Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


A Escolha de Ló


A ESCOLHA DE LÓ

"A escolha de Ló" encontra-se no livro de Gênesis no capítulo 13 versos 1-13.

Ló andava com as pessoas certas, era sobrinho de Abraão, herdeiro da promessa, a quem o próprio Deus chamaria de "meu amigo", vivia ao lado dele e com certeza tinha o amor deste tio tão especial. Certa vez levado cativo por causa de uma guerra que havia se travado, o tio Abraão que apesar de velho, era forte, rico e poderoso, libertou-o de maneira espetacular, ajuntando trezentos e dezoito homens só para libertar a seu sobrinho querido, uma cena digna de um épico de Hollywood.

Abraão tornou-se mais rico, Ló também começou a prosperar e diz a Bíblia que os pastores de Ló começaram a brigar com os de Abraão, pois a terra já não podia contê-los, isto é, a terra era pequena demais para ambos e tudo o que lhes pertencia.

Abraão, sendo manso e justo, por amar seu sobrinho constrangeu-se com esta situação e então lhe propõe um acordo:

"Não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso não está diante de ti toda a terra? Peço-te que apartes de mim; se fores para a esquerda irei para a direita; se fores para direita irei para a esquerda".

A proposta foi justa e Abraão deu a Ló o direito de escolher em primeiro lugar para onde ir junto com sua família e seus bens, pensando em primeiro lugar no bem estar de seu parente chegado, não vimos de maneira nenhuma Abrãao induzindo ou tentando empurrar Ló para qualquer canto só para se livrar dele… a separação era necessária e eles sabiam disso.

" Levantou Ló os olhos, e viu toda a campina do Jordão, e que era toda bem regada…como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então Ló ESCOLHEU para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abraão na terra de Canaã; e Ló nas cidades da campina, e ia armando suas tendas até Sodoma. Ora os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR".

Qual o critério que Ló adotou para sua escolha? Será que ele orou ao Eterno Deus pedindo orientação? Será que ele quis convencer seu tio Abraão a escolher primeiro? NÃO!! Ló levantou os olhos, Ló viu, Ló admirou, contemplou a campina do Jordão. O critério de Ló foi o critério dos seus olhos. Diz o texto que sua moradia estendeu-se até a cidade de Sodoma, cujos habitantes eram maus ao ponto de tentarem abusar sexualmente dos anjos de Deus enviados com a missão de arrebatar Ló daquele lugar, pois Deus o destruiria. Como Ló sofreu naquele lugar…o Justo Ló, homem de Deus, porém ao fazer sua escolha não agiu como tal. Perdeu sua mulher, seus genros, sua cidade, pelo juízo de Deus que consumiu com fogo aquela "campina verde, agradável aos olhos", porém tão perversa.

Querida ovelhinha do Senhor Jesus, nem tudo que agrada aos seus olhos agrada ao coração de Deus. Nem tudo que é bom para os seus olhos é bom para a sua vida. Quantas vezes as ovelhinhas de Jesus vêem uma pessoa bonita, e por causa dos olhos – que acaba contaminando o coração e anulando a mente - inicia-se um relacionamento nos moldes do mundo, pois a escolha foi feita em torno do "critério dos olhos"…E, no fim, a tragédia. Saibamos que exemplos aparentemente simples do campo sentimental são vividos também no material, profissional, e muitos outros.

"Há caminho, que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. Todos os caminhos do homem são puros diante dos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito, confia ao SENHOR as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos. Porque deveras haverá bom futuro, não será frustrada a tua esperança" .

Lembremo-nos sempre das palavras de Jesus:

"APRENDEI DE MIM"

Conheça-O. Ele é o caminho para a Salvação, porém é também o caminho para o seu viver diário, suas decisões, suas escolhas (Colossenses 3:15-17), coloque o seu caminho dentro do caminho de Jesus, com certeza você fará escolhas certas, baseadas nos critérios de Jesus e não no critério dos olhos, como foi a escolha de Ló.


Pr. Yon Morato


2005-01-16 00:0


TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330