Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Um Exorcismo em Cafarnaum


Um Exorcismo em Cafarnaum

21 Entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, indo Ele à sinagoga, pôs-Se a ensinar.

22 E maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

23 Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou:

24 Que temos nós conTigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei Quem és: o Santo de Deus.

25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele.

26 Então o espírito imundo, convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele.

27 E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois Ele ordena aos espíritos imundos, e eles Lhe obedecem!

28 E logo correu a Sua fama por toda a região da Galiléia.

Marcos 1:21-28

A narrativa continua rápida e direta. João (Capítulo 2) registra que o primeiro milagre de Jesus foi em Caná da Galiléia. Foi um sinal dado dentro de um contexto familiar, na intimidade de amigos, numa festa de casamento.

Marcos não narra o primeiro milagre. Ele vai imediatamente a uma cura, ocorrida exatamente no local que se tornará o centro da oposição a Jesus: uma sinagoga, o centro da religiosidade judaica nas cidades fora de Jerusalém.

Marcos apanha o milagre da expulsão de um demônio, pois o Reino de Deus estava chegando, portanto o reino das trevas estava sendo atacado, e vidas estavam sendo resgatadas daquele reino de opressão.

Enquanto Jesus ensinava, deve ter causado alguma perplexidade, pois os que o ouviam comentavam sobre "quem seria ele?... Que seria isto?... Que nova doutrina seria esta?..." Ao tempo em que concluíam aquilo que Mateus iria repetir em seu evangelho, logo após o sermão do monte por ele pronunciado também em Cafarnaum (Mateus 7:28,29): "E todos se maravilhavam de sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas".

O fato mais marcante, no entanto, da primeira ida de Jesus à sinagoga da cidade que será sede de sua campanha de início de ministério, acontece logo que ele adentra à mesma. Logo, uma pessoa doente espiritualmente, possuída pelo demônio, reage à sua chegada. Aliás, deve ser sempre assim. Onde a pessoa de Cristo chega, o mal deve se sentir incomodado. E o que é normal, como neste caso, se rebelar contra a presença dEle, pois não há conciliação possível entre a luz e as trevas. Foi isto então que aconteceu, e Cristo teve que repreender o espírito mal e ordenar-lhe que deixasse aquela pessoa:

"Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele."
Marcos 1:26

Isto irá acontecer algumas outras vezes nos Evangelhos. O mais marcante desses episódios ocorrerá em Gadara, com uma legião de demônios, o endemoninhado geraseno.

Observo que não houve nenhuma sessão de "descarrego" ou liturgia exorcista. Apenas três coisas ficam evidentes:

1 – A presença de Jesus incomodou o Império das Trevas;

2 – Jesus usou somente a repreensão pela palavra;

3 - A palavra de Jesus apenas, com autoridade, rendeu e expulsou aquele demônio.

Nos dias de hoje, devemos levar o reflexo desta presença de Cristo em nós de tal forma que, ao aproximar-nos do mal, o mundo ao redor perceba a diferença. Sem nenhuma necessidade de marcarmos seções de "descarrego" ou de "exorcismo" de demônios. Mas, que a nossa presença, como crentes em Cristo, leve aos que estão enganados ou cativos nas trevas a bênção da graça e da paz do Senhor Jesus.

1 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti

2 Pois eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a Sua glória se vê sobre ti.

3 E as nações se encaminharão para a tua luz, e reis para o resplendor que te nasceu.

Isaías 60:1-3


Pr. José Nogueira


2006-12-12 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330