Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


O SENHOR é Aquele que vai adiante de ti!


O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti;

Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará;

não temas, nem te espantes

Deuteronômio 31:8

 

Esta foi a última mensagem que o grande Moisés deixou para Josué, seu discípulo e prosseguidor da liderança do povo de Israel.

A mensagem estava centralizada na pessoa do SENHOR, Deus de Israel, em Sua fidelidade em amparar e prover para que o servo de Deus realizasse a missão.

 

O SENHOR é Aquele que vai adiante de ti”! Que conforto para Josué em sua difícil tarefa, porque era isto que ele mais precisava saber e confiar. Moisés não estaria mais com ele, mas o SENHOR estaria. E Sua promessa consistia em que Ele estaria se antecipando em todos os problemas, lutas, batalhas e crises da jornada. Isto era encorajador!

 

Josué tinha sido escolhido: “O SENHOR teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem falado” (Deuteronômio 31:3). Josué não tinha ambicionado essa posição, não tinha forçado a barra, não se intrometera nessa disputa de poder. Ele bem sabia que este foi assunto entre o SENHOR e Moisés, portanto tinha completa convicção de que estava ali de forma legal e abençoada. Em Hebreus 5:4 (“E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”), há o princípio de que a liderança e o próprio servir não provêm de autopromoção ou de fazer-se valer de artimanhas ou maracutaias, mas de ser chamado e atender à convocação até com certa relutância e muito temor. Assim, há completa convicção, há humildade, e há também a confiança da provisão de Deus.

 

A promessa envolvia a bênção do compromisso de Deus em estar sempre presente: “Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará”. Ele chamou, Ele também proverá os recursos, o poder, a sabedoria, o discernimento e a Sua inequívoca presença abençoadora. Josué tinha visto essas coisas no relacionamento de Deus com Moisés, e agora Deus lhe garantia que faria o mesmo com ele. Que força deve ter recebido Josué nesse momento! O Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, de José e de Moisés, agora e a partir de então, iria ser também o seu Deus. Ele bem que poderia ter antecipado em 500 anos a poesia de Davi e dizer de todo o coração: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

 

E dando ao estreante Josué as bênçãos e os desafios para a próxima temporada, o SENHOR Deus lhe impõe algo que Ele não lhe daria, mas que exigiria do Seu servo: Coragem! “Não temas, nem te espantes”!

 

Josué tinha que colocar sua fé em prática, confiar em Deus e cumprir a missão. Não deveria ficar parado diante das ameaças, não poderia ficar amedrontado perante os perigos, nem poderia nunca recuar e deixar de cumprir as ordens de Deus. Sabemos que Josué confiou na chamada de Deus, depositou sua fé na fidelidade de Deus e cumpriu de forma fiel a tarefa que lhe fora dada. Substituiu Moisés, liderou o povo na entrada de Canaã, e participou das primeiras batalhas de posse e na distribuição da Terra Prometida entre os filhos de Israel. E ao “aposentar-se” ainda convocou o povo para testemunhar da fidelidade de Deus: “E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou” (Josué 23:14).

E depois de exortar ao povo para que cada um tomasse a decisão correta de amar, obedecer e servir ao SENHOR, o próprio Josué afirma peremptoriamente que já fez a sua decisão: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24:15).

 

Um novo ano se inicia, pensemos na bênção que foi a vida e a história de Josué – que tomou a mais gloriosa decisão da vida: Fez do Deus de Abrão, Isaque, Jacó, José e de Moisés, o seu Deus.

Tomou o compromisso de ser dependente de Deus, de saber esperar no SENHOR, de respeitar a história do povo de Deus. Ele cuidou de ser fiel ao SENHOR, tanto por confiar em Suas promessas, como na confiança em Deus para ser corajoso diante dos grandes desafios da jornada.

 

Nesse novo ano, em que certamente haverá tantos desafios e lutas, confiemos em Deus, estejamos certos de que estamos do lado dEle e Ele do nosso lado. E, melhor ainda, que Ele vai adiante de nós, não nos deixará, nem nos desamparará.

Sejamos fortes no SENHOR, não tenhamos medo dos desafios, de cumprir nossos votos, de almejar as bênçãos espirituais para a nossa família, para o fortalecimento de nossa igreja, para a gloria e honra do SENHOR.

 

Façamos como o apóstolo Paulo, que depois de várias instruções aos irmãos de Éfeso, concluiu dizendo justamente isso:

 

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 

11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 

12Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 

13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 

14Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 

15E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

16Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

17Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 

18Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, 

19E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, 

20Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. 

                        ...          ...          ...          ...          ...

23 Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. 

24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. 

Efésios 6:10-20 e 23-24.

 

Desejo a todos os irmãos e irmãs em Cristo um bem-aventurado e muito abençoado Ano Novo.

Que usemos nosso tempo, talentos, recursos e todo o nosso ser para que o NOME do Senhor Jesus Cristo, nosso único Senhor e todo-suficiente Salvador, seja engrandecido em nossa vida, em nossa família, em nossa igreja e em todo âmbito que o SENHOR queira usar a nossa influência!

Dessa forma, teremos uma vida que valerá a pena ter sido vivida, pois foi, é e será usada para honrar Jesus Cristo.

 

Pr. José Nogueira

www.cristoevida.com

01/01/2013


Pr. José Nogueira


2013-01-03 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330