Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Contando com Deus na Criação de Filhos


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

 

Mensagem Pastoral – www.cristoevida.com

 

CONTANDO COM DEUS NA CRIAÇÃO DE FILHOS

 

I. As RESPONSABILIDADES dos PAIS com os FILHOS. A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos dar instruções.

1. Em Efésios capítulo 6 versículo 4 diz: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. - onde vamos encontrar esta “disciplina e admoestação” ? - na Bíblia, cito abaixo algumas:

 

a) Provérbios 13:24 - “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”

b) Provérbios 19:18a – “Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar”

c) Pv. 20:11 - Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.

d) Provérbios 22:15 – “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela”.

e) Pv. 22:6 – Educa (ensina) a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

f) Provérbios 23:13a – “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.” 

g) Pv. 29:15 - A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.

h) Pv. 29:17 - Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.

 

Tem muitos outros. Provérbios ainda mostra as conseqüências dos que não agem correto, e o mundo está mostrando isto claramente: pais choram por causa dos filhos; filhos erram por causa dos pais que não estão ensinando, disciplinando; filhos desobedientes e atrevidos, matando pais; pais matando filhos; filhos desprezando pais, só tem interesse mas não respeitam, e por aí vai... 

   

II. A FAMÍLIA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.

O ambiente saudável para uma criança, começa com a união dos pais, a maneira como os conjuges se portam um com o outro, respeitando, amando, ajudando, demonstrando amor um pelo outro e pela criança, etc. Com tudo isto e mais todos os ensinamentos acima você criará um cidadão ou uma cidadã obediente aos pais e aos mais velhos, íntegra, respeitada, bem sucedida, etc.

Mães, pais e outras pessoas próximas à família podem passar valores que conduzam as crianças às decisões certas ou erradas. Dentro de um ambiente acolhedor, as crianças têm a oportunidade de falar o que pensam e de compartilhar seus sentimentos. A infância deve ser divertida; criança têm que ser criança, brincadeiras de criança, ambiente de criança, brincar com outras crianças, com a presença da mãe ou pai ou responsável!

 

PESQUISA ESTATÍSTICA:

Uma pesquisa inédita realizada por professores do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto mostrou que o número de casos de violência contra crianças é maior do que as estatísticas divulgada pelos órgãos oficiais. O trabalho também mostra que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a violência doméstica atinge todas as classes sociais.

A professora e psicóloga Marina Rezende Bazon pesquisou a violência doméstica contra crianças em escolas públicas e privadas de 25 cidades da região. As entrevistas foram feitas com os professores porque, segundo a pesquisadora, eles conseguem identificar melhor os sinais de maus tratos.

A taxa de violência infantil encontrada na pesquisa foi maior do que a divulgada pelos órgãos oficiais. Em Ribeirão Preto, por exemplo, em média, 5,7% das crianças, de zero a dez anos sofrem maus tratos.

A pesquisa revelou que as cidades com taxas mais altas de violência são as que possuem menor número de moradores. Na região de Ribeirão Preto, em Santa Cruz da Esperança, 10% das crianças entre zero e dez anos são vítimas de violência doméstica. Já em Santo Antônio da Alegria, o índice é de 9% e, em Dumond, de 7%.

Os dados mostram também que em Ribeirão Preto 8% das crianças de zero a seis anos sofrem mais com a negligência. Já 3,9% das crianças na faixa entre sete e dez anos são vítimas de agressões físicas. Segundo a psicóloga, a violência infantil é registrada em todas as classes sociais, com a mesma probabilidade.

Marina Rezende Bazon compara a gravidade dos números revelados na pesquisa com o índice de Aids no Brasil. “A taxa de casos Aids no Brasil chega a 0,65%. E só em Ribeirão Preto, a taxa de violência infantil é de 5,7%”, analisa.

É muito triste saber que existe no mundo crianças que não são tratadas como criança, com carinho, atenção, amor ... uma prova da falta de Deus na vida da humanidade, cada um vive de acordo com o que for melhor pra si.

 

III. JESUS tem a solução.

 

No Evangelho de João no capítulo 3 – conta a história de Nicodemos, um homem muito importante da lei, ele ficou elogiando Jesus pelos milagres e sinais que tinha feito, disse que Jesus tinha realmente vindo da parte de Deus.... e Jesus, sem nenhum arrodeio disse a ele, no versículo 3 - “ em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. “nascer de novo” - é aceitar Jesus como seu único  Salvador e Senhor. Nicodemos ouviu a maior e mais bonita verdade sobre o amor de Deus pela humanidade, no versículo 16 Jesus disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo o que nEle crer não pereça (não morra espiritualmente, viver no inferno), mas tenha a vida eterna (vida no céu)” - o Mundo, somos nós, o sacrifício de Jesus foi por nós. Por isso Jesus disse em João 14:6 - “ ..Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” - Só Jesus é o nosso passaporte para entrar no céu - assim Jesus condenou os religiosos em Marcos 7:6-8 - “... este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens” - Jesus não é religião nem tradição, Jesus é a Salvação, a solução para todos os nossos problemas. E foi Ele que disse em – Mateus 10:15 - “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele” - se não nos tornar-mos como criança (dependente, sincera, perdoa, ama, tem paz..) não podemos entrar no reino de Deus. Para se tornar como criança temos que aceitar a Cristo como único Senhor e Salvador então somos nova criaturas, conforme 2 Coríntios 5:17 - “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

 

IV. Conclusão.

Comece seguindo Deuteronômio 6. 5-7 - "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te" - muitas outras instruções Deus deixou pra nós, em sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Siga as instruções de Deus e verá seus filhos obedientes a Deus e aos pais; longe de drogas e outros vícios, tendo amor no coração, vida saudável e feliz. 


Irmã Graça Tabosa


2012-07-16 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330