Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


VALE DO ARMAGEDOM


Hulagu-Khan

Sua História e Imoportâcia Ontem, Hoje e Amanhã.

Há oito anos eu faço viagens de estudos e pesquisas em Israel. Fiz um Curso de Arqueologia Bíblica, pelo Moriah International Center, associado à Universidade Hebraica de Jerusalém. E fiz o Curso de História, Geografia e Arqueologia Bíblica, pelo Jerusalem Bible Institute. Também fiz algumas viagens levando grupos de pessoas interessadas em não apenas conhecer Israel de forma turística, mas principalmente envolvidos com o estudo sério da História Bíblica e dos tremendos ensinos que a geografia, a história e a arqueologia de Israel  proporcionam.

 

Com essas viagens e cursos, tive o privilégio de estudar com profundidade vários lugares importantes da Terra de Canaã. Locais em que a história sagrada ficou marcada no passado, e têm grandes lições para o presente, e ainda reservam de forma profética fascinantes acontecimentos para futuro.

 

Um desses locais é o Vale do Armagedom, conhecido também como o Vale de Jezreel (“O SENHOR semeia”), e Vale do Megido. A maior planície de Israel foi palco de episódios importantíssimos da Bíblia Sagrada e também de muitos eventos dos períodos não-bíblicos.

 

Por isso, fiquei empolgado em saber que o Dr. Ariel Finguerman dará essa palestra sobre o Vale de Jezreel, falando de Israel on-line.

Senti-me privilegiado em fazer pesquisas em Israel ao lado do Dr. Ariel Finguerman, e suas aulas foram para mim fontes de conhecimento inigualável sobre a História Bíblica. O Dr. Finguerman alia conhecimento histórico, geográfico e arqueológico, com sua capacidade de expor de forma simples e direta assuntos muitas vezes complicados.

Estive com ele no Vale do Armagedom, e sua exposição abriu meu entendimento da importância que Deus reservou para fazer acontecer ali fatos cruciais de Seu plano para a humanidade.

 

Poucas pessoas sabem, mas foi no Vale do Armagedom que Hulagu Khan (1217-1265),  neto e sucessor do bárbaro Genghis Khan, teve início a queda de seu império mongol.

 

Hulagu-Khan

Hulagu Khan, neto e sucessor de Genghis Khan,
conheceu a importância do Vale do Armagedom

 

Depois de expandirem-se pela Ásia, os mongóis foram para o Oriente Médio com o objetivo de alcançar o Egito e depois a Europa. Depois de conquistar o sul do Irã, tomou e destruiu Bagdá. Daí marchou para Síria, e suas legiões conquistaram Damasco e rumaram para o Egito, tendo que atravessar o Vale do Megido.

Subestimando as hostes dos mamelucos que vinham do Egito, Hulagu Khan deixou apenas uma parte de seus exércitos para a batalha no Vale do Megido. E os egípcios, aliados com os cruzados, impuseram uma fragorosa derrota aos mongóis (a primeira da história), no dia 3 de setembro de 1260.

Essa Batalha do Armagedom marcou a decadência do império mongol, até então invencível. Essa derrota foi o marco do fim da ameaça dos mongóis para a Europa.

 

Bem, essas e outras fantásticas histórias certamente farão parte da palestra do Dr. Ariel Finguerman.

Celebro com entusiasmo essa iniciativa!

 


Pr. José Nogueira


2015-09-18 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330