Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Minha Responsabilidade diante de Deus


Minha Missão e Responsabilidade diante de Deus

“A colheita evangelística é sempre um imperativo. O destino dos homens e das nações está sempre em jogo. Cada nova geração que surge é estratégica. Não somos responsáveis pela geração passada, e não podemos assumir toda a responsabilidade pela seguinte; mas temos a nossa geração. Deus nos responsabiliza pela maneira como cumprimos nosso dever para com o nosso tempo, e como aproveitamos as oportunidades que temos...”.

(BILLY GRAHAM – Seu nome está incluído na história da Igreja Cristã como o maior evangelista de todos os tempos. Ninguém pregou para mais pessoas e em mais lugares do que Billy Graham)

Porém, a nossa posição quanto ao evangelismo é vergonhosamente vacilante. Estamos no meio do ano e quantas pessoas receberam ou ouviram o Evangelho pelos nossos lábios?
 Um exemplo: O pastor que numa viagem de avião, em traje esporte, teve como companheiro de viagem um alto executivo. Este estava empolgado com o seu trabalho e foi logo dizendo:
- Trabalho no ramo de beleza feminina. Mudamos a imagem de uma mulher - ação poderosa e profunda! É uma empresa de âmbito nacional! Empresa que mais cresce! É maravilhoso trabalhar lá...
O pastor começou a pensar: por que nós cristãos não temos a mesma confiança e empolgação?
E seus pensamentos foram interrompidos com a pergunta do executivo empolgado:
- E o senhor que faz?
 O pastor respondeu:
- Trabalho numa empresa que trabalha em todos os aspectos do ser humano... Temos muitas filiais em todo o mundo. Temos o plano de estabelecer uma agência em cada cidade do mundo até o final desta era.
- Como é a chefia?
- Trata-se de um negócio de família. O Pai, o Filho e o Secretário-Geral dirigem tudo...
- E o Capital?
- Ninguém sabe exatamente o orçamento, mas são bilhões de dólares. Sempre que precisamos de recursos o Patrão providencia. Às vezes até dizemos: Ele é o dono de todo ouro do mundo!
- E como são as coisas para vocês?
- Há um belo “espírito” de amor que permeia toda a organização. Começa de cima e se estende por toda a empresa...
- E Lucros?
- Lucros valiosíssimos. Todo funcionário tem seguro de vida total. E o patrão deu-me ações de uma enorme mansão, que está sendo construída, para mim quando eu me aposentar!
- Interessante, nunca ouvi falar de sua empresa nos jornais. É nova?
- Tem quase dois mil anos!
- O quê? Espere um momento... Você está brincando comigo?
- É verdade. Estou falando da Igreja de Jesus Cristo. Quer se inscrever conosco?

QUATRO IMPECILHOS AO EVANGELISMO
1 - IGNORÂNCIA:
Não sabemos como evangelizar. Há alguns que rejeitam métodos, mas também não fazem evangelismo nenhum.
A ignorância é um dos piores males que atinge a Igreja de Jesus Cristo!
Um pastor me telefonou para aconselhamento sobre um dos líderes de sua igreja com um baixo padrão moral. Eu lhe perguntei:
- O problema dele é rebeldia ou ignorância?

2 - TEMOR: É vergonhoso reconhecer isso! Muitos têm medo de evangelizar.

3 - INDIFERENÇA: É duro aceitar que na realidade não nos importamos com a ordem de Jesus, nem com o destino das pessoas!

4 - EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS: Tentou-se no passado, mas foi mal compreendido, ou houve rejeição ou discussão.   O que fazer então? Vamos começar de novo, do zero, zerar a quilometragem e começar do nada. A partir de hoje...

