Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


As Decisões de Nossa Vida


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

ENCONTRO DE NOIVOS & NOIVAS COM O PASTOR

 - SÁBADO – 24 DE MARÇO DE 2012 –

 

AS DECISÕES

DE NOSSA VIDA

O FUTURO PROFISSIONAL QUE ESCOLHEM

______________________________

 

Princípios Bíblicos

Para a Segunda Escolha Mais Importante

de Nossa Vida: O Casamento

Pr. José Nogueira

 

A política nos também nos ensina a importância de nossas decisões. A escolha do candidato correto é importante, e como nação, conviveremos com a opção que fizermos durante vários anos. Depois de entregarmos a vida a Cristo, a nossa escolha mais importante é a de nosso cônjuge. Não se trata de uma opção por quatro ou oito anos; essa escolha deve ser para a vida toda.

Diante de qualquer decisão importante, a primeira pergunta que deveria vir à nossa mente é: "O que a Bíblia diz a esse respeito?" Consideremos o que está escrito em Provérbios 18:22.

Nesse versículo, Deus fala através do sábio e está se referindo a uma escolha básica na vida de um homem, a de uma esposa. Ao considerar

esse texto, leve em conta também as palavras do grande expositor bíblico Martin Lloyd Jones. Escrevendo sobre a escolha de uma esposa, ele disse: "Certifique-se de que você possui um conceito cristão de casamento, pois ele é único. É uma visão completamente diferente de qualquer outra, pois se encontra apenas e tão somente na Bíblia". Ele continua: "Por mais ofensivo que possa parecer, é preciso dizer que o conceito comum de casamento é puramente físico. E algo que se alicerça quase que exclusivamente na atração física e no desejo pela satisfação física. Trata-se da legalização da atração e da satisfação físicas".

É tão comum a união sagrada do matrimônio ser tratada assim, tomando-se algo que só aumenta as estatísticas de divórcio.

Em Provérbios 18:22 o escritor diz que uma esposa é algo excelente, não algo que satisfaz. Ela traz mais do que satisfação, quem a encontra recebeu uma bênção do Senhor.

 

E aqui há duas coisas importantíssimas:

1 – Quem encontra: Deve ser uma pessoal dependente de Deus, confiante em Sua promessa.

2 – Quem é encontrada: Deve se considerar alguém especial diante de Deus, resposta dEle.

“O bem” significa que a esposa será alguém que o auxilie e corresponda aos seus anseios.

Mas como alguém pode fazer essa escolha?

Devido aos impulsos que Deus inseriu na vida de todos nós, reparar no sexo oposto é uma reação natural. Mas como é que você enxerga as pessoas do sexo oposto? O que é que você procura? Qual é a primeira coisa que prende sua atenção? E por quê? Para quê? Qual é o mecanismo de atração? Ele é estritamente físico, como lemos na citação de Martin Lloyd Jones? É apenas procurar por algo que satisfaça desejos físicos, ou seu desejo é ter a pessoa especial que Deus reservou para você?

À medida que considerarmos essa verdade: "Quem encontra uma esposa encontra o bem”, veremos nas Escrituras que, por exemplo, Manoá, pai de Sansão, fez uma boa escolha. Sua esposa era adornada de excelentes virtudes (13:2-3; 6; 7; 9-10; 19-20; 22-23; e 14:1-3).

Contudo, a esposa de Jó, diante das dificuldades, aconselhava-o a amaldiçoar ao SENHOR Deus.

Com quem você quer passar toda a sua vida? Com um cônjuge que vai sempre empurrar você para longe de Deus? Ou com uma pessoa que será sempre uma bênção em sua vida?

A Bíblia nos ensina que podemos ter boa instrução, receber bons conselhos, testemunhar bons exemplos, mas fazermos uma péssima escolha! Lembram-se de Sansão, em Juízes 14?

O ditado “Cada qual com seu igual" normalmente é verdadeiro.

Mas, o mais triste é quando alguém que teme ao SENHOR, quer servir a Deus, respeita e quer conhecer melhor a Palavra de Deus, ansiando por consagração de vida, se une a uma pessoa morna, fria ou morta espiritualmente.

A pergunta que não quer calar é exatamente esta: Por que errou em sua escolha, tomando uma decisão tão desastrada, se era uma pessoa espiritual?

As pessoas espirituais também erram, quando são enganadas por seus sentimentos. Aquela pessoa crente confundiu amor com paixão.

O amor ÁGAPE está descrito em 1 Coríntios 13, o sentimento que não for ágape é paixão. Muitas vezes, por ignorância ou teimosia, extraímos elementos ágapes e introduzimos características da paixão em nosso relacionamento com a pessoa amada. Quando isso acontece, então se cumpre a advertência de 1 Coríntios 5:6 (“um pouco de fermento azeda toda a massa”). O resultado será lamentável e desagradável!

 

Tarefa para o nosso próximo Encontro (dia 28/04)

1 - Vocês, juntos, vão anotar e estudar as propriedades do verdadeiro e bem-aventurado amor, em 1 Coríntios 13. Nosso objetivo deve ser o de fortalecer aquelas atitudes ágapes, consertar diligentemente características malignas que se introduziram em nosso relacionamento, e, acima de tudo, renovar nossos votos de em nossa vida o SENHOR Deus ser sempre glorificado!

 

2 – Estudem juntos e separem os elementos dos votos matrimoniais da Lucy e Josiel, e façam um comentário sobre cada item.

A SERIEDADE DOS VOTOS MATRIMONIAIS

Josiel prometeu

Lucy,

Hoje, na presença do SENHOR Deus, diante de todas essas testemunhas, assumo o solene compromisso de tomar você como minha esposa. E assumo o compromisso, aqui no altar de Deus, de amar você, respeitando-a sempre, tomando conta de você, exercer com muito carinho a minha liderança em nossa família, e farei tudo para que você seja a mulher mais feliz da terra.. Faço com você, minha amada, uma aliança perpétua de ser fiel primeiramente a Deus, e a você também, e unir-me a você até que a morte nos separe.

 

Lucy prometeu:

Josiel,

Na presença do SENHOR Deus de Israel, perante nossos convidados e diante destas testemunhas, assumo solenemente ser sua esposa. Comprometo-me a amá-lo por toda a minha vida, ser-lhe fiel, e buscarei ser uma mulher submissa conforme a Bíblia Sagrada, sendo sua auxiliadora fiel, buscando sempre em Deus, em oração, para que o nosso lar seja abençoado. Comprometo-me diante de Deus, dependendo dEle, a fazer de você sempre um homem feliz e realizado. Josiel, tomo você como meu marido, numa aliança perpétua, até que a morte nos separe.


Pr. José Nogueira


2012-03-23 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330