Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Evangelismo X Proselitismo


Evangelismo X Proselitismo

 

            Há quase cem anos, Charles Spurgeon escreveu com a sabedoria bíblica que lhe era peculiar e também com muito discernimento espiritual acerca de evangelismo e proselitismo. Sua compreensão desse assunto não ficou desatualizada; ao contrário, se torna cada vez mais pertinente e contextualizada com o passar do tempo, e tanto mais ainda com a proximidade da volta do Senhor Jesus Cristo.

Fiquei a meditar muito nas palavras de Spurgeon, depois do que testemunhei há alguns anos. Ao realizar uma conferência bíblica numa igreja, durante o estudo da Escola Bíblica Dominical, perguntei quantas pessoas tinham se convertido naquela igreja. Para minha surpresa vi apenas umas dez pessoas levantando os braços, num auditório de umas sessenta pessoas. Mais de oitenta por cento daqueles crentes eram “prosélitos” de outras igrejas! Isto é estarrecedor! Principalmente porque a grande maioria desses “prosélitos” já saiu de lá e emigrou para outras igrejas, mas muitos outros também já imigraram para lá. Uma igreja do Senhor Jesus de repente se torna um corredor de migração, um verdadeiro México. Seu crescimento é traduzido, não em conversões, mas quando o fluxo de crentes que entram é maior do que o de saída! Assim, embora igrejas “pareçam” que crescem, o Cristianismo com certeza não, nem houve crescimento do reino de Deus, uma vez que ocorreu apenas a transferência de crentes de um lugar para outro.

Dou graças a Deus pelo que o Espírito Santo tem realizado em nossa igreja nesses 21 anos. Das três igrejas formadas a partir da nossa, a maioria dos seus membros e grande parte de sua liderança se converteram ou se edificaram aqui. As nossas seis congregações também têm essa mesma característica. E quanto aos crentes que vieram de outras igrejas para a nossa (que são poucos), sempre tivemos o cuidado de não virem para cá por causa de rebelião ou picuinhas infantis, mas por convicção doutrinária ou por estarem precisando de nossa ajuda e com a bênção de sua igreja de origem.

            Meditemos nas palavras sábias de Spurgeon:

            “Ganhar almas é a principal ocupação de um ministro cristão. Na verdade, deveria ser a principal atividade de todo crente verdadeiro. Cada um de nós deveria dizer como Simão Pedro: ‘Vou pescar’. E, como acontecia com Paulo, nosso alvo deveria ser: ‘Para todos os meios chegar a salvar alguns’.

            “Começaremos nossas preleções sobre este assunto fazendo considerações em torno da pergunta: Que é conquistar uma alma? Uma forma instrutiva de responder é descrever o que não é. Não consideramos como ganhar almas roubar membros de outras igrejas evangélicas já estabelecidas, e ensinar-lhes nosso ‘shibolet’ peculiar, isto é, as cousas que caracterizam nossa igreja ou denominação. Nosso objetivo é levar almas para Cristo antes de conseguir adeptos para a nossa igreja. Não faltam ladrões de ovelhas, deles nada direi, exceto que não são ‘irmãos’, ou, pelo menos, não agem de maneira fraternal... Achamos que é uma baixeza construir nossa casa com os escombros das mansões de nossos vizinhos. Preferimos mil vezes extrair nós mesmos as pedras da pedreira...

            “Há uma espécie de egoísmo em nossa avidez pelo engrandecimento de nosso grupo. A graça de Deus nos livre desse mau espírito! O crescimento do Reino é mais desejável do que um aumento de um clã sectário. Fazer prosélitos é um bom trabalho para fariseus; levar almas para Cristo é um honroso propósito dos ministros de Cristo”.


Extraído do livro: O Conquistador de Almas”, de Charles H. Spurgeon.

Pr. José Nogueira


2005-06-01 00:0


TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330