Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


A Paciência de Deus


Uma Palavra de Paciência


Muitas vezes, não temos a devida dimensão quando aplicamos a Deus os adjetivos que em nossa linguagem humana julgamos compatíveis com a pessoa augusta e excelsa do nosso Senhor.

Sabemos que qualquer palavra, por mais bem escolhida e separada que seja, nunca poderá exprimir em toda a sua extensão as qualificações e atributos do nosso Deus, mas devemos ter pelo menos o cuidado de escolhê-las com critério e reverência.

Um dos qualificativos que mais atribuímos ao Senhor é aquele que diz respeito à sua paciência. Podemos até usar alguns sinônimos, mas sempre referindo-nos a esta qualidade divina que tem sido provada desde o Éden. Longanimidade é uma das expressões que usamos também em lugar de paciência, pois tem um sentido até mais positivo: a espera é motivada por um sentimento positivo, de boa vontade, de bondade para com a pessoa que é o objeto de nossa paciência.

Outras palavras que podem ser usadas em lugar de paciência seriam resignação, conformismo, condescendência, tolerância. Estas, no entanto, não se aplicam tão bem a Deus, pois o Senhor em sua onipotência nunca poderá ser visto como um "deus" resignado com os nossos erros, conformado com a nossa natureza humana, condescendente com nossas falhas e tolerante com nossos pecados. No caso do Senhor Soberano, que nos criou e nos deu vida, sabemos que ele é paciente por causa de sua longanimidade, que Isaías tão bem registra no versículo abaixo:

"Por amor do meu nome retardo a minha ira,
e por causa do meu louvor me contenho para contigo,
para que eu não te extermine."
Isaías 48:9

Sim, por nossos méritos e desempenho, não somos dignos de sua paciência. Desde o Éden, quando o pai Adão falhou pela primeira vez, a paciência do Senhor tem sido posta a prova, pois não houve mérito nenhum de nossa parte para nos tornarmos dignos dela, mas, sim, o amor que o Senhor Deus tem mantido para com a sua criação é que nos trouxe até hoje.

Não é maravilhoso o fato do SENHOR Deus, que é amorosamente paciente conosco, nos ensinar e nos exortar a sermos também pacientes?

"Serdes, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.

Serdes vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima"

Tiago 4:7-8.


Adaptado de Meditações Diárias.

Pr. José Nogueira


2005-11-21 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330