Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Eu Também Tinha Lepra


Eu também tinha lepra

40 E veio a Ele um leproso que, de joelhos, Lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.

41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo.

42 Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo.

43 E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu,

44 dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

45 Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-Se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com Ele.

Marcos 1:40-45

Marcos está terminando o seu primeiro capítulo da narrativa do ministério de Jesus. Ele selecionou a cura do leproso, o mesmo leproso do capítulo 8 de Mateus. Mateus coloca este milagre logo após Jesus ter pregado o grande Sermão do Monte.

Segundo Mateus 9:35, o ministério de Jesus atuava em três áreas que demonstravam que Ele era o Messias (restaurador de Israel e Luz para os gentios): "E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades."

Assim, temos em Seu tríplice ministério: Ensinar as verdades acerca do Reino de Deus, Pregar as Boas Novas de Salvação, e Curar física e espiritualmente.

È deveras interessante observar que Marcos registra tudo isso neste primeiro capítulo.

Ele pregou: "Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho" - 1:14-15.

Ele ensinou: "Entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, indo Ele à sinagoga, pôs-Se a ensinar.

E maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas." – 1:21-22.

Ele curou espiritualmente: "Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou: Que temos nós conTigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei Quem és: o Santo de Deus. Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois Ele ordena aos espíritos imundos, e eles Lhe obedecem! " 1:23-27.

Ele curou fisicamente:

1 – Uma doença que deixava o sintoma de febre: A sogra de Pedro – 1:29-31.

2 – Uma doença que sofria toda a estigma social: A lepra – 1:40-42.

Marcos deixa bem claro, no versículo 34 ("E Ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, nãos lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem Ele era"), que Jesus realizou, até aquele momento, muitas outras intervenções sobrenaturais. Marcos escolheu estas para apresentar de forma contundente que o Salvador chegou. E aqui estão as Suas credenciais.

No meu texto de hoje, me confronto com um leproso sendo curado. A lepra, conforme o Antigo Testamento, era uma doença gravíssima e contagiosa. Geralmente a lepra era vista como castigo ao que pecava. O exemplo de Miriã, a irmã de Moisés, ficou marcante para o povo de Israel. Ela, por ter se rebelado contra a liderança estabelecida por Deus, ficou leprosa. Daí uma associação da lepra com o pecado.

Também a lepra, por ser contagiosa, obrigava a pessoa a ser excluída da vida familiar e social, vivendo isolada e tendo que avisar aos passantes da sua presença, de forma que estes se cuidassem. Se não o fizesse, poderia ser até apedrejada para ser expulsa da proximidade das pessoas sãs. Quando ela vinha a ser curada existia todo um ritual junto ao sacerdote para que fosse enfim, declarada curada e pudesse retornar à vida em sociedade. Daí, o destaque final de Marcos com este leproso que foi curado por Cristo. Depois da cura espiritual (o endemoninhado) e da cura física (a sogra de Pedro), temos uma cura que extrapola, pois o antes marginalizado é curado e trazido para o saudável e alegre convívio familiar e social.

Bastaram simples palavras de Jesus: "Quero; sê limpo!"

"E tendo Ele dito isto,
logo a lepra desapareceu, e ficou limpo."
Marcos 1:42

Jesus é maravilhoso. Muito melhor do que nos contam. Sua excelência sobrepuja nossa imaginação. Ele ressuscitou e está vivo. Mais real e concreto do que estas letras que vejo. Eu, leproso dos meus pecados, sem esperança por meus vícios, desiludido por meu mau caráter, também um dia roguei que Ele me curasse. Perdoasse os meus pecados. Fizesse de mim uma nova criação, agora Sua, para ser usado por Ele, como e quando Ele quisesse. Creio que Ele me disse: "Quero; sê limpo!". Amém!


Pr. José Nogueira


2006-12-18 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330