Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Instruções de Deus para a Família


CHÁ DE BABY DO BENJAMIN – SAM & LIA – 17/11/2012

 Liama & Samuel

 

« Álbum de FOTOS »

 

INSTRUÇÕES DE DEUS
PARA A FAMÍLIA


Jeremias 29:4-13

 

4  Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: 

5 Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. 

6 Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 

7 E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. 

8 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais; 

9 Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. 

10 Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 

11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 

12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 

13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 


 

HISTÓRICO

1 – O POVO DE DEUS ESTAVA NO EXÍLIO NA BABILÔNIA (606 A 536 a.C.)

Período muito difícil para Israel. O tempo de exílio já estava determinado por Deus: seriam 70 anos. Na época já estavam na Babilônia há quase 20 anos, ainda restavam longos 50 anos de provações.

 

2 – ERA UM TEMPO DE LIÇÕES PARA ISRAEL (PROFETAS DO OITAVO SÉCULO)

Desde o VIII Século, o SENHOR Deus estava enviando grandes profetas para exortar o povo de Deus. A partir do Século VIII, Deus levanta, de forma geral, os profetas escritores: aqueles homens de Deus que registraram a Revelação por escrito (Inspiração). Assim surgiram os grandes profetas como Joel, Jonas, Amós, Oséias, Isaías e Miquéias. Quanto maior a necessidade do povo, mas a graça de Deus é derramada!

 

3 – ERA UMA CARTA DE INSTRUÇÕES PARA AS FAMÍLIAS – VS. 1 e 29

Agora Deus levanta os profetas do Século VII e VI a.C, como Jeremias, Ezequiel e Daniel, para levar exortação e esperança. Há uma nota de ênfase para que o povo escolhido cuidasse bem de suas famílias – que tempos difíceis são tempos de guardar bem aqueles que amamos e que também a próxima geração seja preservada para guardar a fé e o santo temor de Deus.

 

O QUE DEUS QUERIA?

 

PRIMEIRO

DEUS QUERIA QUE ELES SOUBESSEM QUE O SENHOR É SOBERANO

VERSÍCULOS 4 e 10

4  Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia.

...         ...         ...

10 Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 

            É interessante que a primeira coisa que Deus queria que eles soubessem era que a derrocada de Jerusalém, a destruição do Templo, e o Exílio Babilônico estavam nos planos dEle.

            Por que era importante aquele povo saber disto?

            Porque estavam agora sabendo que o Deus que os levou a passar por tudo isso (devido ao pecado deles), é o mesmo Deus que iria fazer-lhes voltar no tempo certo (após o prazo de Deus – 70 anos). E que o SENHOR Deus iria fazer isso, por sua graça e misericórdia.

            O povo de Deus precisa crer na fidelidade de Deus: Tanto em disciplinar, como em amor derramar Suas bênçãos.

 

SEGUNDO

DEUS QUERIA QUE ELES CONSTITUÍSSEM FAMÍLIAS

 VERSÍCULOS 5 a 7

5  Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. 

6  Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 

7  E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. 

            Deus é o autor da família (Gênesis 2) e repassou para nós, em Sua Palavra, muitas instruções para formarmos, criarmos e mantermos nossas famílias. Mesmo no Exílio Babilônico (606 a 536 a.C.), em tempos assaz difíceis, SENHOR Deus ordenou que a instituição da família do Seu povo fosse amada, preservada, cuidada, protegida e bem instruída.   

 

TERCEIRO

DEUS QUERIA QUE ELES CONFIASSEM NAS INSTRUÇÕES DA PALAVRA  VERSÍCULOS 8-9

8  Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais; 

9  Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. 

            Haveriam falsos profetas que iriam ensinar mentiras ao povo, e Deus queria que o seu povo não fosse iludido nem enganado pelos canalhas que falsificavam a mensagem de Deus.

            Hoje temos os antropólogos, os sociólogos, os psicólogos e educadores humanistas ensinando as famílias a não disciplinarem as crianças, incentivando o aborto, defendendo o homossexualismo e até a pedofilia.

            Precisamos mais do que nunca ficar com os ensinos, princípios e instruções da Palavra de Deus.

 

QUARTO

DEUS QUERIA QUE ELES SEMPRE TIVESSEM  ESPERANÇA

 VERSÍCULOS 10 a 13

10  Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 

11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 

12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 

13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 

            Apesar dos tempos difíceis (e criar uma família hoje é uma tarefa que exige total dependência do SENHOR), Deus queria que eles tivessem esperança, que confiassem nEle. As coisas vão dar certo – quem garante é o Autor da Vida, das Famílias, do Futuro.


 

CONCLUSÃO

MATEUS 1:12-16

            Será que as famílias de Israel (maridos, esposas e filhos) acataram as instruções de Deus quanto a perseverar, manter a fé e preservar suas famílias e futuras gerações?

            Não sabemos quantas foram fies.

            Mas, pelo menos uma, temos o registro sagrado que perseverou, não desistiu de servir a Deus na base de Josué 24:15. Temos em Mateus 1:12-16, a descrição da família de Jeconias, gerando filhos, netos, descendentes que, apesar de nadar contra a correnteza, foram vivendo, guardando a Palavra, passando às novas gerações, e tiveram a bênção de ser o rastro abençoado da genealogia de Jesus Cristo!

 

 12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; 

13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; 

14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; 

15 E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; 

16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. 

            Vale a pena servir em nossa casa ao SENHOR!


Pr. José Nogueira


2012-11-30 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330