho (missionário da IF Cristo é Vida, em Novo Oriente)dirigiu hinos de louvor ao SENHOR, intercalando com textos bíblicos que descreviam muito bem a vida, ministério e lutas do Pr. José Nilson. 

Pr. Nilson e Diáconos (Carlos Nóbrega, Carlos e Cláudio)

Eu tive o privilégio de viver com o Pr. José Nilson em muitos momentos de sua vida. Fomos membros e ovelhas da mesma igreja. Depois fui seu professor de Teologia. Anos depois, ele e família se transferiram para a minha igreja, e fui seu pastor. Depois, ele se tornou missionário de nossa igreja, e fomos colegas de liderança eclesiástica e pastoral. Ainda como missionário, ele assumiu a liderança de várias congregações de nossa igreja, até que foi convidado a assumir o pastorado de uma igreja Fundamentalista autônoma. Assim tornamo-nos colegas de ministério.  Em todos os momentos e fases, o Pr. José Nilson foi sempre um grande amigo, muito dedicado, trabalhador, espírito de servo e amoroso.  

A Bíblia Sagrada nos ensina o princípio da honra: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra,honra” (Romanos 13:7).  E eu posso testemunhar que ao Pr. José Nilson a honra é justa e merecida. Ele se deixou usar grandemente pelo SENHOR, a quem ele amava, procurou sempre ser fiel e serviu em todas as ocasiões com zelo sacrificial. O salmo 1 estabelece que o“asshrey” (bem-aventurado) será também abençoado com as realizações (“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” – vs. 3). 

Sinopse do Abençoado Ministério: Como falamos anteriormente, foi muito frutífero e cheio de realizações e bençãos o ministério missionário e pastoral do Pr. José Nilson. Ele, por motivo de consciência e fidelidade à Palavra de Deus, se transferiu para a nossa igreja. Veio com sua família para servir, para ajudar a manter a sã doutrina e para cooperar nos trabalhos de nossa igreja. Começou ajudando num trabalho recém iniciado num conjunto habitacional chamado Sítio São João. Naquela congregação trabalhou com afinco e construiu o templo, amplo, funcional e bonito. Até hoje, a Igreja Fundamentalista Bíblica Cristo é Vida (a congregação que foi emancipada) usa as instalações construídas na época do Pr. José Nilson.

Depois, obedecendo ao chamado de Deus, o Pr. José Nilson e família foram como missionários para o Alto Solimões, no Amazonas. Havia uma necessidade de darmos assistência aos índios ticunas que eram batistas e que em suas aldeias as igrejas careciam de preparo teológico e ministerial. Foi um grande desafio. Pr. José Nilson e família enfrentaram dificuldades enormes, pois as coisas não eram como haviam sido anunciadas, e as facilidades se tornaram obstáculos. Vendo que não seria possível ficar na cidade de Benjamim Constant, Pr. José Nilson se mudou para uma pequena cidade vizinha chamada Atalaia do Norte. Ali iniciou uma congregação e deu prosseguimento as visitas às aldeias dos índios ticunas e ensinando no seminário no meio da selva para as lideranças ticunas. Visitei duas vezes aquele trabalho e fui testemunha das enormes dificuldades das viagens em pequenos barcos, por horas intermináveis no rio Solimões, afluentes e igarapés. Poucos recursos e muita fé. Muitos perigos, e pouca ajuda. Todas as dificuldades possíveis, mas contando com o Senhor que ordenou o “ide” e prometeu estar sempre junto. Enquanto isso, Pr. José Nilson fundou uma congregação em Atalaia do Norte, e a chamou de Igreja Batista Cristo é Vida. Ali construiu o templo e uma casa pastoral. Até hoje utilizamos as instalações construídas na época do Pr. José Nilson.

Pr. Nilson e sua esposa Tiana

Após sete anos de trabalhos incansáveis e muitos frutos, Pr.José Nilson e família retornaram para Fortaleza. Assumiram uma antiga congregação de nossa igreja no bairro do Henrique Jorge. Naquela congregação houve um grande crescimento espiritual, e, em 2004, aconteceu a emancipação, tornando-se Igreja Fundamentalista Cristo é Vida. Como a igreja funcionava em instalações alugadas, os irmãos sob a liderança do Pr. José Nilson compraram um terreno e construíram um grande templo com um amplo salão para cultos, salas de EBD, cozinha e banheiros.

Desde o final de 2008, quando foi descoberto o seu câncer na articulação coxo-femural, o Pr. José Nilson não parou de trabalhar e servir, tanto em sua igreja, como em conferências nas igrejas batistas e bíblicas conservadoras. Depois de cinco cirurgias, em que teve amputada a perna e depois toda a pelve direita, ele continuou na ativa, sempre trabalhando muito e ajudando a muitos colegas em aconselhamento e estímulo.

Nos últimos meses, quando os médicos descartaram qualquer possibilidade de ajuda da medicina, e mesmo tendo suas forças reduzidas pelas muitas dores e incômodos do câncer avançado e agressivo, o Pr. José Nilson não desistiu de lutar, e prosseguiu servindo em sua igreja e indo para as igrejas que convidavam para testemunhar da graça e poder de Deus em sua vida. Seu versículo predileto era Efésios 3:21 (“A Esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”). 

Quando o apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Filipos, recomendou que eles recebessem o querido Epafrodito, ele falou em prestar a devida honra:

“Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra”

Filipenses 2:19

Por seu amor e dedicação à obra de Deus, Epafrodito merecia ser honrado naquela igreja. 

O Pr. José Nilson serviu com amor, grande dedicação e zelo admirável ao Senhor Jesus Cristo. Através dele, o SENHOR Deus abençoou muitas vidas, levou muitos a Cristo, edificou vidas e serviu na igreja de Jesus Cristo.  

Pr. Nilson e família(Tiana, Kairos, Hesev e Kaleo)

Louvo ao Senhor Jesus Cristo pela amizade que Ele me deu como Pr. José Nilson. Agradeço ao SENHOR Deus pela alegria e honra de testemunhar o que Ele fez na vida do Pr. José Nilson – que, mesmo tendo uma vida curta (ele faleceu aos 48 anos), foi um servo de muitos frutos, muito usado por Deus e de caráter íntegro e exemplar. 

Sim, posso exclamar, com alegria e sincera verdade, que as bênçãos, graça e misericórdia que Jesus derramou na vida do Seu servo, isto redundou em glória e ações de graça ao SENHOR Deus. Portanto, “A Esse, glória na igreja, por Jesus Cristo,em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.


Pr. José Nogueira


2012-03-14 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330