Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Tal Mãe, Tal Filha


Você sabia que essa expressão é bíblica?
A Bíblia cita a grande influência das mães sobre a vida dos seus filhos.
O imperador Nero (37-68), que iniciou a grande perseguição do Império Romano contra os crentes, foi um homem muito perverso. E, como dizemos, “teve a quem puxar”, pois sua mãe foi uma mulher má e assassina.

Lord Byron (1788-1824) foi grande poeta inglês, inspirador da chamada geração do “mal do século”. Sabia como ninguém usar bem as palavras e expressar de forma poética seus pensamentos. Contudo, foi um homem sem fé em Deus e muito complexado. Desperdiçou seu enorme talento artístico com depressões, fraca personalidade, vícios e pecados. É de conhecimento geral que sua mãe era uma mulher muito orgulhosa, mal humorada e violenta. Certa vez, quando Byron era criança, a sua mãe o viu coxeando pela sala por causa de um pé inválido, e ela berrou: “Saia da minha frente, seu moleque aleijado!”.

Contudo, há exemplos belíssimos de mães que influenciaram positivamente seus filhos. São bem conhecidos os irmãos John e Charles Wesley. John Wesley foi um dos maiores pregadores que mundo já teve. Sua influência espiritual foi tão grande na Inglaterra, que os próprios historiadores seculares reconhecem que foi graças à pregação de Wesley que a Inglaterra passou por uma benéfica mudança no Século XVIII e não uma sangrenta revolução como aconteceu na França. Charles Wesley foi um homem de Deus e autor de belos hinos de adoração a Deus. Aprenderam a amar a Deus e a servi-lO bem cedo, nos braços de sua mãe, Susana Wesley. Foi no colo dela, que eles bem cedo ouviram: “No princípio criou Deus os céus e a terra...” A grande obra desses servos do SENHOR foi fundada nos joelhos de Susana Wesley. Pois ela sempre orou para que seus filhos fossem bênçãos nas mãos de Deus.

Também, como na história, há na Bíblia Sagrada exemplos de positivos e negativos da influência materna.
Acazias foi mal aconselhado por sua mãe, Atalia (2 Crônicas 22:3), e teve um fim desgraçado (versículos 7 a 9).
Herodias, em Marcos 6:19-28, fez com que sua filha, depois de dançar sensualmente para Herodes e seus convidados, pedisse a cabeça do profeta João Batista!

Contudo, há muitos mais abençoados exemplos de mães de fé que amaram ao SENHOR Deus e que souberam amar também verdadeiramente os seus filhos.

Quando estava preso em Roma, nas vésperas de seu martírio, Paulo escreveu uma importante e emocionante carta ao seu discípulo, e agora pastor, Timóteo. Entre as muitas recomendações pastorais, conselhos e instruções teológicas, Paulo mencionou duas vezes a família de Timóteo:
“Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mão Eunice, e estou certo de que também em ti”
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 1:4-5 e 3:14-15)
Mães crentes consagradas produzindo homens de Deus. Que bênção.
Não sabemos como, mas certamente há um poder enorme no amor e na fé das mães.
Ana é um exemplo de uma mulher aflita vivendo em circunstâncias adversas, contudo teve fé e orou com persistência: “Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios...
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém, venho derramando a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso de minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.
Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste”. (1 Samuel 1:12, 15-17)
Ana, por confiar em Deus e orar, é um dos mais belos exemplos de mãe, dentre tantos registrados na Bíblia Sagrada. Tudo que se diz dela é bendito e inspirador. Sua influência espiritual na vida do grande Samuel pode ser vista com muita clareza. Louvado seja o Deus de Israel!
Falta-nos espaço para falar da Dona Joquebede, mãe de Moisés; de Isabel, mãe de João Batista; de Maria, mãe de Jesus; e de tantas outras.
Com certeza, podemos fazer um coro com o apóstolo João e dizer:
“Não tenho maior alegria do que esta: saber que meus filhos andam na verdade”! (3 João 4)

Portanto, se você é uma mãe...
(1) ...Que está feliz por estar desfrutando de paz e de alegria espiritual por sua casa está servindo ao SENHOR Deus, faça como Maria e exclame:
“A minha alma engrandece ao Senhor; e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador...” (Lucas 1:46).

(2) ...Que tem orado por uma situação aflitiva em sua família e só você e Deus sabem o que você está passado, então faça como Ana que, depois de orar e entregar a Deus, teve até seu semblante transformado: “E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim a mulher (Ana) se foi seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste” (1 Samuel 1:18).

(3) ...Que tem orado, e já até pensou que Deus tem demorado a responder suas orações, consciente-se de que Deus tem o tempo certo (o tempo dEle) para todas as cousas, e aprenda as lições da mãe siro-fenícia:
“(Jesus) levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro (e Sidom). Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse, no entanto não pôde ocultar-se, porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés...
...Então lhe disse (Jesus): Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha” (Marcos 7:24-25 e 29)

Portanto, lembre-se destas importantíssimas lições:
a)
Que Jesus, que pode todas as cousas, não pôde ocultar-se de uma mãe que clamava a Ele. Clame ao SENHOR por seus filhos!
b) E que feliz é o filho ou filha que tem uma mãe que clama ao Senhor Jesus por ele. Abençoe seus filhos, orando por eles!
Confie! Que o SENHOR Jesus Cristo a abençoe ricamente e toda a sua família!


Pr. José Nogueira


2005-05-15 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330