Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


A Vitória de Cristo em Nossa Vida


INTRODUÇÃO

1 - Os crentes da cidade de Corinto na Grécia tiveram que ser exortados. E o apóstolo Paulo teve que por diversas defender sua autoridade e testemunhar de sua vida cristã!

2 – A Bíblia ensina que a vida cristã começa com a conversão. A conversão ao Senhor Jesus Cristo nem sempre opera do mesmo modo: A conversão de Paulo foi dramática (Atos 9); a de Lutero foi através de muitas lutas internas; a de C.S. Lewis (escritor inglês) foi por meio de estudo das Escrituras; João Wesley se converteu já missionário, quando ouviu um sermão; eu me converti depois de uma longa e sofrida peregrinação através de religiões, pois pensava que precisava de religião. Porém, descobri que precisava de Jesus Cristo! Finalmente, não importa como, o importante é que aconteça em nossa vida.

3 – AS QUATRO POSSIBILIDADES: Depois da conversão, sentimo-nos livres, cheios de alegria e poder para viver e testemunhar a nossa fé. Contudo, invariavelmente com o passar do tempo algumas características comuns acometem o convertido:

a)      Às vezes se volta à antiga vida por meio de um arrefecimento da fé. Deixa-se de ler a Palavra de Deus, abandona a oração, deixa de ser freqüente às reuniões e cultos e, paulatinamente, vai se desviando dos caminhos do SENHOR Deus.

b)      Na frieza da fé, de repente, cai em si e decide voltar para o SENHOR. Faz uma reconciliação. E muitas vezes vive nesse vai-e-vem!

c)      Outros descobrem que os extremos são perigosos. E vivem na mornidão da fé. Não vivem consagradamente ativos na obra do Senhor Jesus, nem se distanciam muito da igreja e da fé. Vivem como atores religiosos. Oram quando pedem que façam oração (e eles aprendem a representar muito). Vão para a igreja com a Bíblia – e só a usam na igreja. Vivem cheios de pecados e de malícia no coração. Contudo, externamente representam que tudo está bem.

d)      Todavia, há uma quarta possibilidade – que é verdadeira e bíblica: Quando a nossa fé significa “A Vitória de Cristo em Nossas Vidas”. O texto de 2 Coríntios 2:14-17 nos ensina que esta vitória de Cristo tem quatro particularidades:

I – MANIFESTA INTEGRIDADE – Vs. 14

            1 - “SEMPRE” e “EM TODO LUGAR” – O tempo de fé é “sempre” e a ocasião é “todo lugar”. Isto quer dizer que a INTEGRIDADE é constante e também universal. Não escolhe lugar e hora, pois ser de Cristo é honrar e manifestá-lO sempre. Como nos diz Hebreus 13:13.

            2 – COMO DANIEL E ESTÊVÃO – Daniel é um exemplo de integridade. Em Daniel 6:5, os próprios inimigos de Daniel testemunham de seu caráter íntegro: “Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel...”. Outro grande exemplo foi a vida de Estevão, pois a igreja de Jerusalém testemunhava sua integridade (Atos 6:3), e até seus opositores reconheciam sua integridade (Atos 6:13).

 

II – CONDUZ EM TRIUNFO – Vs. 14

            Muitos falam de “quedas constantes”, de dificuldades no testemunho cristão, e de uma vida cristã medíocre. Contudo, a promessa (que é real) do Senhor é nos conduzir em triunfos! Três ocasiões nos ensinam, na prática, esta verdade:

            1 – APESAR DOS PESARES – Atos 28:30-31

            2 – CONQUANTO ALGUMA COISA – 2 Timóteo 4:9-18

            3 – O TRINFO FINAL – Apocalipse 22:14, 20-21

 

III – PRODUZ AMBIGÜIDADE DE CHEIRO – Vs. 15 e 16

            O crente vivendo a vitória de Cristo em sua vida, sendo conduzido em triunfo (apesar das lutas), leva a fragrância de Cristo “sempre” e em “todo lugar”, produzindo:

1 – CHEIRO DE MORTE – para os que rejeitam o Evangelho da Salvação!

2 – AROMA DE VIDA – para os que recebem, crendo, ao Senhor Jesus Cristo, como Senhor e Salvador!

 

IV – REVELA SINCERIDADE – Vs. 17

            Vive-se uma vida de sinceridade diante de Deus e dos homens!

Paulo diz uma coisa interessantíssima dentro deste contexto, no verso 16. “Quem, porém, é suficiente para estas cousas?” Realmente, só podemos manifestar a vitória de Cristo em nossa vida, quando vivemos em completa dependência dEle – que disse “sem mim, nada podeis fazer” (João 15:5).


Pr. José Nogueira


2005-02-20 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330