Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Você ouve o som do shofar?


VOCÊ OUVE O SOM DO SHOFAR?

 

O que se pode comparar ao som melancólico e suplicante do shofar? Desde a primeira vez que ouvi suas notas, fiquei intrigado, atraído e comovido com o seu clamor. Como se fosse das profundezas do coração do próprio Deus, um som ao mesmo tempo terreno, e que ultrapassa os limites do tempo, vem ressoando lá dos recessos espiralados do shofar retorcido.

O fôlego humano é soprado com força máxima no chifre, simbolizando o fôlego do divino Espírito que vivifica nossos corpos. O som que resulta se parece com um animal sacrificado – ou com a voz de Deus dos céus? O que significa esta ordem peculiar, para que se ouça o som do shofar? O que Deus está nos dizendo neste dia Yom Teruah, o dia de tocar o shofar ou Festa das Trombetas, que também é conhecido como Rosh Hashana (o Ano Novo do calendário judaico)?

Os significados associados com o shofar nas Escrituras se relacionam de forma especial com nossa época. Há três que acredito serem particularmente relevantes nesta hora: Tempo de Guerra: Ajuntamento e Declaração de Vitória; Chamado ao Arrependimento; e Anúncio da Volta do Messias.

O Shofar Convoca no Tempo de Guerra e Declara a Vitória

No sentido de guerra, Israel está sob ataque – não só daqueles que atiram contra nós de perto, mas também das nações do mundo, que preferem uma paz superficial a enfrentar a verdade dolorosa. A lista de nomes onde houve ataques traz à memória tristeza e morte para todos nós que vivemos em Israel: Hadera, Netanya, Tekoa, Tel Aviv, Jerusalém. A lista inclui emboscadas, franco atiradores, morteiros, ataques suicidas.

Antigamente, em Israel, a ordem era tocar o shofar em tempos como este, para soar um alerta e chamar o povo para se congregar para a guerra. Por mais que todos desejemos uma vida pacífica – tanto para nós, como para nossos vizinhos palestinos – talvez Deus esteja usando este conflito, em um nível, para chamar a todos nós, para fundir-nos novamente em uma só nação, que dependa verdadeiramente dele.

"Quando na vossa terra sairdes a pelejar contra os opressores, que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate (ou tocareis um alarme com o shofar), e perante o Senhor vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos" (Nm 10:9).

O som do shofar também tinha o significado de triunfo na batalha, como quando reverberavam suas notas contra as muralhas de pedra de Jericó, nos dias de Josué, trazendo arrasadora vitória às tropas vulneráveis de Israel. O shofar galvaniza coragem. Como precisamos ouvir o som do shofar, trazendo unidade e despertando fé, em favor das batalhas espirituais de hoje!

O Shofar Chama ao Verdadeiro Arrependimento

Ao mesmo tempo, nosso povo não está sem culpa. Estamos precisando desesperadamente de arrependimento, de um retorno a Deus com corações rasgados, em favor da nossa geração idólatra, que se esqueceu de Deus.

Nossas provações atuais não são produto apenas de pessoas loucas, dispostas a se aniquilarem para matar judeus. Nós também somos culpados, por causa da nossa negligência nacional de atender à ordem mais básica de Deus – de amá-lo acima de tudo.

O shofar é uma advertência divina de iminente juízo. "Tocai o shofar em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene" (Jl 2:15).

O Shofar Assinala o Retorno do Messias

Muitos sinais em nossos dias apontam para a volta do Messias para governar como Rei sobre toda a Terra. O shofar também significa preparação para a batalha final. No arrependimento, o shofar alcança o nosso interior, compelindo-nos a enfrentar nossas áreas de culpa e desobediência, a fim de estarmos preparados para relacionar-nos com um Deus santo.

Sabendo que o dia do Senhor está próximo deve ser também uma motivação para nos preparar. O shofar realmente é um chamado de despertamento: "Acorde, gente! É hora de se aprontar!"

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoado o shofar de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão" (1 Ts 4:16).

Quando o shofar volta a ser ouvido, é um grande sinal do retorno do Messias Yeshua e do princípio de uma nova era. Que expectativa! Que importância e que valor devemos atribuir aos dias que estamos vivendo agora! O shofar é um convite que chega a nós das profundezas do Espírito do Deus Vivo. Preparem-se para a Guerra! As forças do mal já estão em formação de batalha. É hora de ajuntar-se com coragem e de não desfalecer.

Arrependam-se de toda insensatez do mundo e do tolo desperdício da sua preciosa energia. Acordem, é tempo de dar tudo a Elohim e a abandonar-se ao seu grande destino para nossa vida. Nosso Messias está às portas. Sua vinda é tão próxima! Você ouve o som do shofar? As notas baixinhas, lá longe, já estão chegando do céu, em constante crescendo. É sua voz que está chamando, alcançando o íntimo da nossa alma.

"Tocai o shofar em Sião, e daí voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo" (Jl 2:1).


Eitan Shishkoff é responsável pelo ministério "Tents of Mercy" ( Tendas de Misericórdia), que procura fornecer trabalho para imigrantes recém-chegados em Israel, e faz parte também de Tikkun Ministrie

Eitan Shishkoff


2005-03-13 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330