Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Criatividade a Serviço do Reino de Deus


CRIATIVIDADE A SERVIÇO DO REINO DE DEUS

Conta-se a história que todos os maiores cientistas do mundo, juntamente com os melhores filósofos e pensadores da atualidade, se reuniram por causa de uma grande oportunidade. Havia sido, finalmente, construído o maior computador do mundo. Ele era capaz de receber todos os dados do conhecimento humano e integrá-los de forma eficiente.

E o tal computador já havia recebido todos esses milhares de anos de conhecimento, informações, ciência e tecnologia.

Naquela reunião dos maiores cérebros humanos com todo arsenal de dados devidamente absorvido por aquela inteligência artificial, havia a grande expectativa por causa da pergunta que foi feita: Qual o sentido da vida, como o homem deve viver para realmente ser feliz?

Depois de horas processando os dados, a potentosa máquina começou a projetar em seu visor o resumo de todo cabedal da sabedoria:

PRIMEIRO: Só o SENHOR é Deus, portanto não terás outros deuses...

SEGUNDO: Não farás imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus...

TERCEIRO: Não tomarás o Nome do SENHOR teu Deus em vão...

QUARTO: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar...

QUINTO: Honra a teu pai e a tua mãe...

SEXTO: Não matarás.

SÉTIMO: Não adulterarás.

OITAVO: Não furtarás.

NONO: Não dirás falso testemunho...

DÉCIMO: Não cobiçarás...

Para a surpresa dos intelectuais, a grande síntese da verdadeira sabedoria estava contida nos Dez Mandamentos, do Livro de Êxodo, Capítulo 20, da Bíblia Sagrada.

É óbvio que essa história se trata de uma parábola. O autor encontrou um meio criativo de transmitir a importância e a atualidade da Palavra de Deus para o homem dos dias de hoje. Sabem onde ele aprendeu a fazer isso? Na própria Bíblia! O livro mais antigo da Bíblia é Jó. Este livro retrata a confiança inabalável de um homem em Deus através de uma marcante peça de dramaturgia.

Jesus Cristo transmitiu Seus maiores ensinos através de parábolas e analogias simples e bem fáceis de ser compreendidas por pessoas simples.

Os profetas do Antigo Testamento foram mestres nisso. Ao profeta Isaías foi ordenado por Deus que andasse semi-despido e descalço pelas ruas de Jerusalém. Para que, quando lhe perguntassem o porque de tal esquisitice, ele respondesse que assim seriam exiladas as populações das nações soberbas (Isaías 20). O profeta Jeremias fez uma cangalha e com correias a prendeu no pescoço para simbolizar o cativeiro que seria imposto por Nabucodonosor por causa da rebelião do povo à Palavra de Deus (Jeremias 27). E quando Deus quis passar ao profeta Ezequiel que Israel, embora fosse arruinado pela invasão babilônica e o povo judeu disperso, mas que mesmo assim ainda será restaurado, Deus mandou que o seu profeta fosse a um cemitério. Ordenou que olhasse para aqueles ossos secos, sem vida e sem esperança. Então o SENHOR Deus, diante daquela visão sombria, diz que ainda fará com que aqueles ossos tenham tendões, carne, pele e espírito – falando da promessa irrevogável de restaurar Israel e converter o seu povo (Ezequiel 37).

Dessa forma, tanto os profetas como os pregadores têm a liberdade e a responsabilidade de transmitir a verdade bíblica por meio de figuras e comparações.

Nesse período de carnaval, nós encaramos um desafio de fazer algo inovador. Percebemos que o ser humano é fascinado pelo tempo. Por isso há tantos livros e filmes que envolvem esse desafio de viajar através do tempo. E se o homem pudesse voltar ao passado? Ele poderia conhecer ou mudar o futuro?

Mas nós não precisamos de um "túnel do tempo" para saber. A Bíblia Sagrada, por diversas vezes, conta o passado e revela o futuro. Ela é também o nosso "túnel do tempo". Sabemos, por exemplo, com exatidão a história de grandes personagens descritos na Bíblia. A Bíblia nos conta como foi a sua vida, seus defeitos e pecados, sua fé e descreve até a sua morte. Mas a narrativa sagrada não pára no passado. Revela também o seu futuro, mostrando as promessas divinas, com todas os consolos e bem-aventuranças prometidas por Deus.

Foi assim que nasceu a peça "Túnel do Tempo", como uma oportunidade de mostrar que Deus nos revela o passado, ensina-nos em nosso presente e garante o nosso futuro – com toda a certeza. É só crer e esperar!

Para tornar mais empolgante ainda a peça, resolvemos encená-la de forma interativa. Com vários túneis, cinco palcos e com toda a interatividade possível (o público recebe roupas especiais para entrar e "viajar" no Túnel do Tempo, há efeitos especiais, participação nas cenas, etc.).

Ora, se o apóstolo Paulo foi criativo e audacioso na pregação do Evangelho. Se os profetas foram. Se o próprio Jesus Cristo foi. Cremos que estamos em boa companhia ao passar a mensagem eterna das Escrituras Sagradas de uma forma tão dinâmica e clara!

Pr. José Nogueira


Pr. José Nogueira


2006-03-03 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330