Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


NÃO PODEMOS NUNCA ESQUECER


O apóstolo Paulo havia visitado as cidades de Icônio, Derbe e Listra (na região da Galácia), em suas três viagens missionárias. Ali ele pregou o Evangelho, foram fundadas igrejas que foram bem alicerçadas com a doutrina da Palavra de Deus.

 1ª viagem de Paulo

 

Para nós é muito bom conhecer melhor o contexto da Epístola de Paulo aos Gálatas, pois estamos estudando versículo por versículo esta carta pequena, mas grande epístola paulina.

 

E o que aconteceu nas igrejas da Galácia?

Que estranha coisa se introduziu nas igrejas de Icônio, Derbe e Listra, que faz o apóstolo Paulo escrever essa incisiva carta aos Gálatas?

Uns judeus que creram em Jesus como o Messias de Israel estavam ensinando uma doutrina diferente da teologia de Paulo. Eles pregavam que os gentios (não-judeus) que se convertiam por crer em Jesus como Senhor e Salvador, tinham também que guardar os preceitos da Lei para que fossem realmente salvos.

Diziam que “Para ser salvo, um gentio que cria em Cristo precisava se converter ao judaísmo, passar pela circuncisão e colocar-se debaixo da autoridade da Lei Mosaica” (LIBERDADE EM CRISTO – Entendendo a Epístola de Paulo aos Gálatas; de Meno Kalisher – Editora Actual; página 20).

 

Aqui há coisas muito interessantes e dignas de serem notadas:

Esses mestres eram judeus messiânicos (judeus que haviam crido em Jesus como o Messias, o Salvador de Israel e dos gentios). Eram bem intencionados – julgavam estar ensinando a verdadeira Palavra de Deus.  Também eram zelosos e missionários - saíram de Israel para as regiões da Ásia Menor (num trajeto parecido com o de Paulo, em suas viagens missionárias) a fim de corrigir o que eles achavam que era um ensino errado (a doutrina de Paulo). Eles estavam ligados à liderança da igreja de Jerusalém e desfrutavam do respeito dos apóstolos – eram considerados irmãos, mestres e consagrados.

Quanta coisa boa!

 

Mas, estavam errados quanto à doutrina da salvação. Talvez para nós não fosse um grande erro, estavam “apenas” misturando Lei e Graça. Confundindo um pouco quanto à liberdade cristã!

 

Para o apóstolo Paulo, movido pelo Espírito Santo, aquilo era grave. Qualquer desvio da doutrina que fosse tolerado seria “um abismo chamando outro abismo”. Paulo ergueu a Palavra como uma espada afiada de dois gumes e combateu tenazmente aquele erro que se introduzia nas igrejas recém-fundadas.

Assim como exortou a Tito quando disse que era “preciso fazê-los calar” (tapar a boca deles) – Tito 1:11.

Nenhuma tolerância, nenhum recuo para agradar, nada de pactos e associações com o erro.

 

Que diferença de zelo apologético temos hoje.

Vivemos a triste época da tolerância, da cumplicidade e da covardia.

A Bíblia nos convoca para BATALHAR (guerrear) pela Fé (Judas, vs. 3), mas igrejas, seminários, pastores e missionários estão dizendo algo diferente. Dizem: Sejamos tolerantes, aproveitemos o que têm de bom, estendamos as mãos e colaboremos juntos!

 

A Palavra não está sendo mais encarada com fonte de verdades absolutas. Estão relativizando a doutrina. E deixando de honrar a Revelação de Deus!

Essa atitude de tolerância com o erro é contrária ao ensino das Escrituras, é contrária ao que nossos velhos professores nos ensinaram, é contrária à preservação da sã doutrina, pois mina os fundamentos e relativiza a verdade.

 

Post-Scriptum: Na semana passada ficamos tristes com a notícia da morte do Pr. Thomas Willson. Ele era daquela geração que brigava por defender a sã doutrina.

Que vergonha tem sido a nossa geração.

Ás vezes penso que Deus tem levado Seus valorosos servos para a Sua glória, para que eles não sejam envergonhados com o que nós, seus discípulos e filhos, estamos fazendo hoje.

 

Realmente estou muito triste com o que está acontecendo em nossa geração.

E o pior: começo a ter vergonha da próxima geração!

www.cristoevida.com


Pr. José Nogueira


31/03/2016

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330