O QUE FAZER HOJE - Atos 8:26-40
1 - COLOQUE-SE NO LUGAR DA OUTRA PESSOA - ATOS 8: 26-27.
Certamente Filipe teve que compreender a tristeza e o vazio do Etíope que viera da África em busca de religião, e que voltava tão vazio quanto viera.
Um missionário falou a um químico por 2 horas sobre o Evangelho. E, no fim, o químico disse: Quer dizer que você veio ao Brasil só para falar isso com as pessoas?
O químico não entendera nada. Nesses momentos precisamos nos colocar no lugar deles. São cegos espiritualmente. Portanto, nada de irritação, polêmica, ou desânimo. Tenhamos fé e paciência.

2 - SENSIBILIDADE - versículo 28.
Filipe percebeu que ele vinha lendo o livro do profeta Isaías.

3 - DISPONIBILIDADE - versícilo 29.
O Espírito Santo ordenou que Filipe acompanhasse aquele homem para pregar para ele.

4 - INICIATIVA - versículo 30
Filipe fez a pergunta certa.
Perguntou:
- Você entende o que está lendo?
Uma vez comecei a conversar com uma médica (Dra. Vera). Ela era anestesista. Eu lhe disse que a Bíblia falava sobre anestesia. Ela se interessou. E me perguntou como. Eu disse que se tratava de uma anestesia espiritual, pois a Bíblia declara que os homens são pecadores, perdidos e condenados ao inferno, em Romanos 3:23 e 6:23. Porém, antes de dizer isso, a Bíblia declara que Deus nos ama e quer nos salvar (João 3:16). Ou seja, antes de mostrar o nosso estado de perdição – que é um choque - Deus nos prepara, dizendo que nos ama e que tem a solução para nós!
Outra vez um senhor começou a falar comigo se queixando da corrupção e da desonestidade dos políticos. Eu lhe falei sobre Charles Carlson, que foi um político norte-americano corrupto, mas que se converteu e fez questão de pagar pelos seus crimes.

5 - TATO - versículos 31-34.
Precisamos nos lembrar que somos pescadores e não caçadores! Por exemplo, um descrente lhe diz que a Bíblia está cheia de erros. O que você faz?
a) Recriminá-lo?
Não é bom. Lembre-se que ele é um cego espiritual.
b) Você se ofende e diz “Como você pode dizer isso da Palavra de Deus?”
Sua dor não vai sensibilizá-lo. Ele vai achar você piegas e sem argumento.
c) Ao invés de ter atitudes de ira ou mágoa, você poderia dizer a essa pessoa: Penso, então, que você é sincero e que busca a verdade. Você já estudou esses erros? Vamos juntos pesquisar e estudar a opinião de teólogos e de especialistas?
Outro exemplo: Uma pessoa diz que não pode abandonar a religião dos pais. Você poderia convidá-lo a estudar o Salmo 78:6-8, que fala que os filhos não devem acompanhar os pais em suas desobediências aos ensinos da Palavra de Deus.
E se um grupo debochasse do Evangelho, o que você faria? Você poderia pedir sabedoria a Deus para dar uma boa resposta. Como fez o irmão José Boechat diante de um grupo que lhe pediu para tocar um samba (José Boechat, antes da conversão, era um exímio instrumentista). Ele pegou o violão e disse: – Vou cantar o 259! E começou “Ao Findar o Labor desta vida, quando a morte ao teu lado chegar...”

6 - OBJETIVIDADE - versículo 35.
Filipe foi direto ao ponto: “Anunciou-lhe Jesus”. Você tem os cinco passos da salvação na ponta da língua?

7 - TER SEGURANÇA - versículos 36-39.
Filipe tinha completa confiança na promessa de Romanos 10:9-10 e de Marcos 16:15 e 16.

8 - TER PERSEVERANÇA - versículo 40.
Depois de levar o Etíope a Cristo, Filipe continuou seu trabalho evangelístico.

Oremos para que nós também possamos aplicar essas verdades em nossas vidas e que comecemos a obedecer à Grande Comissão de Jesus Cristo.


Pr. José Nogueira


2006-07-12 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330